fbpx

A Divisão é Condenada Pela Bíblia

Quando Jesus chegou, existiam várias denominações dos judeus: escribas, fariseus e saduceus. Tinha ainda os essênios nem sequer aparecem nos evangelhos ou nas epístolas. De qualquer maneira, Jesus não se juntou a nenhum deles.

Jesus era um restauracionista. Ele veio restaurar a vontade de Deus escrita no Velho Testamento. Ele veio para cumprir a vontade de Deus e dar um Novo Testamento que começou a valer na sua morte (Hebreus 9:20).

A missão de Jesus foi edificar uma única igreja como uma noiva. Assim como os homens devem ter uma só esposa, Jesus tem uma só noiva, a igreja. Jesus cuida, alimenta e se entregou somente por sua noiva para que ela seja pura, santa e sem mácula (Ef 5:23, 25-27). Só na igreja que Jesus edificou há salvação e todos nós devemos buscar ser a igreja de Cristo ou estaremos perdidos.

Identidade da igreja de Cristo

Para identificar a igreja (a noiva de Cristo) que Jesus edificou precisamos olhar na Bíblia. Vamos destacar algumas coisas sobre a igreja, mas a Bíblia tem tudo o que você precisa saber sobre ela:

1. Ela prega que foi edificada por Jesus (Mt 16:18). Ela não foi edificada por um homem qualquer. Jesus é o chefe e único Pastor. A igreja chama somente Jesus de Pastor. As ovelhas conhecem a voz do seu pastor.
2. Igreja é uma palavra que se refere a pessoas que seguem somente Jesus (1 Co 1.1,2)
3. A igreja é o Reino de Cristo (Cl 1.13,14)
4. A igreja é o corpo de Cristo (1 Co 12.27). Somente no corpo de Cristo há salvação. Jesus não tem vários corpos diferentes uns dos outros. Todos os membros do corpo obedecem somente a Jesus.
5. A igreja usa designações bíblicas para si, não tem nome de uma denominação humana. Podemos chamar a igreja como:
a) Igreja de Deus (ATOS 20:28)
b) Igreja de Cristo (Rm 16:16)
c) Igreja do local onde está (Gl 1:2)
A igreja de Cristo não tem um nome, pois não é denominação. Igreja de Cristo não é um nome de marca registrada. Sim, todas as igrejas deveriam ser de Cristo, mas não são. Precisamos ser originais, isto é, a igreja que Jesus edificou, pois Ele tem um só corpo, uma só noiva, um só reino.
d) A igreja que Jesus edificou, seguindo a Bíblia, tem sua adoração retirada das páginas do Novo Testamento. No Novo Testamento não encontra-se menção a instrumentos musicais para a adoração. Todas as passagens sobre música na adoração dizem “cante”. Quando o NT diz o que fazer na música para adoração, excluí automaticamente outras atitudes. Deus aceita somente cânticos para Sua adoração.

É muita falta de fé acreditar que não é mais possível ter a igreja como Jesus a edificou e que, apesar de obedecermos somente a Bíblia, não é possível ser a igreja de Cristo que Jesus plantou na terra. É heresia pensar que todos os lugares e pessoas que falam de Deus serão salvos. É errado pensar que não devemos julgar. Sim, devemos julgar de acordo com o que a Bíblia diz. Não devemos condenar, esta não é a nossa responsabilidade.  Temos que ter critério e não sair salvando todo mundo por medo de não ser politica e religiosamente corretos. Vamos ter que prestar contas a Deus, então é sério o assunto. Não devemos impor precipitadamente as mãos sobre ninguém (1 Timóteo 5:22). Se estivermos num lugar errado, sendo coniventes com as práticas erradas, seremos cúmplices das práticas.

Organização Bíblica da Igreja
Uma das formas mais importantes a considerar como identidade da igreja de Cristo é a sua organização bíblica. Isto é, como ela é dirigida. Segundo o Novo Testamento a igreja é organizada e dirigida por homens qualificados biblicamente e não por um curso de teologia. A igreja de Cristo é dirigida por dons (Ef 4:11-16).

