Quantas vezes você já se pegou observando uma criança e se maravilhou com a simplicidade e pureza com que ela vê o mundo? Recentemente, ao olhar para meu neto, percebi algo que eu já deveria saber há muito tempo. Ele vive a vida despreocupadamente, sem pressões ou ansiedades. Ele só pensa em brincar, explorar, e não se preocupa com as questões da vida que nós, adultos, carregamos todos os dias. Ele não pensa na próxima refeição, se tem dinheiro na conta, na roupa que vai vestir, nem se haverá luz ou água em casa. Ele não se preocupa apesar da importância que o assunto e as coisas tenham. Ninguém vive sem água, roupa e comida e ele nem pensa nisso. Ele vive seguro, sabendo que sempre terá alguém para cuidar dele. Essa percepção me levou a uma reflexão sobre como deveria ser nosso relacionamento com Deus.
Aprendendo com a Simplicidade Infantil
Meu neto é uma verdadeira força da natureza, sempre em movimento, sempre em busca de aventuras. Ele chora sem motivo aparente, mesmo quando está limpo, alimentado e saudável. Ele explora sem medo, confiando plenamente que, se algo der errado, alguém estará ali para ampará-lo. Não é assim que deveríamos viver nossa vida de fé?
Jesus nos convida a viver com a confiança de uma criança. Em Mateus 18:3, Ele diz: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.” A confiança infantil é descomplicada, sem reservas, e totalmente dependente. Assim como meu neto não se preocupa com o amanhã, devemos confiar que Deus proverá tudo o que precisamos.
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mt 11:28-30)
Quando enfrentamos problemas financeiros, de saúde, ou quando nossa fé parece enfraquecida, é fácil nos perdermos em preocupações e ansiedades. No entanto, Deus nos chama a lançar sobre Ele todas as nossas ansiedades, porque Ele cuida de nós (1 Pedro capítulo 5 versículo 7).
“lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”
Nosso papel é viver com a confiança e a simplicidade de uma criança, sabendo que, independentemente do que aconteça, Deus está no controle.
A Confiança Inabalável em Deus
Olhando para meu neto, entendi algo fundamental: nossa confiança em Deus deve ser tão inabalável quanto a de uma criança em seus pais. Não importa o tamanho do desafio ou o quão sombria pareça a situação, podemos ter certeza de que Deus está conosco, nos guiando, protegendo e cuidando de nós em cada passo do caminho.
“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;
refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmos 23:1-3)
Deus nos ama de uma maneira que é difícil de compreender totalmente. Mesmo quando não vemos o que está à frente, Ele sabe o que é melhor para nós. Em Filipenses 4:6-7, Paulo nos encoraja:
“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes, em tudo, sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.”
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre” (Salmos 23:4-6)
Assim como uma criança confia plenamente, mesmo que inconsciente, que seus pais sabem o que é melhor, somos chamados a confiar em Deus com a mesma intensidade e simplicidade, mas, ao contrário de uma criança, nós devemos confiar de forma consciente. Não precisamos entender todos os “porquês” da vida; precisamos apenas confiar que, em Cristo, estamos seguros. Então, vivamos cada dia com a serenidade e a confiança de uma criança, certos de que Deus está sempre cuidando de nós, mesmo nas tempestades da vida.
Escrevi este texto pensando em meu irmão o Edinho. Minha intenção é que Ele esteja confiante no Pai e que nada faltará.