fbpx

LIÇÕES ENSINADAS PELOS AMIGOS DE DANIEL

“O rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro que tinha vinte e sete metros de altura e dois metros e setenta de largura, que ele levantou na planície de Dura, na província da Babilônia.” – Daniel 3:1

“Quem não se prostrar e não a adorar será, no mesmo instante, lançado na fornalha de fogo ardente.” – Daniel 3:6

“Se o nosso Deus, a quem servimos, quiser livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das suas mãos, ó rei. E mesmo que ele não nos livre, fique sabendo, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que o senhor levantou.” – Daniel 3:17-18

O exemplo de fé de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego é uma lição importante para a igreja nos dias de hoje: uma fé e dedicação a Deus que independem daquilo que o Senhor venha a fazer. Por isso seu exemplo é lembrado na lista de heróis da fé no livro de Hebreus (11:34a). Mesmo que Deus não os tivesse livrado da fornalha do rei Nabucodonosor, eles seriam heróis da fé.

Às vezes ouço alguém dizer, logo após ser atendido por Deus através de um ato de misericórdia dele: “Deus é bom!” Eu fico pensando: “Deus deixaria de ser bom se não o tivesse atendido da maneira como você pediu?”

Deus deixaria de ser bom se aquela pessoa por quem intercedesse tivesse morrido? Ou se aquele livramento não tivesse ocorrido? São perguntas importantes para pensarmos aonde chegamos em nossa fé em Deus.

Claro que a fé de cada pessoa no início é frágil, é imatura, precisa ser desenvolvida. Eis a razão de tantos milagres de Deus no evangelho e no início da igreja. Porém, como o próprio Paulo disse, no futuro a igreja deixaria de ser criança e passaria a ter a fé adulta (1 Coríntios 13:11). Daí pergunto para mim e para você que lê este artigo: já atingimos a maturidade em nossa fé, a ponto dela independer dos atos salvadores de Deus?

Quero ainda analisar a atitude de Nabucodonosor: primeiro ele pergunta: “E quem é o deus que os poderá livrar das minhas mãos?” – Daniel 3:15. Em seguida, diante do poder do Senhor, faz a declaração desnecessária: “Portanto, faço um decreto, ordenando que todo povo, nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado, e que as suas casas sejam reduzidas a ruínas. Porque não há outro deus que possa livrar como este.” – Daniel 3:29

Serei até irônico agora, mas não me contenho: “Os pagãos ‘piram’ ante o poder e a majestade do Todo-Poderoso, acostumados com seus deuses falsos, que precisam ser servidos e bajulados pelos seres humanos. O Senhor dos Exércitos é Deus, independente da fé que demonstramos por Ele.

Como última lição, quero agradecer a Deus por vivermos numa democracia, a generosidade divina que nos livra da falta de jeito do ser humano com o poder. Graças a Deus, em boa parte dos países, as autoridades são submissas às leis e à Constituição. Nos tempos bíblicos os cidadãos estavam muito mais à mercê do que hoje aos caprichos dos homens que, com autoridade, pensam que são deuses, como aconteceu com Nabucodonosor. Desta maneira eles tinham poder de vida ou morte sobre os seus cidadãos.

Que a fé viva dos três amigos de Daniel nos influencie a avaliar nossa fé, vermos aonde chegamos e que esse tipo de fé deles seja algo presente na minha e na sua vida.

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação, na medida em que não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se vêem são temporais, mas as que não se vêem são eternas.” – 2 Coríntios 4:17-18.