fbpx

ALIANÇA PARA NÃO PECAR

“Fiz uma aliança com os meus olhos: de não olhar para uma virgem.” – Jó 31:1

“Se o meu coração se deixou seduzir por uma mulher, se fiquei rondando a porta do meu próximo.” – Jó 31:9

Todo o capítulo 31 do livro de Jó são exemplos de como uma pessoa íntegra deve viver. Jó, de fato, é um homem cuja ética, valores morais e também sociais são destacados. 

Hoje em dia os conservadores dão tanto valor aos valores morais, mas muitas vezes minimizam a importância dos valores éticos e sociais. 

Mas uma leitura mais atenta ao capítulo de hoje pode mostrar a maneira de viver de uma pessoa verdadeiramente íntegra. Ela não age somente de maneira correta em termos morais, mas sua ética também é notável, bem como sua preocupação com o pobre, o necessitado, resumido na Bíblia na figura do órfão e da viúva.

“A religião pura e sem mácula para com o nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se incontaminado do mundo.” – Tiago 1:27

Porém, nos textos de hoje destacados, quero comentar como Jó era um homem que levava a sério sua moralidade pessoal. Ele diz que fez um voto com seus olhos para não fixá-los numa jovem. O patriarca também diz que jamais permitirá que seu coração seja seduzido por uma mulher casada, que tem o marido.

Costumo dizer que talvez a maior batalha de todo homem seja para controlar seus impulsos sexuais. Normalmente nós homens somos atraídos pela beleza feminina. E um primeiro olhar faz parte de nossa condição masculina. Porém, como Jó e, ao contrário de Davi, deve tudo resumir-se nessa primeira olhada. O rei de Israel caiu exatamente porque insistiu numa segunda, terceira, quarta olhada a Bate Sebá enquanto aquela tomava banho. Daí para o adultério foi um pulinho (2 Samuel 11).

Talvez por isso Jesus é tão categórico:

“Vocês ouviram o que foi dito: “Não cometa adultério.” Eu, porém, lhes digo: todo o que olhar para uma mulher com intenção impura, já cometeu adultério com ela no seu coração.” – Mateus 5:27-28

Sim, tudo começa com um olhar alimentado pelo segundo olhar, através dos quais os pensamentos começam a fluir e dali para o pecado é rapidinho. Se conhecemos esse ponto fraco, vamos vigiar e fugir dele.

“Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” – Tiago 1:14-15

“Portanto, sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.” – Tiago 4:7

Uma das maneiras para colocarmos em prática o que Jó hoje nos ensina é olhar para uma mulher além do seu corpo e pensarmos que ali há uma criatura de Deus, criada à imagem e semelhança do Todo-Poderoso. É a maneira que tento utilizar e na maioria das vezes consigo. Também, no corpo de Cristo, é olhar para as mulheres como irmãs em Cristo, que devem ser respeitadas como tal.

Como disse no começo, sugiro a leitura de todo o capítulo, uma verdadeira lição de maneiras como uma pessoa íntegra deve viver. Integridade na ética, no comportamento, na maneira de viver em sociedade e, claro, integridade moral.