fbpx

Jesus Escandaliza

Então, como está os seus sentimentos e ânimo em relação a este país e tantas coisas que acontecem neste mundo? Eu tento me consolar dizendo que existem lugares piores. Vemos pela televisão bombas caindo sobre crianças, jovens e mulheres. Vemos pessoas matando os seus próprios irmãos de nacionalidade. Você se sente escandalizado? Por que? Já não deveria estar cauterizado? Espero que este dia nunca chegue. Eu, como você, estou escandalizado com este mundo por motivo. Estou cansado de ver o pecado, estou cansado de ver a política, estou cansado de ver os homens que deveriam ser exemplo buscando seus próprios interesses. Minha frase é: “Até quando, Senhor?”

Vejo irmãos e religiosos defendendo o pecado, o mal, pessoas injustas, causas, ideologias, partidos políticos. Estou escandalizado. Eu estou ficando velho ou este mundo está perdendo o senso de certo e errado? Olhando para o passado vejo que não é de hoje:

“Ai dos que se prendem à iniqüidade com cordas de engano, e ao pecado com cordas de carroça, e dizem: “Que Deus apresse a realização da sua obra para que a vejamos; que se cumpra o plano do Santo de Israel, para que o conheçamos”. Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo.” (Isaías 5:18-20)

Jesus também é motivo de escândalo. Veja abaixo os vários motivos pelos quais Jesus foi um escândalo para a sua geração e que mexe com todos os homens até hoje.

Curava No Sábado

“Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou, e louvava a Deus. Indignado porque Jesus havia curado no sábado, o dirigente da sinagoga disse ao povo: “Há seis dias em que se deve trabalhar. Venham para ser curados nesses dias, e não no sábado”. O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vocês não desamarra no sábado o seu boi ou jumento do estábulo e o leva dali para dar-lhe água? Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria no dia de sábado ser libertada daquilo que a prendia? ” Tendo dito isso, todos os seus oponentes ficaram envergonhados, mas o povo se alegrava com todas as maravilhas que ele estava fazendo.” (Lucas 13:13-17)

Comem Sem Lavar as Mãos

“Os fariseus e alguns dos mestres da lei, vindos de Jerusalém, reuniram-se a Jesus e viram alguns dos seus discípulos comerem com as mãos “impuras”, isto é, por lavar… Então os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus: “Por que os seus discípulos não vivem de acordo com a tradição dos líderes religiosos, em vez de comerem o alimento com as mãos ‘impuras’? “” (Marcos 7:1,2,5)

Fala Com as Mulheres

“Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dê-me um pouco de água”. (Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.)… Naquele momento os seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: “Que queres saber? ” ou: “Por que estás conversando com ela? ” João 4:6-8, 27)

Como e Bebe Com os Pecadores

“Quando os mestres da lei que eram fariseus o viram comendo com “pecadores” e publicanos, perguntaram aos discípulos de Jesus: “Por que ele come com publicanos e ‘pecadores’? ” Ouvindo isso, Jesus lhes disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores”. (Marcos 2:16,17)

Vai Onde ‘Não Deve’

Jesus ia à casa de pecadores, de pescadores e até de ex prostitutas. Jesus ia à Samaria quando todo mundo dava a volta. Jesus ia às sinagogas, aos leprosos, às casas dos cobradores de impostos, dos traidores da pátria. Jesus ia à casa dos religiosos e um dia Ele chegou na minha casa. Ele encontrou uma mulher jovem e tomando vários remédios e Ele encontrou um homem em má companhia embriagando-se para tentar entender a vida e como ele chegou àquele lugar. O mais importante de tudo, Jesus me encontrou…

Entre tantas famílias lá na Vila Oficinas em Curitiba, por que Ele parou na casa daquela família pobre? Por que Ele escolheu mudar a gente? Tinha tanta gente melhor ou a gente não tinha auto-estima… e nem um motivo para ter também. Jesus foi nos dar auto-estima. Ele disse que nos amava e nós acreditamos. Jesus deixou muita gente escandalizada ali na vizinhança. Ele também disse para eles que os amava, mas eles amaram mais o mundo…

Por que Jesus Escandalizava?

