Um vendedor de sucatas comprou um objeto dourado e planejava derretê-lo para ver se conseguia um lucro maior do que tinha pago. Ele sabia que o objeto era de ouro e pagou 14 mil dólares por ele. Esse era seu modo de vida: procurar, comprar e vender objetos e sucatas em mercados de pulgas (lugares onde se encontram inutilidades em geral).
O homem não conseguiu encontrar um comprador para o objeto porque subestimou seu valor. Pesquisando um pouco mais sobre o suposto objeto, descobriu que ele tinha sido retirado às pressas de São Petersburgo após a Revolução Bolchevique de 1917 e ficou perdido nos Estados Unidos. Ele mal podia se conter quando descobriu que era o dono de um ovo Fabergé avaliado em 20 milhões de dólares, oriundo da corte da Rússia imperial.
O que é a igreja para você?
Já pensou profundamente sobre essa pergunta? Já considerou deixar a igreja e ir para uma denominação? Você acha que toda igreja é igual, pois todas falam de Deus? Costuma faltar ao culto por motivos banais ou que só você vê justificativas? Você, a exemplo de Cristo, está disposto a morrer pela igreja? O que é a igreja para você?
Conversando com um irmão da igreja do Ipiranga, ele se mostrou indignado por alguns casos em que as pessoas estavam tratando a igreja e a autoridade da Palavra de Deus como se fossem de segunda classe. Ele contou resumidamente sua história: como foi difícil chegar até onde está. Ele foi subestimado em sua inteligência e fé. Tentaram tirar proveito dele, impor crenças religiosas, e ele quase perdeu a esperança de que seria possível encontrar a igreja de Cristo. Um dia, um amigo o convidou para ir de São Paulo a Jundiaí, e ele finalmente encontrou o que buscava: a IGREJA DE CRISTO. Atitudes que não valorizam o sacrifício de Cristo e o poder salvador da Palavra o deixam indignado. Custou muito caro, em todos os sentidos, para ele estar na presença de Jesus em verdade e espírito.
“O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.” (Mateus 13:44)
A igreja é como um homem que estava trabalhando mais um dia na sua rotina no campo. Ele achava que seria mais um dia comum. Aquele dia não tinha diferença nenhuma de uma chata segunda-feira. Ele estava cavando e, de repente, sua pá bateu em algo inesperado. Seria uma pedra? Mais trabalho num dia de trabalho? Lá foi ele resolver o problema que entortou a sua pá e lhe daria mais trabalho. Quando começou a remover o objeto, percebeu que não era uma pedra, mas um tesouro de valor incalculável. Ele enterra o tesouro novamente, vai para casa… Maria estranha ele ter chegado mais cedo. O dia só piorava para Maria quando ele pegou tudo o que tinha de valor, pediu as poucas joias que ela tinha, “rapou” as economias da poupança e foi pedir dinheiro emprestado para o pai dela, o irmão dele e até para a sogra. O homem tinha enlouquecido? Pensou Maria. Ele foi para o dono do campo e o comprou. Vinte dias depois, ele era o homem mais rico da família.
“O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou.” (Mateus 13:45-46)
A igreja é como essa história. O homem já era um negociante. Mas, neste caso, ele já tinha um objetivo; ele já sabia o que era uma pérola preciosa. Ele tinha muitas pérolas e até tinha dado pérolas para a filha, a esposa e até para a sogra. Ele negociava pérolas, mas isso não o satisfazia, pois procurava a pérola mais valiosa existente. Um dia, trabalhando como de costume no seu mercado de pérolas, ele a viu. A pérola mais valiosa que já tinha encontrado estava finalmente tão perto. Ele começou a gritar ali mesmo e a vender todas as suas pérolas, as da esposa e até as que tinha dado para a sogra. Vendeu sua loja, sua casa, sua bicicleta e um terreno no campo. Comprou a pérola de grande valor e ficou rico fazendo exposições públicas, dando entrevistas e mostrando sua grande preciosidade.
Se você não estava procurando a igreja, mas a igreja encontrou você, saiba que foi pago um grande valor por você. O que é a igreja para você? Se você estava procurando a igreja e a encontrou, não a banalize, lembre-se do quanto custou. Saiba que por você também foi pago um grande valor. Você tem em suas mãos a maior preciosidade do mundo. Não iguale a igreja a uma denominação. A igreja de Cristo não é uma denominação. Jesus é o Pastor. O que é a igreja para você?