fbpx

Doutrinação e Fé

Quanto tempo uma criança ou jovem passa na escola? Pelo menos 5 horas por dia. São 35 horas por semana, pelo menos 140 horas por mês e 1680 horas por ano. É obrigatório ir para a escola e proibido ensinar as crianças ou jovens em casa segundo as nossas leis no Brasil. E ficamos felizes quando encontramos uma vaga na creche ou no ensino fundamental para as crianças. O que eles vão aprender na escola? Aprender a ler, escrever, entender, se relacionarem, fazem exercícios e desaprendem muito dos poucos dos seus ensinamentos.

Nossas crianças e jovens estão sendo doutrinados nas escolas, na rua, no trabalho, pelos colegas, pela mídia e pelas redes sociais. Um indício evidente disso é a opinião dos nossos jovens e a tolerância deles com o pecado. Aceitam muito facilmente as ideologias (estão com a consciência cauterizada), usam tatuagens como jovens comuns como se não fossem luz num mundo de trevas. Ler a Bíblia, orar, jejuar, procurar a santidade? Não está na agenda de muitos (talvez da maioria) dos nossos jovens.

Houve um tempo em que nós nos preocupávamos que a escola estava ensinando sobre evolução. Agora estamos vendo um tempo em que eles aprendem pecados sexuais como se não existisse o Espírito Santo nos seus corpos, como se não tivessem que responder por tudo o que fazem através do corpo, seja o bem ou o mal.

torre e jarra de bolinhas
Veja a imagem ao lado. É uma torre e uma jarra de bolinhas. A imagem é apenas uma representação. Imagine que na torre tem cerca de 3 mil bolinhas e na jarra, 40 bolinhas. Cada bolinha representa uma hora.

Os pais têm mais de 3000 horas por ano (representadas pela grande torre de bolinhas) para ensinar seus filhos sobre Cristo. A igreja, por outro lado, tem em média 40 horas por ano (representada pelo pequeno vaso de bolinhas) com uma criança para ensiná-los sobre Jesus. Pais – não podemos deixar a igreja ser o único lugar que eles aprendem sobre Deus!

Os pais, sem fazer as contas, dividem a educação dos filhos com a escola na esperança que a educação lhes dê um futuro. É necessário acompanhar a educação intelectual dos filhos e se opor a qualquer outro tipo de educação, mas ao mesmo tempo, tomar a responsabilidade de educar os filhos. Cabe aos pais a educação intelectual, física e espiritual.

E você acha que o problema é a escola? Não, o problema são os pais. A igreja também tem responsabilidade, mas não a responsabilidade de educar os filhos e, sim, os pais. No mesmo tempo, os pais são a solução!

Precisamos de mais pregações sobre o que os jovens estão ouvindo nas escolas e o que a Bíblia tem a dizer. Claro que não estou falando das matérias que as crianças e os jovens estudam e, sim, as teorias e ideologias como se fossem verdade. São instrumentos de doutrinação para, finalmente, dominar uma massa. Tiram a personalidade e até mesmo o fundamento da criação de Deus (criou Deus homem e mulher). Atacam a primeira e uma das mais importante instituições divinas, o casamento, como se eles tivessem inventado e pudessem fazer mudanças, como se não fosse a base da humanidade. É um grande contra senso! Os que assim procedem, vão ter que responder por isso e, os que calados escutam e seguem, serão cúmplices das obras infrutíferas das trevas.

“Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso. Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas.” (Efésios 5:8-13)

As crianças e os jovens não só estão sendo ameaçadas pelos ensinos ideológicos nas escolas porque a igreja não faz o seu papel. Estão sendo ameaçadas porque os pais, que são a igreja, não fazem o trabalho que Deus lhes designou a fazer no tempo que têm. Consequentemente veremos o extremo entre os nossos jovens à favor de tudo o que não é moral e religiosamente correto, mas quedam-se, sem ao menos questionar, pelo que é politicamente correto. Assim o fazem porque ouvem os argumentos politicamente corretos, mas não estão ouvindo a voz e vendo a fé dos pais.

Se os pais não compartilharem a doutrina da salvação com os filhos desde crianças, ao se deitarem, ao se levantarem, no caminho, no almoço, no parque, no caminho da escola, à noite, ao jantar, no banheiro, logo eles vão estar defendendo o marxismo, homossexual[ismo], o torto, o desvio, o feminismo, etc.

Depende de você que é pai e mãe compartilhar a fé. Eles precisam aprender a defender somente a fé, esperança e amor, pois, caso contrário, eles vão se esquecer, apesar do seu exemplo. A exemplo do povo brasileiro, a mente (memória) não é confiável e nós não podemos confiar de que vamos lembrar tudo. Acredite no poder da palavra e fale de Cristo, isto cria fé verdadeira (Romanos 10:17).

Uma forma é voltar ao ensinamento antigo de um devocional diário. Foi assim que o povo de Deus foi ensinado, foi assim que a igreja no início foi ensinada e praticava. Os pais (homens) precisam tomar as rédeas da família e sentarem-se com seus filhos e conduzir suas esposas em santidade. Sim, a santidade da família depende do homem, cabeça da família como Cristo é o cabeça da igreja e prepara o homem para servir a igreja de Deus, pois se o homem não sabe conduzir sua família, não serve para conduzir a família de Deus (1 Tm 3:4, 5). Talvez por isso tenhamos tão poucos candidatos ao presbitério na igreja. Ainda quando os filhos forem adultos, devemos orar por eles e com eles.

O mundo sempre nos desafiará entre luz e trevas. Nós que escolhemos a luz, devemos brilhar com nossas atitudes, pensamentos e escolhas. As almas que se apegam a este mundo e o que nele há não serão justificadas pelas ideologias politicamente corretas perante Deus. Deus não levará em consideração se você foi tolerante com os pecados deste mundo. Tolerância não é misericórdia; misericórdia é salvar a alma do pecador, não aceitar tudo o que ele faz através do corpo, degradando o que deveria ser o templo do Espírito Santo. (Tolerância é falta de convicção na fé, falta de leitura da Bíblia.) Deus, sim, levará em conta se você obedeceu e compartilhou o evangelho. SÓ O EVANGELHO SALVA, E A VIDA É BREVE. Você realmente deseja se apegar a este mundo, sabendo que será julgado por Deus? Se há alguma doutrina que vale a pena, é a de Jesus e dos apóstolos. Apegue-se à Palavra, à fé, à esperança e ao amor divino, e compartilhe isso com as crianças. Apegue-se aos princípios divinos e imutáveis.