“Diga aos filhos de Amom: “Ouçam a palavra do Senhor Deus! Assim diz o Senhor Deus: Visto que vocês disseram: ‘Bem-feito!’, quando o meu santuário foi profanado, quando a terra de Israel foi arrasada e quando a casa de Judá foi levada para o exílio.” – Ezequiel 25:3
“Porque assim diz o Senhor Deus: “Visto que vocês bateram palmas, pularam de alegria e, com o mais profundo desprezo, se alegraram por causa da terra de Israel.” – Ezequiel 25:6
No texto de hoje o Senhor promete que irá castigar as nações vizinhas de Israel: Amon, Moabe, Edon e Filístia. Interessante que destes, exceto os filisteus, todos os demais são aparentados dos judeus: Amon e Moabe, descendentes de Ló, sobrinho de Abraão (Gênesis 19:31-38) e Edon, descendentes de Esaú, neto do patriarca hebreu (Gênesis 25:23).
O texto de hoje fez-me pensar em 3 assuntos:
Deus não se alegra em punir os seus. A atitude de Deus fez-me pensar em um pai ou uma mãe, que até disciplina seus filhos, mas não aceita que outros toquem nos seus filhos (mesmo sendo pela mesma razão) ou zombem e caçoem dele. Na Bíblia há muitos textos que mostram essa verdade: Deus não se alegra com o sofrimento do rebelde. Vejamos o que diz o profeta Jeremias:
“Ainda que entristeça alguém, terá compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias. Porque não aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens.” – Lamentações 3:32-33
Deus castiga o rebelde. Às vezes ouço alguém dizer: “Deus não castiga ninguém”. É engano, Deus castiga, pune, sim, ao rebelde, inclusive os seus filhos, como um pai que disciplina:
“Porque o Senhor corrige a quem ama e castiga todo filho a quem aceita.” – Hebreus 12:6
Claro que muito do castigo que sofremos são as próprias consequências de atitudes erradas tomadas. Mas o Todo-Poderoso castiga, e faz-me lembrar de outro texto de Hebreus:
“Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” – Hebreus 10:31
O mundo religioso mostra um Deus irreal: ou querendo punir, sem amor ou tolerante com o pecado como um vovô que dá risada do que aprontam seus netos. Para conhecermos a Deus de verdade, precisamos vê-lo em todas as páginas da Escrituras Sagradas.
Deus é vingador dos que sofrem. Feliz é a pessoa que espera em Deus, que não se vinga, e deixa a vingança nas mãos dele. No texto de hoje as nações celebravam, zombavam e faziam festa em razão do castigo de Deus sobre seu povo. Deus viu isso e deixou bem claro que pagariam por tal irreverência. Fez-me lembrar o que Paulo diz a respeito de Deus ser o Vingador:
“Meus amados, não façam justiça com as próprias mãos, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: ‘A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.’” – Romanos 12:19
Portanto, quando afligidos e maltratados, corramos para Deus e digamos a Ele, nosso Senhor: “O Senhor está vendo a atitude de fulano. Por favor, deixo na sua mão para que julgue”. Foi o que Davi fez com relação a Saul que o perseguia (1 Samuel 24:12).
Como é bom olhar a Palavra de Deus e ter uma perspectiva correta de Deus. Tal perspectiva enche nosso coração de alegria e esperança ao vermos sua misericórdia e compaixão, mas enche de temor ao vermos sua ira e justiça. É esse o Deus verdadeiro, encontrado nas Escrituras Sagradas.