fbpx

JOÃO BATISTA E AS DUAS ALIANÇAS DE DEUS

“Quando os mensageiros de João se retiraram, Jesus começou a dizer ao povo a respeito de João: — O que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?” – Lucas 7:24

“Este é aquele de quem está escrito: “Eis que envio adiante de você o meu mensageiro, o qual preparará o caminho diante de você.”

— E eu lhes digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João; mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” – Lucas 7:27-28

Concluído o relato iniciado pela pergunta feita por João Batista, mais uma vez utilizando as Escrituras, o Senhor Jesus fala da importância do Batista bem como a diferença entre a velha e a nova aliança.

João estava longe de ser um “caniço agitado pelo vento”, isto é, uma pessoa frágil e inconstante. Pelo contrário, foram as palavras fortes que motivaram muitos a aceitar o evangelho e até mesmo persegui-lo. 

João cumpriu o papel dado a ele por Deus. Uma lição para nós que estamos deste lado da cruz. Cumprir fielmente aquilo para o qual fomos chamados. Às vezes queremos tanto agradar a todos que podemos nos tornar esse caniço citado por Jesus.

“Você espera ser honrado em um mundo em que teu Senhor foi crucificado?” Spurgeon

“E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” – 2 Coríntios 5:15

Jesus afirma que na velha aliança João Batista foi o personagem mais importante, reafirmando aquilo que o anjo Gabriel dissera de João:

“Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre materno.” – Lucas 1:15

Algo que quero destacar é que se queremos ser grandes aos olhos de quem importa, isto é, Deus, façamos aquilo para o qual Ele nos incumbiu e teremos a aprovação dele.

No entanto, mesmo com toda a grandeza dita por Jesus, o menor no reino de Deus é maior que João Batista, mostrando Jesus o quanto a mensagem trazida por Ele é superior. Esta mensagem é muito importante pois ainda hoje muitos confundem o Velho e o Novo Testamento, dando importância em excesso à antiga aliança ou fazendo um sincretismo entre as duas. 

“Mas agora Jesus obteve um ministério tanto mais excelente, quanto é também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.” – Hebreus 8:6

As promessas feitas no Velho Testamento resumiam-se em viver uma boa vida aqui na terra, com muitos anos. No evangelho de Jesus a qualidade de vida aqui na terra é até irrelevante, pois os olhos daqueles que fazem parte do reino de Deus está nos céus, nas superiores promessas de habitarem as regiões celestiais pela eternidade. Eis o que deve ser a nossa maior aspiração.

Finalmente, uma vez cidadãos do reino de Deus nosso papel é ser instrumentos para que mais pessoas adquiram essa nova cidadania.

“Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” – Filipenses 3:20