MÚSICA BÍBLICA NA ADORAÇÃO – Parte 3

Embora seja um dos argumentos mais fracos, precisamos olhar ao redor para ver o que pessoas, sérios estudiosos da Bíblia, dizem sobre os assuntos que estudamos e cremos ter chegado a uma conclusão. Aquele que pensa estar inventando algo ou na vanguarda, pode estar criando uma heresia nova. Já dizia a frase: “Novas doutrinas, velhas heresias”.

DECLARAÇÕES DE LÍDERES RELIGIOSOS

Vários líderes religiosos têm escrito e falado com unanimidade de pensamento sobre a questão da música. Agora apresentamos algumas dessas ideias:

1. João Calvino, destacado como um dos fundadores da igreja presbiteriana: “Os instrumentos musicais para celebrar louvores a Deus não são mais apropriados do que a queima de incenso, acender velas e a restauração de outras sombras da lei. Os papistas, portanto, emprestaram-nos totalmente dos judeus, assim como muitas outras coisas” (Comentário de João Calvino, trigésimo terceiro Salmo).

2. Adam Clarke, o maior comentarista de todos os tempos entre os Metodistas: “A Música como ciência, eu estimo e admiro: mas instrumentos musicais na casa de Deus eu abomino e detesto. Isso é abuso da música; e aqui registro meu protesto contra todas estas corrupções na adoração ao Autor do Cristianismo” (Comentário de Clarke, Vol. IV, pg. 686).

3. John Wesley, o famoso fundador da igreja Metodista, disse, segundo Adam Clarke: “não tenho qualquer objeção à instrumentos musicais em nossos templos, desde que não sejam ouvidos nem vistos” (Comentário de Clarke, Vol. IV, pg. 686).

4. Martinho Lutero, um reformista distinguido “chamou о órgão de uma insígnia de Baal” Enciclopédia de McClintock e Strong, Música, Vol. VI, pg. 762

5. Charles H. Spurgeon, reconhecido como o maior pregador batista que já viveu, pregou por vinte anos a milhares de pessoas, semanalmente, no Tabernáculo Metropolitano Batista Londres, na Inglaterra e não usava instrumentos musicais na adoração (M.C. Kurfees, Música instrumental na Adoração, pg. 196).

6. Conybeare e Howson, famosos eruditos da igreja da Inglaterra, comentando sobre Efésios 5:19, dizem “Façam melodia com a música de seus corações, ao Senhor… que os seus cânticos sejam, não as canções das festas pagãs, mas salmos e hinos; e os seus acompanhamentos não a música da lira, mas a melodia do coração” (Vida e Epístolas de São Paulo, Vol. 11, pg. 408).

Os líderes religiosos acima, nenhum deles membro da igreja de Cristo, foram citados, não com o propósito de provar que a música instrumental na adoração é errada o fato de Cristo deixar de mencioná-la prova isso mas para mostrar que tem sido rejeitada por muitos líderes religiosos do mundo. Se ninguém ensinasse que a música instrumental na adoração é errada, isso não mudaria o ensino do Novo Testamento. Mas é evidente que outros tomaram a mesma posição e que nós não estamos aqui sozinhos, de maneira alguma. Historiadores, enciclopedistas líderes religiosos estão de acordo que a música característica do Novo Testamento é a música característica das igrejas de Cristo, isto é, música vocal somente.

Leia o Quarto Artigo da Série