A igreja de Cristo começa com o evangelho (evangelista fazendo discípulos). O Pastor é Jesus do começo ao fim da igreja. Presbíteros, bispos e pastores (os que pastoreiam o rebanho de Deus((A Bíblia fala sobre pastores sempre no plural. Pastor é só Jesus, os homens são os seus auxiliadores quando desempenham bem a função que Ele designou mediante a eleição da igreja e do Espírito Santo. São chamados de bispos ou presbíteros))) são funções das mesmas pessoas. Eles são eleitos sempre numa pluralidade pela igreja já constituída (Atos 14:21-23; 20.17, 28).

Na organização biblica da igreja, mulher não tem papel de liderança. Sim, parece machista e politica e religiosamente incorreto, mas é este é um dos pontos em que você escolhe se está seguindo a vontade de Deus explícita no Novo Testamento ou ideias e argumentos que agradam homens e mulheres.

“A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão; salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação.” (1 Timóteo 2:11-15)

Deus determinou desta forma para proteger a Sua igreja. A igreja não deve buscar agradar a sua audiência. O que adiante agradar as pessoas neste mundo e levá-las a perderem as suas almas?

A Divisão é Condenada
Jesus edificou somente uma igreja. Ele nunca planejou denominações. Por isso a igreja de Cristo não é uma denominação – (Mt 16:18; 1 Co 12:12,20,27; Ef 4:4-6; Jo 11:49-52).

Depois de Jesus os apóstolos ficaram responsáveis por pregar o que Jesus ensinou e coisas que Jesus não tinha ensinado ainda através do Espírito Santo. Eles fizeram isso através das cartas escritas às igrejas. Temos tudo o que precisamos saber sobre Deus, a igreja, Jesus, etc, no Novo Testamento. O apóstolo Paulo previu a divisão da igreja (Atos 20:28-31).

1. Paulo disse que a igreja seria atacada de fora para dentro e de dentro para fora.
2. Alguns iriam arrastar discípulos atrás de si falando coisas pervertidas.
3. Estes grupos seriam “igrejas humanas” com doutrinas e chefes humanos, mas sem um Salvador: O único Salvador é Jesus se alguém fundar outra igreja além da única que é de Cristo se separa dele.
4. Jesus se entregou por sua igreja somente e não por igrejas estranhas (Ef 5.23,25).

A previsão aconteceu. Hoje existem muitas igrejas diferentes da igreja que Cristo fundou. Precisamos restaurar a igreja pela Palavra de Deus pregando somente o que está escrito.
• Se você plantar uma semente de trigo de 2000 anos, o que vai colher? ____________
• Se você plantar uma semente de maçã de 2000 anos, o que vai colher? ___________
• Se você plantar uma semente de Deus, a Palavra de mais de 2000 anos, o que vai colher?

O que aconteceu na história religiosa da humanidade depois de Jesus? O homem tomou o lugar de Cristo como o cabeça da igreja (papas e pastores) e fundaram suas próprias denominações onde eles são os chefes e recebem a reverência.

Jesus edificou a sua igreja (Mt 16:18; 1 Co 3:11 2). O homem desviou-se da igreja de Cristo (Gl 1:6 3). O homem começou as denominações (At 20:30, 31).
DIVISÃO É CONDENADA

“Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que sejais concordes no falar, e que não haja dissensões entre vós; antes sejais unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer. Pois a respeito de vós, irmãos meus, fui informado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós. Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo; ou, Eu de Apolo; ou Eu sou de Cefas; ou, Eu de Cristo. será que Cristo está dividido? foi Paulo crucificado por amor de vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?” (1 Coríntios 1:10-13) A unidade deve ser preservada

Jesus quer que creiamos Nele somente através da palavra e que sejamos unidos como Ele e Deus o são

“E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim.” (João 17.20-23)

DIVISÃO SERÁ JULGADA

“Ele, porém, respondendo, disse-lhes: E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?… Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem… Respondeu-lhes ele: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada.” (Mateus 15:3,9,13)

As igrejas humanas, com fundadores humanos, adoram a Deus em vão (Mc 7:6, 7) “toda planta (denominação) que Deus não plantou será arrancada”.

Você entende que ser julgado por Deus já sabendo o que deveria ter feito em vida e não fez significa condenação? Se a Bíblia ensina que há somente um corpo (igreja), uma só fé (doutrina), um só batismo (obediência) (Ef 4:5), dá pra entender que fazer parte de uma denominação é contrário à vontade de Deus. Todas as “igrejas” deveriam ser de Cristo, mas não são.

