fbpx

O FORTE E O FRACO ESTÃO NAS MÃOS DE DEUS

“Todas as árvores do campo saberão que eu, o Senhor, derrubo a árvore alta e elevo a baixa, seco a árvore verde e faço reverdecer a seca. Eu, o Senhor, falei e eu o cumprirei.” – Ezequiel 17:24

Muito interessante este capítulo 17 de Ezequiel. Nele Deus, através de uma parábola, relata a história política de Israel.

Na parábola é retratada a grande águia, o rei na Nabucodonosor, da Babilônia, como o reino escolhido para levar Judá ao exílio. Porém Judá se rebela contra a águia escolhida por Deus e tenta fazer aliança com a águia menor, o Egito, aliança está reprovada por Deus, muitas vezes, através do profeta Jeremias.

Na parábola o rei Zedequias é mostrado como aquele que desprezou a aliança firmada pelo próprio Deus, pois Nabucodonosor o colocou no trono de Judá no lugar de Joaquim e ele foi procurar ajuda do Egito para que conseguisse rebelar-se contra Nabucodonosor, o escolhido por Deus para punir Judá. Seu fim é ter seus filhos mortos na sua frente e seus olhos vazados, morrendo desta forma na Babilônia (Jeremias 39:6-7).

O texto escolhido hoje conclui que por trás de toda essa história está Deus reinando. Ele derruba a árvore alta e eleva a baixa, seca a árvore verde e reverdece a árvore seca. Sua soberania é total, tudo está no seu controle, como diz um querido irmão, “Deus não é pego desprevenido”, isto é, de surpresa.

Textos como esses enchem meu coração de segurança. Segurança, primeiro, de que minha história pessoal está nas mãos do Senhor. E que eu vivendo em obediência à maneira dele, tudo terminará bem, como afirma Tiago:

“Eis que consideramos felizes os que foram perseverantes. Vocês ouviram a respeito da paciência de Jó e sabem como o Senhor fez com que tudo acabasse bem; porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão.” – Tiago 5:11

Ao mesmo tempo, Deus é o rei da história mundial: nações são levantadas, outras derrubadas, governos parecem invencíveis, daqui a pouco não existem mais, outros, tão insignificantes, de repente, estão elevados. Tudo por causa da mão do Senhor, o poder supremo em todo o Universo.

Esta certeza consola o meu coração, tento convencer, sempre, minhas emoções, de que posso descansar à sombra do Onipotente (Salmo 91:1), debaixo das asas de Deus (Salmo 91:4), pois tudo, minha história pessoal, a história do meu país, a história mundial, tudo está sob o controle do Poderoso, mas também, amoroso, misericordioso e compassivo Senhor dos Exércitos.

Que esta certeza acalme, conforte e dê segurança à minha e sua alma, leitor deste artigo, no dia de hoje.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?