fbpx

O Homem e as Redes Sociais

Hoje quero abordar um assunto que muitos já abordaram, porém cada um tem seu ponto de vista e eu também tenho o meu. E o contexto em que vou abordar é sobre as amizades nas redes sociais, isto mesmo!

Mostrando o quanto precisamos tomar cuidado com o que essas redes nos induzem a fazer. Tem uma dessas redes que apresenta uma sentença onde pede para compartilhamos e sugere que fulano está querendo matar sicrano.

As redes sociais é um excelente meio de interatividade que temos atualmente. Antes precisávamos fazer malabarismo para conseguir nos comunicar com alguém e o único meio que tínhamos disponível eram as cartas.

Escrevi muitas delas para meus familiares que moravam em outro Estado. Muitas vezes elas levavam dias para chegarem ao destino e quando chegavam, se era uma notícia, a mesma, já não era mais nova.

Mas o mundo progrediu e continua progredindo, chegamos a era do telefone fixo e quem podia possuir uma linha era considerado, ou era, da elite. Mas isso também caiu em desuso, antes disso encarávamos filas para uso do telefone público, também conhecido como “orelhão”.

Hoje os mesmos estão praticamente esquecidos em alguma esquina ou em alguma quadra de alguma rua.

E o progresso continuou, hoje temos vários meios de comunicação, inclusive instantânea com áudio e vídeo. As barreiras da distância foram quebradas, os acontecimentos percorrem o mundo em questão de minutos. Fazer novas ‘amizades’ ficou mais fácil, antes eram considerados amigos somente aquelas pessoas que conhecíamos realmente em “carne e osso”. Mas isso também mudou com a chegada das redes sociais, com elas também foi criado um novo tipo de amigo, os tais virtuais. Isso muitas vezes é perigoso.

Jesus falou sobre a amizade em João 15.15, e ao que vemos os amigos verdadeiros se conhecem muito bem, mas isso mudou com a chegada da internet, especialmente por meio das chamadas redes sociais.

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido“.

Da mesma maneira que as redes sociais facilitam também destroem amizades. Elas nos induzem a postar coisas que vai causar insatisfação ou até mesmo atiçar a ira do amigo, virtual.

Se não tivermos a sabedoria vinda da parte de Deus, para não nos submetemos a esses artifícios usados, muitas vezes, por satanás para destruir amizades que, às vezes, surgiram devido a própria Palavra de Deus.

Por algum motivo é bom para refletirmos e prestarmos mais atenção quando clicamos em “Publicar” determinadas frases ou sugestões.