fbpx

A Palavra


“Eu sou o que sou” – isso foi o que Deus disse a Moisés em Êxodo 3:14. A partir daí o “Eu Sou” se mostra a nós. A expressão “Eu Sou” de Deus, traz pra nós a exatidão da eternidade de Deus. O “Eu Sou” antes, “Eu Sou” agora e o “Eu Sou” eternamente e isso é muito importante para nós, meus irmãos e minhas irmãs.
No Evangelho de João está escrito pelo menos 10 sobre “Eu Sou” sobre Jesus. A partir do momento que o Verbo se faz carne e habita entre nós e vem cumprir o seu propósito de salvação o “Eu Sou” se apresenta em carne. O “Eu Sou” agora pisa na terra e vai nos mostrar evidências sobre a salvação que está Nele. João 6:36 Jesus lhes disse: “Eu Sou o Pão da vida. Aquele que crer em mim não terá fome e quem crer em mim nunca terá sede”. João 8:12 de novo lhes falava Jesus dizendo “Eu Sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida”. João 10:7 Jesus foi e lhes afirmou de novo: “Em verdade, em verdade vos digo “Eu Sou” a porta das ovelhas. “Eu Sou” o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas”. João 11:25 “Disse-lhe Jesus, “Eu Sou” a ressurreição e a vida, quem crê em mim ainda que morra viverá”. João 14:6: “Respondeu-lhes Jesus “Eu Sou” o Caminho e a Verdade e a Vida e ninguém vem ao Pai senão por mim”.  E João 15:1 em diante temos Jesus se mostrando como “a videira verdadeira e meu Pai o agricultor”.
A videira pela qual nós devemos estar grudados nela. O ramo que estiver fora desta videira seca e morre. O “Eu Sou” de Jesus é uma expressão que nos mostra quão grande o poder e autoridade do nosso Senhor. Essas passagens que nós vimos Ele mostra a calma, a providência, vitória, o alimento, o sustento, a claridade para se ver o futuro, a porta, o bom Pastor comandando a ressurreição a eternidade, o caminho e a verdade e a vida. E pra mim, pra você, meu irmão e minha irmã, o que significa “Eu Sou”?
O plano de Deus é a Palavra. A Palavra disse “haja”. A Palavra disse “escreva”. A Palavra disse “vá”. A Palavra disse “obedeça”. A Palavra se fez carne e habitou entre nós. Assim, Jesus Cristo, quando vem à terra é pra que entreguemos a nossa vida inteira aos seus cuidados e não parte das nossas vidas. Nós vamos confrontar e ser confrontados constantemente. E a pergunta que fica é “qual a sua naturalidade, qual é a sua raíz, como é o seu sotaque?” Jesus respondeu e disse em João 3:3 “Na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino e Deus”. Nascer de novo. Em 2 Pedro 1:4 diz assim: “Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina”. Participantes da natureza divina.
Aí vem a pergunta de novo: “Qual é a sua naturalidade? Qual é o meu sotaque? O que eu tenho falado? Como eu tenho me expressado? O que tem sido natural pra mim? Meus irmãos e minhas irmãs, a palavra de Deus quer respostas, a palavra de Deus traz respostas, a palavra de Deus é a perfeita. Por isso 1 Co 13:8-12 diz que o amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, as ciências passarão.” Versículo 9 diz: “Em parte conhecemos, em parte profetizamos”. Os dons daquele 1º século eram em parte e não dava todo conhecimento. Mas Paulo no versículo 10 diz: “Quando vier o que é perfeito, o que é em parte será aniquilado”. Ou seja, os dons. O que é perfeito? Está na minha e nas suas mãos hoje. A palavra de Deus. Completa, eficaz. Pronta para ser obedecida.
Jesus diz que não veio para julgar o mundo. Ele veio para salvar o mundo e cumpriu este propósito inteiramente. O que vai julgar é a palavra. Portanto meus irmãos, continuemos estudando a Palavra de Deus, porque ela é perfeita, porque ela penetra na alma, porque tem poder de salvação, porque ela tem vida eterna e ela julgará no último dia.

João 12:47, 48 diz: “E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.”

O que fazer, então? Buscar o entendimento da Palavra de Deus. Em nome de Jesus.
Vicente
CRER (Centro de Recuperação Evangélico Restauração)