fbpx

Devemos Pregar Para os Evangélicos?

Certa vez, numa campanha evangelística o pregador parou a palestra e pediu que cada pessoa falasse de seu testemunho para a pessoa de seu lado. Um menino virou para o senhor ao seu lado e perguntou “Senhor, você conhece Jesus como seu Salvador?” Um pouco indignado o homem olhou para o menino e disse: “Meu filho, eu sou diácono ordenado.” Com toda a inocência no mundo, o menino respondeu, “Mas, senhor, isso não importa. Deus pode salvar qualquer um.”

Algumas pessoas dizem que não devemos pregar para evangélicos, cristãos e crentes em geral. O que Jesus diria sobre isso? Afinal, é o que Ele pensa que importa. Precisamos partir do princípio simples daquela criança da ilustração acima: “Deus pode salvar qualquer um.”

Quando Jesus chegou encontrou várias denominações dos judeus. Não se afiliou a nenhuma delas e pregou para todos como se estivessem perdidos porque estavam mesmo. Jesus veio pregar o evangelho, mas o evangelho não era uma nova doutrina, mas o cumprimento do Velho Testamento, a Palavra de Deus a qual eles diziam obedecer, mas só na teoria, pois, na prática, o Filho de Deus, os repreendeu. O evangelho já tinha sido pregado desde Gênesis a Abraão (Gl 3:8). Interessante notar que hoje os religiosos quedam-se muito à obediência de algumas coisas seletivas do Velho Testamento e, então, dentro do contexto de Jesus, devemos pregar para eles, sim! É fato que Jesus não veio pregar para todo mundo. Ele não veio pregar para os romanos, gregos, mas Jesus veio pregar para os Samaritanos e pregava também para os judeus, sem dúvida, pois estes dois grupos acreditavam serem salvos cada um à sua maneira. O que os nossos amigos cristãos, crentes e evangélicos acreditam? Eles também acreditam na salvação, mas, biblicamente falando, estão salvos? Então, precisamos pregar para eles como faria Jesus. Jesus pregava também para os que estava salvos.

Zelo Sem Entendimento

O apóstolo Paulo escreveu sobre o que os judeus pensavam sobre si mesmos em relação à salvação:

“Irmãos, o desejo do meu coração e a minha oração a Deus pelos israelitas é que eles sejam salvos. Pois posso testemunhar que eles têm zelo por Deus, mas o seu zelo não se baseia no conhecimento” (Romanos 10:1,2)

Novamente enquadram-se aqui os nossos amigos religiosos. Quem deles não têm zelo por Deus? Mas o zelo não é o suficiente se não vier acompanhado de conhecimento do evangelho. Conhecimento quer dizer também prática do mesmo. Pergunte para um religioso conhecido seu o que é evangelho e, dificilmente eles vão responder o que a Bíblia diz, pior, eles não acreditam que o evangelho salva. Espero que você saiba o que é evangelho.

Pergunte para um religioso se o batismo salva. Eles têm vários argumentos para dizer que o batismo não é necessário para a salvação, inclusive a prática de chegar no leito de morte de uma pessoa, pregar o que eles acreditam e perguntar se a pessoa ‘aceita a Jesus’ como Senhor. Se a pessoa ‘aceitar Jesus’, eles a consideram salva naquele momento e ainda se apoiam no fato do ladrão na cruz não ter sido batizado e ter sido salvo. De fato, o ladrão na cruz não foi batizado e foi salvo, e isto também é um fato de que eles têm zelo por Deus, mas não têm entendimento.

O ladrão na cruz foi salvo sem batismo enquanto Jesus estava vivo. Durante a vida de Jesus é Velho Testamento e Jesus tinha toda autoridade sob o Velho Testamento e salvou muitas pessoas sem batismo. Da morte de Jesus em diante começa a vigorar um Novo Testamento e a ordem para ser salvo debaixo da Nova Aliança é o batismo.

“Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança. No caso de um testamento, é necessário que comprove a morte daquele que o fez; pois um testamento só é validado no caso de morte, uma vez que nunca vigora enquanto está vivo aquele que o fez.” Hebreus 9:15-17

Jesus foi claro quando disse que é necessário ouvir, crer, ser batizado para ser salvo (Mc 16:15, 16). Nenhum apóstolo de Jesus mudou este mandamento, pelo contrário, pregaram um novo nascimento pela água e Espírito (Jo 3:; At 2:38-42).

