fbpx

O Cuidado da Casa de Deus me Consome??

“Estando próxima a Páscoa dos judeus, Jesus foi para Jerusalém. E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados. Tendo feito um chicote de cordas, expulsou todos do templo, com as ovelhas e os bois. Derramou o dinheiro dos cambistas pelo chão, virou as mesas e disse aos que vendiam as pombas:
— Tirem estas coisas daqui! Não façam da casa de meu Pai uma casa de negócio!
Os seus discípulos se lembraram que está escrito: “O zelo da tua casa me consumirá.” – João 2:13-17

I – O ZELO OU CUIDADO DE JESUS PELA CASA DE DEUS

Este texto sempre chamou a minha atenção, em especial o versículo 17:

“O zelo da tua casa me consumirá”

Fez-me lembrar outro incidente ocorrido no templo quando Jesus tinha apenas 12 anos. Vejamos as palavras de Jesus a seus pais quando estes o encontrarem no templo após 3 dias de buscas:

“Ele respondeu: Por que me procuravam? Não sabiam que eu tinha de estar na casa de meu Pai?” – João 2:49

Como todo judeu, Jesus conhecia o Salmo 122: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos a casa do Senhor”.

Três vezes por ano era ordenado aos judeus que fossem ao templo, um deles era a Páscoa – celebração da libertação do Egito.

Na época do exílio, os judeus foram privados de seu templo e, por isso, havia as sinagogas onde todos os sábados os judeus piedosos se reuniam para orar, ler e estudar as Escrituras.

Estar nas sinagogas e especialmente no templo de Israel, na época de Jesus era como estar mais próximos de Deus. Por isso Jesus fica irado daquela maneira ao notar que a casa de Deus está sendo explorado por espertalhões religiosos para fins econômicos (qualquer semelhança com certos grupos religiosos nos dias de hoje não é mera coincidência. Sempre existiu os que mercadejavam da fé).

O sacrifício no templo estava se tornando um negócio rendoso: os animais tinham que ser os vendidos no templo e o dinheiro tinha que ser apenas o do templo

Jesus veio restabelecer a casa de Deus

“Mulher, acredite no que digo: vem a hora em que nem neste monte nem e Jerusalém vocês adorarão a Deus… os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade” – João 4:21

Jesus veio e trouxe um novo sentido à casa de Deus:

“Eu afirmo que tu és Pedro e sobre esta pedra, edificarei a minha igreja”. Mateus 16:18
Em seguida, o Mestre morre na cruz para estabelecer a sua casa, sua morada.

Paulo compreendeu isso quando falou aos presbíteros da igreja em Éfeso:

“Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho no qual o Espírito Santo os colocou como bispos para pastorearem a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” – Atos 20:28

Cerca de 40 anos depois o templo foi destruído, porque não precisamos mais dele, nós, a casa de Deus.

II – A CASA DE DEUS NO NOVO TESTAMENTO

De vez em quando eu ouço: “Vamos à igreja”, “Ser cristão na igreja é fácil, fora dela é difícil”, “vamos à casa de Deus”, “temos que embelezar a casa de Deus”, todas referindo-se ao local onde a igreja se reúne.

“Chegando-se a ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vocês, como pedras que vivem, são edificados casa espiritual para serem sacerdócio santo, a fim de oferecerem sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por meio de Jesus Cristo.” – 1 Pedro 4:4-5

No Novo Testamento coletivamente somos a casa de Deus, sendo que individualmente somos um tijolo ou uma pedra – pedras vivas, pedras que vivem para sermos sacerdócios e oferecermos sacrifícios espirituais que agradam a Deus.
Como Jesus somos chamados para zelar, cuidar da casa de Deus e podemos sim aplicar “o zelo pela tua casa me consumirá”.

O cuidado, o amor, o zelo pelo teu povo, cada tijolinho, que forma a sua casa, vai consumir o melhor do meu tempo, de meu dinheiro, de minhas energias.

A igreja é um grupo terapêutico, de cura – curando as rejeições da vida, a solidão em que vivíamos, vamos aprendendo a perdoar, vamos aprendendo a nos perdoar, a nos livrar de amarras e traumas do passado – Doutor Jesus faz isto trabalhando no meio do seu povo.

Paulo entendeu isso: Quem se enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não fique indignado” – 2 Coríntios 11:29

O zelo pela casa de Deus faz com que seu sofrimento seja também meu, que suas dores sejam também minhas – vou doar meus ouvidos, meu tempo, meu dinheiro – para ouvir você, para estar com você, para ajudar você.

Todos tomaram café hoje de manhã? Semana passada: “Se você não tomou café porque acordou atrasado, problema seu. Agora, se não tomou porque não tinha, problema meu, problema nosso, seus irmãos em Cristo”.

“Se as feridas do teu próximo não lhe causam dor, a sua doença é pior que a dele”

Estamos sendo consumidos pelo cuidado pela casa de Deus? Pela união do corpo de Cristo? Pelo bem-estar dos irmãos?

III – MANEIRAS PRÁTICAS DE ZELARMOS DA CASA DE DEUS

Começa com a sua presença, sim, no culto dominical, como falei na semana passada – sua presença anima minha fé e a fé dos irmãos.

Quarta-feira todos os que participam é uma correria – trabalhar o dia inteiro e estar aqui às 19:30 horas, às vezes atrasado, às vezes cansado, às vezes sem jantar.

O zelo pela tua casa me faz ficar um pouco mais depois do culto, no intervalo, numa conversa com o irmão, em aprender um pouco mais na Escola Dominical, um pouco mais depois da Escola Dominical.

O zelo e cuidado pela casa de Deus me faz aplicar o ensino de Paulo “no que depender de mim, terei paz com todos os irmãos” – vale a pena falar, vale a pena discutir, vale a pena entrar nessa dividida?

O zelo pela casa de Deus me faz ser um pacificador: “Felizes os pacificadores, porque verão a Deus” – surge algo que pode causar discórdia entre os irmãos – serei bombeiro, o “deixa disso”, o que contribuirá pela paz entre os irmãos.

“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá. Porque o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.” – 1 Coríntios 3:16-17

Contexto aqui eram irmãos que estavam destruindo a harmonia que deve haver no corpo de Cristo – habitados pelo Espírito Santo.

O zelo pela casa de Deus me faz evangelizar, contar a boa nova, pois o desejo de Deus é que “dia a dia sejam acrescentados aqueles que vão sendo salvos” (Atos 2:47).

O zelo pela casa de Deus consumirá o meu ego, meu egoísmo, minhas vontades para que vontade de Deus prevaleça.

CONCLUSÃO

“Alegrei-me quando lembrei: sou um tijolo da casa do Senhor”

Tudo o que faço, as minhas palavras, minhas atitudes devem contribuir, sim, para que a casa do Senhor permaneça firme, em harmonia, crescendo a cada dia, até o momento em que o Senhor nos buscar para morar com Ele eternamente, lá no céu, nosso maior anseio.

Que o zelo, o cuidado, pela casa de Deus como um todo e cada tijolo (cada irmão) faça com que eu dê o melhor de mim para o corpo de Cristo, a família de Deus, o reino de Deus, a igreja do Senhor Jesus. Amém!

Nota: Mensagem pregada no dia 1º de setembro de 2019 na Igreja de Cristo no Bairro dos Pimentas, Guarulhos/SP.