fbpx

Olhe Para Frente… Olhe Para Jesus e Seu Exemplo de Vida

“Corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus” (12:1b-2a).

A carta aos Hebreus foi escrita para uma igreja composto por discípulos de Jesus cansados. Cansados da perseguição, cansados de serem minoria. De um lado, o mundo gentio que não conhecia a Deus. Do outro, os judeus, que se apegavam a sua tradição, que não tinham entendido que “o fim da lei é Cristo” (Romanos 10:4).
Em toda a carta, o escritor inspirado ressalta a superioridade de Jesus sobre tudo: anjos, personagens importantes do Velho Testamento como Moisés e Josué, Jesus é superior e seu evangelho trás superiores promessas (Hebreus 8:6).

No texto acima, o escritor incentiva a todos os discípulos de Jesus a olharem mais e mais para frente, olharem para o seu Senhor, para seu exemplo de vida e fixarem os olhos onde Ele está, nas moradas celestiais, preparando lugar para, então, vir nos buscar. (João 14:2-3).

Pensando nesse ensino, posso afirmar que, sim, a caminhada cristã não é fácil, somos desafiados todos os dias pelos valores deste mundo, o pecado ainda tenta colar em nós, constantemente ficamos frustrados e decepcionados conosco mesmo e especialmente com o próximo.

Nesses momentos, a receita das Escrituras Sagradas é “olhe em frente, não desista”, as moradas celestiais estão mais próximas hoje do que quando nos tornamos cristãos.

Podemos irmãos, num vacilo, perder tudo aquilo que construímos em nossa caminhada ao lado do Mestre. É triste o que está escrito em Gênesis 19:26: “E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal.”. Ló e sua família tomaram a decisão errada de viver numa cidade tão pecaminosa como Sodoma. Por causa da imensa misericórdia de Deus, especialmente por Abrão, dois anjos são enviados para tirar Ló e sua família daquele antro de pecados. Os anjos tiveram que insistir com Ló (qualquer semelhança em quando estamos insistindo para que alguém aceite o evangelho e seja batizado em nome de Jesus NÃO é mera coincidência). Tudo corria bem, bastava obedecer a ordem do enviado celestial (“Não olhem para trás”, 19:17). A mulher de Ló, talvez pensando nos bens que estava deixando para trás, nos prazeres vividos naquela cidade, olhou para trás e ali ficou transformada numa estátua de sal.

O mesmo pode acontecer conosco que fomos livres do pecado, recebidos no reino de Deus, mas, que, de vez em quando, flertamos com a vida que tínhamos antes (bens, prazeres, diversões, modismos, etc). Cuidado, essa olhada para trás pode ser fatal, jamais devemos tirar os olhos daquilo que é eterno, Jesus, e as moradas celestiais que Ele nos promete.

Finalizando, o próprio Jesus diz que aqueles que olham para trás não são aptos para participarem do seu reino: “Mas Jesus lhe respondeu: — Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.” – Lucas 9:62

Assim, irmãos, não olhemos para trás, olhemos para o Mestre, olhemos para Jesus, sua vida, seus exemplos e, como Ele, renunciemos a tudo pelo Reino celestial.

Que Deus te abençoe!

Assista esta mensagem neste novo vídeo