Em relação àquela questão de aceitar Jesus, onde se vê isso no Novo Testamento que não inclua batismo? O fato é que esta crença veio da história e não da Bíblia. Obedecem tradições e deixam a Palavra de Deus de lado, como faziam os religiosos no tempo de Jesus (Mc 7:1-14). Leia sobre a ‘Teologia de Crer Para a Salvação“.

O que é Evangelho?

Eu escrevi acima que os nossos amigos religiosos não acreditam que o evangelho salva e também provavelmente nem sequer conhecem o que é evangelho. O apóstolo Paulo escreveu resumidamente o que é o evangelho e você também precisa saber o que é:

“Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:1-4)

Se uma pessoa não sabe o que é evangelho, como pode obedecê-lo? Resumindo, evangelho é: morte, sepultamento e ressurreição. Só existe uma forma de obedecer a morte, sepultamento e ressurreição para a salvação. Deixemos a Bíblia falar:

“Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.” (Romanos 6:3-8)

Quando uma pessoa se batiza, ela está morrendo para os seus pecados, sendo sepultada nas águas e ao sair das águas do batismo, está sendo ressurrecta para ter uma vida nova com Cristo. Se uma pessoa não acredita que o batismo salva, é a mesma coisa dizer que o evangelho não salva. Não adianta zelo sem conhecimento e sem prática da Palavra de Cristo. Evangelho é batismo! Batismo salva! (1 Pe 3:18-21). Quem não tem fé no batismo para a salvação, não conhece e não tem fé que o batismo salva.

Conclusão

Nossos amigos religiosos são pessoas boas e que estão buscando o favor de Deus como Cornélio (At 10:1, 2), mesmo não sendo judeu “orava continuamente a Deus”. Ele orava e Deus respondeu enviando-lhe o apóstolo Pedro e os irmãos para pregarem o evangelho. Ele foi batizado nas águas e foi salvo. Se um religioso não acredita que o evangelho (batismo) salva, precisa, sim, ouvir o evangelho da salvação e colocar o evangelho em prática através do batismo. Se nós, mesmo sabendo que o batismo salva, não falarmos nada para aqueles que estão procurando a Deus, seremos coniventes por estarem vivendo em trevas, mesmo estando tão perto da luz. Devemos aproveitar que eles já acreditam em Jesus como salvador, que eles acreditam que a Bíblia é a Palavra de Deus e que eles estão buscando um encontro com Deus. Você tem a solução e vai ficar quieto? Se não falarmos, até as pedras vão falar, mas elas não vão para o céu, da mesma forma de quem fica quieto não vai também.

João Batista também considerou não batizar Jesus por saber quem Ele era, no entanto, foi convencido com as palavras de Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça” (Mateus 3:15). Vamos, sim, pregar para os religiosos para cumprir toda a justiça de Deus, pois não adianta dizer que crê, se arrepende, confessa Jesus como Senhor, mas não obedece ao evangelho e nem sequer se tem fidelidade no ensino dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações (At 2:42).

Não tenhamos medo de sermos acusados de ‘pescar em aquário’, pois, a exemplo de Jesus, Ele pregou para os que se consideravam ‘filhos de Abraão’.

“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. Eles lhe responderam: “Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres? ” Jesus respondeu: “Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado. O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre. Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.” (João 8:32-36)

Jesus está chamando os religiosos para a liberdade. Isto no momento não vai ser agradável, mas depois produzirá fruto para a eternidade.

Se você é religioso, evangélico, cristão, protestante, etc. Jesus veio e morreu por você na cruz deixando-lhe exemplo para seguir os seus passos. Deixe as tradições dos homens e suas religiões e siga ao Supremo Pastor e Bispo das nossas alma, Jesus. Sente-se aos pés de Jesus e deixe que Ele te ensine. Abra o seu coração para Jesus, pois Ele vai recompensar a fé. Obedeça ao evangelho. Deixe a Palavra penetrar em seu coração. Receba-a com humildade e temor. Me anule e as minhas palavras duras, mas não a Jesus. Se ficar indignado comigo, não o levará a nada, mas se humilhar na presença de Deus, Ele o exaltará. Escreva o seu nome no livro da vida através da obediência ao evangelho através da prática. Deus te ama demais para permitir que você continue do jeito que está.