fbpx

DE ONDE NOS VIRÁ O SOCORRO?

Nos livros de Reis e Crônicas encontramos a história dos reis de Judá e Israel. Cada rei teve sua trajetória e suas decisões, e acabamos aprendendo muito analisando como eles procederam.

Uma dessas histórias nos mostra a história de Asa, rei de Judá, em I Reis 15:9. Começou seu reinado muito bem, venceu o exército de Zerá, o etíope, com um exército de 580.000 contra 1.000.000 do inimigo fazendo uma linda oração a Deus (II Cr 14:11).

Foi advertido pelo profeta Azarias com uma admirável frase “O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará” – 2º Crônicas 15:2. Começou a abandonar Deus quando foi ameaçado por Baasa, rei de Israel e, ao invés de buscar auxílio divino, preferiu buscar ajuda do rei Ben Hadade da Síria (2º Cr 16:1-6) tendo sido advertido pelo profeta Hanani mas, ao invés de ouvi-lo, se indignou e prendeu o profeta (2º Cr 16:7-10). No fim de seu reinado veio a adoecer gravemente, mas novamente não confiou em Deus, mas sim nos médicos (2º Cr 16:12).

Qual a razão desse resumo da vida do rei Asa? Podemos tirar lições? Sim, claro, sempre podemos aprender com as histórias das Escrituras seja para seguir o bom exemplo ou para evitar o mau exemplo.

Aprendemos que quando nos submetemos à vontade de Deus e deixamos que Ele guie nossos passos as chances de sucesso são muitas. Fazer aquilo que O agrada vai sempre nos trazer alegria. No caso do rei Asa ele venceu um exército inimigo muito mais

Quando o profeta lhe disse as palavras de Deus, o rei poderia e deveria ter levado isso em consideração, prestando atenção ao que Deus queria lhe dizer. Quando buscamos Deus, Ele se deixa achar. Quando O deixamos, Ele nos deixa. Notem que não é Deus quem se afasta de nós, e sim o contrário. Somos nós que deixamos de querer ter comunhão com o Pai, através de nossos pecados e erros que não queremos abandonar.

Ao ser ameaçado pelo rei Baasa, ao invés de pedir ajuda a Deus que já o havia livrado de um exército muito mais poderoso que o dele, resolveu fazer uma aliança com outro rei. Mostrou assim falta de confiança em Deus, que já o havia livrado. Preferia confiar mais em homens do que em Deus.

Ao adoecer, ao invés de confiar em Deus e colocar sua vida nas mãos Dele, preferiu confiar nos médicos. Outro erro desse rei.

Perceberam como podemos aprender muito? Quantas vezes Deus está pronto para nos socorrer e nós colocamos nossa confiança em tantas coisas, menos no Pai. Buscamos ajuda e apoio em várias coisas, mas esquecemos de procurar o Único que realmente pode nos salvar.

Que a história desse rei nos ensine a sermos mais fiéis e confiarmos no nosso Senhor.