Você comeria num prato sujo? Se a sua última opção fosse comer na vasilha do seu cachorro, o que você faria antes? O que aprendemos sobre higiene nesta pandemia?
Perguntas para pensar numa atitude ainda mais importante. A salvação da nossa alma depende da administração do nosso corpo hoje.
“Portanto, deixando toda impureza e acúmulo de maldade, acolham com mansidão a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.” Tiago 1:21
Limpar o Prato
“Portanto, deixando toda impureza e acúmulo de maldade…”
Fomos criados à imagem e semelhança de Deus. O nosso projeto (o corpo) é de um templo novo, limpo e santo e de fato éramos assim enquanto crianças. Deus nos concedeu este corpo para que usemos por tempo limitado, depois, precisamos devolver. Nós usamos este templo e o sujamos com o mal uso, trazendo para ele o que não combina com o projeto original. Deus é santo, porém, mesmo assim, Deus quer viver em nós. É um privilégio ter Deus no coração, mas Ele não vive na sujeira espiritual.
Para Deus habitar, precisamos retirar toda impureza, a impureza não combina como nosso corpo. A santidade está para o corpo assim como o alimento para o estômago.
“Os alimentos são para o estômago, e o estômago existe para os alimentos.” Mas Deus destruirá tanto o estômago quanto os alimentos. Porém o corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor, para o corpo.” (1 Coríntios 6:13).
Devemos tirar a maldade acumulada pelo tempo de uso. Não basta se esvaziar do que é ruim. Se a casa ficar vazia e ornamentada, mas não preencher com o que é bom, então logo vai ficar pior.
“— Quando o espírito imundo sai de uma pessoa, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra.
Por isso, diz: “Voltarei para a minha casa, de onde saí.” E, voltando, ele a encontra vazia, varrida e arrumada.
Então vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali. E o último estado daquela pessoa se torna pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa.” (Mateus 12:43-45)
Encher Com Mansidão
“…acolham com mansidão a palavra implantada em vocês…”
A primeira virtude com a qual devemos encher nossas vidas é a mansidão. A fonte de mansidão que precisamos é a mesma que Jesus teve.
“— Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)
Esperamos que os animais sejam mansos, mas nós mesmos precisamos de mansidão porque sem mansidão não é possível a palavra surtir efeito. Mansidão é estar disposto a baixar as defesas e deixar Deus nos ensinar
Somos convidados a acolher a Palavra com mansidão. Só a palavra tem poder para salvar, porém ela não terá efeito se não existir um ambiente propício para ela. A mansidão é como terra fértil para uma semente boa. Crenças, doutrinas e líderes religiosos não funcionam. Só a Palavra de Deus tem o poder para salvar.
A Palavra é Poderosa Para Salvar
“…a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los”
A palavra é de Deus e tem poder, porém precisamos deixar ela ser implantada em nós.
“Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, ela é poder de Deus.” 1 Coríntios 1:18)
Sabemos que um conjunto de coisas nos salvam: a Fé, graça, batismo, Jesus, igreja, etc. Todas estas coisas são aprendidas pela palavra. Deus poderia nos salvar de outras maneiras, mas Ele escolheu a Palavra como meio para todos serem salvos. A fé, por exemplo, salva, mas a fé só é adquirida por ouvir a Palavra de Cristo (Rm 10:17).
Conclusão
Nosso corpo é santo porque é habitado pela imagem e semelhança de Deus e Ele pessoalmente quer habitar em nós. Nosso corpo foi usado até agora e trouxemos para ele o que não lhe pertence, para tanto, precisamos limpar o nosso corpo de toda impureza e acúmulo de maldade.
A primeira virtude que precisamos para receber a Palavra é a mansidão. A mansidão é como uma terra fértil para a boa semente. A segunda atitude é implantar a palavra, isto é, obedecer a palavra de Cristo, deixando que ela nos purifique cortando de nós o que não pertence ao corpo que deve ser templo para habitação divina.
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração” Hebreus 4:12)
A Palavra nos ensina tudo o que precisamos para ser salvos. A fonte é a Palavra de Deus.