QUE SEGURANÇA! O SENHOR REINA!

“É ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes.” – Daniel 2:21

“Daniel respondeu na presença do rei: — O mistério que o rei exige, nem sábios, nem magos nem encantadores o podem revelar.

Mas há um Deus no céu, que revela os mistérios, pois fez saber ao rei Nabucodonosor o que vai acontecer nos últimos dias. O sonho e as visões que o senhor teve, quando estava em sua cama, são estes.” – Daniel 2:27-28

“Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que jamais será destruído e que não passará a outro povo. Esse reino despedaçará e consumirá todos esses outros reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre.” – Daniel 2:44

“O rei disse a Daniel: — Certamente o Deus que vocês adoram é o Deus dos deuses e o Senhor dos reis. Ele é quem revela os mistérios, pois você foi capaz de revelar este mistério.” – Daniel 2:47

Os textos de hoje, perdi a conta das vezes em que eu li e ensinei para pessoas que queriam conhecer o evangelho de Jesus e o plano eterno de Deus para salvação. E cada vez que eu leio, este texto deixa-me admirado e com o coração cheio da segurança que somente Deus pode dar.

O sonho de Nabucodonosor, cuja interpretação é revelada pelo profeta Daniel, mostra o que aconteceria nos 600 anos que se seguiram, especialmente revelando as potências que dominariam o mundo conhecido da época: Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma.

Este texto me dá muita segurança pois revela Deus como o Senhor da história, aquele que é poderoso para remover reis e estabelecer reis, isto é, autoridades. Logo, deste lado pós Jesus, o filho de Deus não precisa temer nenhuma autoridade, apenas respeitá-la, pois todas elas estão debaixo do poder do Todo-Poderoso Deus. Lembrou-me do que Deus, através de Jeremias, disse nessa época a respeito de Nabucodonosor ao remanescente que ficou em Judá na época, que queria fugir para o Egito por medo do novo monarca:

“Não tenham medo do rei da Babilônia, de quem agora vocês estão com medo. Não tenham medo dele, diz o Senhor, porque eu estou com vocês, para os salvar e livrar das mãos dele.” – Jeremias 42:11

Ao mesmo tempo, o texto de hoje revela o estabelecimento do reino de Deus aqui na terra, na época do quarto reino, o império romano. Este reino seria a igreja de Jesus, que desde o ano 30 está estabelecida no mundo e nada, nenhum governante, que tanto a perseguiu, conseguiu derrotá-la.

“Também eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu lhe darei as chaves do Reino dos Céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus; e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus.” – Mateus 16:18-19

“Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado.” – Colossenses 1:13

Hoje o Senhor Jesus reina pleno, com toda autoridade dada por Deus Pai, sobre a igreja (Mateus 28:20). Logo, cada cristão, como cidadão do reino, não deve se preocupar com os reinos humanos, que sucedem um ao outro, no nosso caso, na democracia, escolhidos por seus próprios cidadãos, mas controlados pelo Senhor dos Exércitos (Romanos 13:1).

O cidadão celestial, que é todo discípulo de Jesus, deve gastar o melhor do seu tempo, energia e bens na propagação do reino de Deus na terra, até o dia da volta gloriosa do rei Jesus, quando levará a sua igreja para as mansões celestiais.

“Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.” – Mateus 6:33

Que da mesma maneira que o texto de hoje animou-me e encheu meu coração de alegria, segurança e esperança, ajude a você, que lê este artigo, a ter um dia com muito mais paz, pois o teu Rei governa e controla todos os governos humanos e é Ele quem tem a última palavra em tudo.

E se você ainda não é governado por Jesus, hoje é o dia de dar mais um passo em direção ao Onipotente Deus. Descansar à sombra dele é um grande privilégio.

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: ‘Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.'” – Salmos 91:1-2.