Algumas vezes uma pessoa escandalizada é o mesmo que dizer que ‘a verdade dói’. Chama a verdade de escândalo. O irmão Junior Crispim estava relatando sobre a idolatria em Belém e o extremismo dos religiosos evangélicos da cidade. Alguns chegam a chamar a igreja de Cristo de seita porque se prende somente à verdade. De fato, a verdade e se prender às palavras de Jesus e dos Apóstolos hoje escandaliza. Não é de hoje que a verdade, o direito e o bom comportamento escandaliza. Não é só na fé que a verdade incomoda. Leia essa frase:

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” ((Frase atribuída a Rui Barbosa))

Esta mundo está corrompido, inclusive onde as pessoas deveriam ser boas e, seguindo o Mestre Jesus, deveriam dar suas vidas umas pelas outras. Deveriam ser justos, deveriam ser honestos, deveriam ser como Jesus.

“Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”. Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação. Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.” (1 Coríntios 1:18-25)

Eles, os religiosos de hoje em dia, não só um escândalo como Jesus foi. Eles são, sim, pedra de tropeço. Fazem de tudo para terem adeptos e os tornam piores do que eles fazendo os inocentes filhos do inferno como faziam os fariseus (Mt23:15). Eles deveriam seguir o que ensinou Jesus e amarrar uma pesada pedra ao pescoço e jogar ela no mar para que fossem juntos e deixassem de fazer mal aos que procuram as respostas, o caminho, a verdade e a vida (Mt 18:6).

Se Escandalizamos…

Somos loucos! Queremos ser salvos num mundo de perdidos! É porque nos achamos melhores que eles? Não! Exatamente pelo contrário! Porque reconhecemos nossa miséria e trevas em que nos encontrávamos. Como o apóstolo Paulo diz, e nós repetimos: “somos os piores pecadores”. Quem não chega a esta conclusão, não tem do que se arrepender. Vive num mundo do “todo mundo faz”, num mundo das “Marias vai com as outras”, o mundo que jaz em trevas.

Deus é quem teve misericórdia de nós. Por que eu, Senhor? Entre bilhões de pessoas no mundo, por que teve compaixão de mim? Senhor, continua tendo compaixão dos meus irmãos porque, como disse nas entrelinhas o rico na história de Lázaro e aplicando para nós que recebemos misericórdia: “meus irmãos estão indo para o mesmo lugar de tormento em que eu estava…” Não vamos, então, pedir por justiça, vamos pedir por misericórdia assim como Jesus teve misericórdia de nós.

Conclusão

Chega! Seja o escândalo deste mundo. Seja aquele a quem acusam de viver num mundo de fantasia do direito, do dever, da justiça, do amor, da esperança e da fé e, de repente, um dia, vai ser realidade. No passado você já fez o que não devia e Deus teve misericórdia de você. Já foi o suficiente! Quantos pecados você cometeu? Eu tenho vergonha de admitir o que já fiz e olha que conheci Jesus quando ainda era criança. No entanto, fui um estranho para os meus colegas. Eu era jovem e não queria ser, mas depois entendi que uma luz, uma vez acesa, não pode ser escondida.

Hoje vejo muita gente se escandalizando quando realmente conhece Jesus. Eles vêem que não é aquele Jesus que eles gostariam que fosse. Um Jesus exigente, mas amoroso. Justo, mas paciente. Desafiador e que não promete posses e felicidade. São pessoas religiosas e quanto mais religiosos são, mais se escandalizam com Jesus. Nem Jesus consegue ensinar uma pessoa que pensa que já sabe tudo. Muitas pessoas preferem se dizer escandalizadas do que mudar o coração para deixar Jesus trabalhar.

Se você que conhece o Caminho escandalizar alguém por sua dureza de coração e arrogância, se arrependa antes que Jesus volte. Eu já fiz isso, tanto duro de coração quanto arrependido de coisas que já fiz. Busco a paz com Deus todos os dias e confio que isto é maior do que qualquer coisa. Sei que ainda vou errar querendo acertar e vou me arrepender porque “eu não tenho compromisso com o erro”; embora, como a maioria das pessoas, sou bom nisso. Porém, um dia, com certeza absoluta, eu vou parar de pecar e até vão gostar mais de mim aqui, mas eu vou estar com Jesus.

“No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante. Eles acham estranho que vocês não se lancem com eles na mesma torrente de imoralidade, e por isso os insultam.” (1 Pedro 4:3,4)