Howard Norton: Uma Vida de Dedicação e Impacto no Brasil

Howard Norton é um nome que ressoa com apreço e admiração no cenário da igreja de Cristo no Brasil. Um discípulo de Cristo de quarta geração, casado com Jane Pearce Norton. Sua vida é um testemunho de dedicação, compromisso e um impacto profundo na vida de muitos. Como pregador da Palavra e missionário, Howard Norton dedicou décadas a disseminar sua fé e a compartilhar sua sabedoria. Vamos explorar a vida e as realizações deste notável homem, um verdadeiro exemplo de serviço à comunidade e amor pelas pessoas.

Nascido em 1935 em Signaw, Howard Norton começou sua jornada de vida em solo norte-americano. Seu compromisso com a fé e a missão começou cedo, e aos 17 anos, ele foi batizado, lançando os alicerces de sua futura carreira missionária apesar de nunca ter pensado em ser missionário na época, foi influenciado pela esposa que tinha um sonho missionário desde menina. Desde o início, ele demonstrou uma paixão ardente por compartilhar sua fé e fazer a diferença na vida das pessoas. Ele quis ir para Hong Kong, mas Deus quis trazer ele e treze famílias para plantarem e servirem a igreja aqui.

No entanto, foi sua ligação com o Brasil que o tornou uma figura tão querida nesse país. Ele e sua esposa, Jane, viajaram para o Brasil em uma missão, iniciando uma jornada que deixaria uma marca indelével nas vidas de muitos brasileiros. Ao longo dos anos, Norton e a equipe missionária de 1961 desempenharam um papel fundamental na disseminação da mensagem pura do evangelho plantando várias construção da igreja de Cristo, tornando-se verdadeiros pioneiros no campo missionário brasileiro e exemplo para várias equipes que se espalharam para o mundo. A partida das famílias em 17 de Junho de 1961 do Porto de Houston foi notícia nos jornais locais de Houston, tamanho o impacto que teve.

Norton fez seu doutorado na USP com uma tese sobre D. Pedro II. Por tanto estudar sobre o Brasil e a história, ele disse entender o brasileiro e sentiu ser um brasileiro, tinha certeza que era brasileiro no seu coração, segundo suas próprias palavras.

Em seu trabalho de arrecadação de fundos, Howard Norton demonstrou incrível perseverança e dedicação. Ele não apenas contribuiu com recursos significativos, mas também motivou e inspirou outros a fazerem o mesmo. Sua parceria com Ted Stewart para arrecadar fundos para a construção do prédio da 9 de Julho mostra seu compromisso em fazer a diferença.

A construção de prédio da 9 de Julho é apenas uma parte do legado de Howard Norton no Brasil. Seu papel em São Paulo, tornou-se um símbolo icônico e uma referência para a comunidade da igreja local. Com mais de 1200 pessoas presentes na inauguração, a Igreja da 9 de Julho tornou-se um farol de esperança e fé para muitos brasileiros.

No entanto, o impacto de Howard Norton não se limitou ao prédio da 9 de Julho. Ele pregou, ensinou, e compartilhou sua mensagem em toda parte. O trabalho de Norton estendeu-se às ruas, onde ele e a equipe utilizavam projetores para compartilhar mensagens coloridas, inédito para a época. A abordagem inovadora de pregação atraiu a atenção e o respeito das pessoas nas comunidades que eles alcançaram.

Além do seu trabalho, Howard Norton também tocou a vida de muitas pessoas por meio de suas habilidades como escritor e editor. Ele compartilhou seu conhecimento e sabedoria por meio de muitas publicações, enriquecendo a compreensão espiritual de muitos.

Uma das características mais notáveis de Howard Norton é sua vitalidade e energia incansável. Certa vez perguntado de onde ele tirava tanta energia ele respondeu: “Eu escolhi muito bem meus pais”. Ele não apenas continuou trabalhando após a aposentadoria, mas também enfrentou desafios de saúde com uma força de espírito impressionante. Sua paixão pela vida e pelo Brasil permanece evidente, e ele se manteve ativo, inclusive, jogando golfe.

A história de Howard Norton é uma história de serviço dedicado, amor pelas pessoas com um impacto duradouro. Ele se tornou um amigo e um mentor para muitos no Brasil e ao redor do mundo. Seu compromisso em fazer a diferença, seja por meio da evangelização, palestras, pregações de mensagens inspiradoras é um exemplo para todos nós.

Em resumo, a vida de Howard Norton é um testemunho vivo de como uma pessoa pode moldar a irmandade e inspirar mudanças positivas. Seu trabalho no Brasil deixou um legado duradouro, e sua dedicação à fé e às pessoas é verdadeiramente inspiradora. Howard Norton é mais do que um missionário e pregador; ele é um exemplo de como um indivíduo comprometido pode impactar o mundo.

Nos últimos anos, Howard e Jane Norton lutaram contra o câncer e outras doenças. Estiveram sendo cuidados pela família e internados numa instalação de reabilitação em Sherwood, Arkansas.

Norton dormiu no Senhor no dia do Senhor, num domingo dia 22 de Outubro de 2023 aos 88 anos de idade, há pouco mais de quinze dias depois da sua amada esposa Jane Norton. Deixou 3 filhos, sete netos e sete bisnetos, milhares de discípulos que se converteram como resultado do trabalho que começou em 1961 e mais de 300 congregações que foram plantadas no Brasil. Deus os usou como instrumento útil para a salvação de milhares de pessoas no Brasil e à Ele, nosso Senhor Jesus, a quem Norton e Jane serviram, toda a glória pela vida dos Nortons!