Escolha a Sua Prioridade

O Reino foi uma das primeiras lições que tive quando ainda estava estudando a Bíblia em 1988. Aprendi que Jesus nos orienta a colocar em primeiro lugar seu reino e sua justiça. E isto é verdade.

“Mas busquem, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça…” Mateus 6:33a

O problema foi meu entendimento sobre o significado da palavra “reino de Deus”. Na lição, “A igreja, o reino de Deus na terra”, fui ensinado que ele é a igreja e assim através dela eu busco o reino de Deus em primeiro lugar.

Pois é. Apesar de ser doutrinariamente correta a frase, o problema é que, como a igreja é reduzida às nossas reuniões de domingo e demais atividades, uma pessoa que frequenta todas esses momentos está buscando o reino de Deus em primeiro lugar e ponto. Não é bem assim.

Hoje entendo que o reino de Deus é o governo dele sobre a minha vida e sua justiça é a vontade dele governando cada decisão e atitude minha. E assim fica fácil entender o significado de ter o reino, o governo de Deus, a vontade de Deus como prioridade.

A maravilha é que, quando entendo o reino como governo de Deus, não preciso fazer listas do tipo: 1º igreja/reino, 2º família, 3º trabalho, 4º amigos e assim sucessivamente. Esta lista pode variar de conformidade com cada situação.

Quando a vontade de Deus é minha prioridade, todo o restante se encaixa perfeitamente. Deixe-me dar uma ilustração baseada na parábola do bom samaritano encontrada em Lucas 10:25-37. O sacerdote e o levita vinham de suas atividades religiosas no templo de Israel, provavelmente estavam com pressa para chegar logo em casa e encontrar seus familiares. Ora, servir a Deus no templo e estar com a família em casa é muito importante, porém acudir um ser humano preciosíssimo para Deus em sua necessidade, naquele momento, seria colocar o governo de Deus e sua justiça em primeiro. Talvez o samaritano não tenha ido adorar a Deus no templo, e “negligenciou” sua família ao passar a noite numa hospedaria cuidando daquele homem desconhecido. Ele aparentemente não fez nada de religioso, porém foi elogiado por Jesus e o único a buscar o governo de Deus e sua justiça.

Porém, antes que você me acuse de estar incentivando a falta em uma reunião da igreja, (Eu, Valdir? Nunca!) quero contar algo que aconteceu comigo e como preciso ter sabedoria para escolher sempre o reino (governo) de Deus em primeiro lugar. Certa vez fui convidado para numa quarta-feira à noite ir assistir a um jogo do meu time de futebol. Claro que disse não! Naquele momento, entre deixar meus irmãos e ir assistir a um jogo de futebol, evidentemente buscar o reino e a vontade de Deus era estar com meus irmãos. O mesmo digo quando penso em deixar de ir a uma reunião para um lazer que pode ser feito em outro dia.

Meus irmãos, a vontade de Deus (o reino) e sua vontade (justiça) devem ser a prioridade máxima em nossas vidas. Assim, antes de qualquer decisão e escolha, devo perguntar: “Em meus passos, o que faria Jesus?” ou “O que a Palavra de Deus ensina sobre isso?”

Assim, por exemplo, posso até ofertar menos no domingo, quando utilizo o dinheiro para ajudar alguém necessitado, posso até faltar no culto de domingo, se for para passar tempo com alguém que urgentemente precisa de mim.

Então, irmãos, ao escolhemos Deus, sua vontade, como prioridades em nossas vidas, naturalmente nossa lista irá se encaixando.

Que Ele, então, nos governe mais e mais.