fbpx

Não Existe Uma Receita Única Para o Evangelismo

Uma irmã de um país distante depois de estudarmos por alguns dias o Evangelho, para tirar algumas dúvidas que ela tinha. Logo depois ela fez um breve comentário e no final perguntou: “Existe uma maneira fácil de fazê-los entenderem? ” Isto é, quando ela pregava a palavra de Deus para alguma pessoa.

“It is really up to us to take the gosple to others with a sense of urgency.. I’ve got friends that I love so much that are in the wrong,  being captive of different religious erroneous teachings. Even when they are seeing proofs from the bible they do not understand. They are so into their pastors and religious leaders and believe whatever they are told. Sometimes I feel so helpless to do anything for them. Is there an easy way to make them understand?”

Cabe realmente a nós levar o evangelho a outras pessoas com um senso de urgência. Tenho amigos que amo tanto que estão errados, sendo cativos de diferentes ensinamentos religiosos errôneos. Mesmo quando eles estão vendo provas da Bíblia, eles não entendem. Eles gostam muito de seus pastores e líderes religiosos e acreditam no que lhes dizem. Às vezes me sinto tão impotente para fazer qualquer coisa por eles. Existe uma maneira fácil de fazê-los entenderem? ”

Respondi: Não! Não existe uma maneira fácil de fazer ninguém entender o plano de salvação que Deus tem para todos nós.

O evangelismo é um manual que serve como padrão para apresentarmos o plano de salvação. No caso do evangelismo individual muitas vezes a abordagem é diferente para cada pessoa. Para falar do Amor de Deus, depende muito das oportunidades que não podemos perder.

Um grande exemplo é o apóstolo Paulo, saiu corrido de Beréia, vindo para Atenas, sentado em uma praça, (Atos 17:16-34) ele viu o quanto aquele povo era idólatra, tinha imagens representando vários deuses. Ele viu um altar com esta inscrição: “AO DEUS DESCONHECIDO”.

Atos 17:23, ao invés d’ele criticar viu ali uma excelente oportunidade de pregar o Evangelho para aquele povo.

E o mesmo apóstolo Paulo, (Efésios 5:16-16) nos dizem que devemos aproveitar todas as oportunidades, eu acredito que aí, principalmente, inclui pregar o evangelho.

As pessoas não aceitarem ouvir o Evangelho que podiam lhes salvar também não é nada novo, ainda o apóstolo Paulo, escreveu ao jovem Timóteo, em sua segunda carta mesmo dizendo:

“Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.

Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.

Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério”. 2 Timóteo 4:2-5.

Não se preocupe, que vai ser difícil, com certeza vai ser. E mesmo o Mestre Jesus já havia alertado os seus discípulos dizendo:

“Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo”. Mateus 10-22