fbpx

Quero Ser Parecido Com Meu Pai Celestial

Quando alguém lhe faz algo que o prejudica, como você age? Você espera um momento certo para dar o troco ou você deixa para lá? Enfim, qual o seu senso de justiça?

“Mas, se houver dano grave, então o castigo será vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, golpe por golpe.” – Êxodo 21:23-25

I – A LEI DO TALIÃO

O que você acha deste texto? Por que Deus é tão rigoroso assim? A famosa lei de talião, isto é, a rigorosa reciprocidade entre o crime e a pena. Talvez isto hoje nos deixe espantados, mas, para a época em que foi escrita, fazia todo o sentido – era a tentativa de limitar a tendência humana da vingança.

Qual o objetivo desta lei? Basta ler o que Lameque, descendente de Caim, diz às suas mulheres: “Matei um homem porque me feriu; e um jovem porque me machucou” (Gênesis 4:23).

Há dentro de nós um espírito de vingança: alguém é fechado no trânsito e assassina o seu ofensor, alguém é xingado e já é motivo de agredir o seu agressor de maneira física e até muitas mortes são resultado disso.

Deus conhece o íntimo humano e provavelmente por esse motivo, para manter a nação de Israel com um mínimo de paz, no capítulo 21 de Êxodo dá várias leis com punições para delitos que seriam praticados entre o povo, uma espécie de Código Penal.

Deus, na sua sabedoria, estabelece a lei de talião para limitar a vingança, havia inclusive o vingador de sangue, um familiar de alguém assassinado que poderia punir com a morte o assassinato doloso (com intenção).

II – OLHO POR OLHO E DENTE POR DENTE NO NOVO TESTAMENTO

E no Novo Testamento? Existe o “olho por olho, dente por dente”?

“— Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho, dente por dente.’ 9Eu, porém, lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém lhe der um tapa na face direita, ofereça-lhe também a face esquerda.” – Mateus 5:38-39

No Novo Testamento Jesus utiliza “o olho por olho, dente por dente”, porém de modo invertido – Mateus 5:38-48.

Não seja vingativo, não revide, tome, se necessário, o prejuízo, é o que ensina o Senhor Jesus. Qual o motivo principal de Jesus nos ensinar a ser assim?

“Para demonstrarem que são filhos do Pai de vocês, que está nos céus. Porque ele faz o seu sol nascer sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.” – Mateus 5:45
Porque agindo assim demonstraremos que somos filhos de Deus.
Sim, a partir de nosso batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, nos tornamos filhos de Deus (1 João 3:1).
Porém, são nossas atitudes que nos fazem ser reconhecidos como filhos de Deus.

Deus abençoa a todos – tanto bons como maus, tanto justos como injustos – A Palavra de Deus diz em Salmo 33:5: “A terra está cheia da bondade de Deus”.
Se você trata bem que o trata bem, o que há de mais nisso?
Se você só quer perto de você aqueles que lhe agradam, o que há de mais nisso?

Esta semana participei de um grupo de empresários. Eles têm encontros, ajudam um ao outro, há até um código de ética – qualquer grupo humano normalmente faz isso.
Porém, a igreja de Jesus é formada por seguidores daquele que morreu na cruz por seus inimigos.

III – JESUS É NOSSO MAIOR EXEMPLO DE VIVER DESTA MANEIRA

Eu falo que viver assim só nos traz bênçãos… Porém, lamentavelmente, nem sempre faço isto. Quem está falando no texto de hoje? Jesus. E Ele não somente fala, ele fez de maneira perfeita.

“Porque para isto mesmo vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo para que vocês sigam os seus passos. Ele não cometeu pecado, nem foi encontrado engano em sua boca. Pois ele, quando insultado, não revidava com insultos; quando maltratado, não fazia ameaças, mas se entregava àquele que julga retamente, carregando ele mesmo, em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Pelas feridas dele vocês foram sarados.” – 1 Pedro 2:21-24

Jesus já nos deixou o exemplo de vida. Ele não se vingava.
Ele morreu para salvar aos seus assassinos, não somente aqueles que executaram a pena, mas a todos nós, pecadores, responsáveis por sua morte.
Como Jesus conseguiu isso – vs. 23, final – “Entregava-se retamente àquele que julga retamente.”

Jesus confiava plenamente na justiça do seu Pai celestial e entregava todas as injustiças sofridas nas mãos dele. Está sendo injustiçado? Está sendo maltratado? Ouse contar para Deus: “Pai, o Senhor está vendo o que está acontecendo comigo. Por favor, julgue essa causa”.

Pode ser o Senhor te disciplinando de erros passados – Deus usou Simei para disciplinar Davi (2 Samuel 16:7) e a Babilônia para disciplina Israel (Habacuque 1:12).

Mas pode ser que estejam mesmo sendo injustos com você – conte para Deus, faça como nós filhos fazíamos com relação aos nossos pais.

IV – FAÇAMOS DE DEUS NOSSO VINGADOR PESSOAL

“Meus amados, não façam justiça com as próprias mãos, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: “A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.” – Romanos 12:19

Finalmente, Paulo nos ensina a deixar nas mãos de Deus qualquer vingança, fazendo do próprio Senhor o nosso vingador.

“Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem” (vs. 21).

Enquanto Deus não faz a vingança – continuemos a abençoar, continuemos a perdoar, continuemos a amar, continuemos a fazer o que é certo.

CONCLUSÃO

Quero ser parecido com Jesus. E você? Como nos tornamos parecidos? Participando de nossas reuniões com a igreja? Sim, Jesus ia todo sábado à sinagoga. Conhecendo as Escrituras Sagradas? Sim, Jesus conhecia profundamente o Velho Testamento. Só isso?
Não, é muito mais…

Tendo a compaixão que Jesus tinha pelo que sofre. Ele não somente tinha compaixão, mas fazia o que podia para aliviar o sofrimento.

Estando sempre à disposição daqueles que o procurava. Não se vingou dos seus inimigos, pelo contrário, morreu por eles. Como Jesus, vamos entregando toda a nossa vida a Deus, nossas preocupações, as injustiças sofridas, vamos celebrar com Deus as vitórias, vamos confiando na ação dele.

É fácil? Não! Mas temos Jesus como nosso modelo e, como Ele, somos habitados pelo Espírito Santo que nos dá o poder. (Romanos 5:5) Quero ser parecido com meu Pai celestial… Quero ser parecido com meu irmão Jesus… Todo dia é dia de permitir que as marcas de Jesus nos dominem.

Nota: mensagem pregada na igreja de Cristo no Bairro dos Pimentas, Guarulhos/SP., em 08 de setembro de 2019.