Jesus foi acusado de estar fazendo expulsando por Belzebu, o príncipe dos demônios. Então Jesus fala sobre a unidade entre Ele, o Pai e o Espírito. Mas falando sobre unidade, Jesus fala que se um reino estiver dividido, não subsistirá. Até satanás se estiver dividido expulsando a ele próprio, também não subsistiria. Bem, satanás não subsistirá mesmo, mas isto nos ensina que pregar que tudo o que se faça, não importando se concordamos ou não, mostra um reino dividido e não dá pra continuar assim (Mateus 12:25,26).

Os Únicos Salvos
Talvez passou pela sua cabeça o argumento e acusação: “Ah, então quer dizer que vocês são os únicos salvos?” Quero dizer para você que sim! Todos os que obedecem ao evangelho: ouvem a palavra de Cristo, crêem em Jesus como Salvador, arrependem-se do pecado, confessam Jesus como Senhor, são batizados e são perseverantes na doutrina dos apóstolos((Lembre-se que a doutrina deixada pelos apóstolos não inclui muitas práticas religiosas encontradas nas denominações)), sim, estes são os únicos salvos. Na igreja de Cristo existem pessoas salvas e pessoas perdidas. Nas religiões só existem pessoas que estão praticando argumentos contrários à vontade de Deus. Se eu estou julgando? Eu vou morrer, o fato bíblico continuará. O advogado vai morrer, a lei continua. Apesar das suas defesas e argumentos, a Bíblia continua falando a mesma coisa e ela será usada para te julgar, absolver ou condenar (Jo 12:48). Esqueça eu, não esqueça Jesus e a Sua igreja. Preciso ser mais claro: a igreja de Cristo são pessoas. As pessoas que estiverem vivendo a doutrina dos apóstolos serão salvas com certeza. As outras já estão julgadas pelo Novo Testamento. Pare de argumentar, eu não posso te salvar. Não me ponha entre você e Deus. Eu estou no mesmo barco que você. Se eu não fizer o que diz o Novo Testamento, certamente serei condenado por ele.

Qual a Solução?
Solução? Tem solução para o que vemos? São milhares de denominações e sem mencionar as seitas e outras religiões. A solução de Jesus foi falar sobre unidade, orar sobre unidade (João 17). A divisão é independente da nossa vontade. Jesus não veio unir quem queria dividir. Ele deixou uma mensagem a ser seguida e, todos nós que o confessamos como Senhor, por que seríamos divididos? Porque, por dureza de coração e por práticas contrárias às palavras de Jesus, fazemos o que nos agrada ou agrada ao público. Custe o que custar, agrademos a Jesus. Não podemos controlar as outras pessoas, nem Jesus faz isso se elas não deixarem, vivamos em paz no que depender de nós. Saibamos que Deus vai nos julgar um dia por fazermos parte da divisão. O que devemos fazer para sermos absolvidos? Vamos pregar, orar e promover a união sem baixar a cabeça para aceitar por qualquer pretextoo erro((Que não seja o amor um pretexto para aceitar práticas erradas ou uma frase de efeito fora da Bíblia dita por alguém importante do passado que não sejam Jesus e os apóstolos)).

“Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.”‭‭ (Efésios‬ ‭4:3‬)

Conclusão
Este é um apelo pessoal e tudo o que está escrito nas páginas da Bíblia representam a voz oficial dos discípulos de Cristo. Se este artigo traz alguma opinião que não tem nada a ver com a Palavra de Deus, são minhas opiniões. Não posso ficar calado e ver as pessoas tão perto e tão distantes procurando justificativas e argumentos para considerar salvos qualquer pessoa sem base nas palavras de Deus.

Neste ponto sou ousado e faço minhas as palavras do apóstolo Paulo: “Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas” (Cl 2:4). Não siga argumentos e teologias. Aceite a simplicidade dos evangelhos e da doutrina dos apóstolos. Seja você a igreja de Cristo começando na sua casa. Temos um artigo que dá algumas sugestões para começar uma igreja de Cristo onde você está. CLIQUE AQUI. Para ler o artigo.