fbpx

É Por Deus e para Deus

“Mas Samuel não gostou desta palavra, quando disseram: ‘Dê-nos um rei, para que nos governe.’ Então Samuel orou ao Senhor. E o Senhor disse a Samuel: — Atenda à voz do povo em tudo o que lhe pedem. Porque não foi a você que rejeitaram, mas a mim, para que eu não reine sobre eles.” – 1 Samuel 8:6-7

Sempre me chamou a atenção o fato de Samuel ter se aborrecido com o povo de Israel quando este pediu um rei para sucedê-lo. O profeta levou o pedido para o lado pessoal e sentiu-se rejeitado pela nação.

A resposta sábia de Deus foi: “Porque não foi a você que rejeitaram, mas a mim, para que eu não reine sobre eles.” (vs. 7-b) Este é um verdadeiro princípio e lição para todo servo de Deus, que se afadiga na pregação do evangelho, que está servindo o reino de Deus e no seu serviço lida com pessoas e está sempre sujeito a ser rejeitado. Isso ocorre mesmo tendo intenções tão boas de levar àqueles a quem estão servindo mais próximos de Deus. Quando as pessoas rejeitam a mensagem do evangelho que pregamos ou mesmo nossa ajuda, devemos ter essa palavra de Deus em mente: “Não somos nós os rejeitados, é a Palavra de Deus ou mesmo o próprio Deus que está sendo rejeitado”. E mais, o trabalho é dele, não nosso, simples instrumentos em suas mãos.

Já vivi a experiência de gastar tempo, dinheiro, energia, tentando compartilhar o evangelho para muitas pessoas. E é uma alegria quando ouvimos: “Entendi a mensagem de Deus, quero ser batizado (a)”. Já ouvi isso várias vezes e confesso que nada me deixa mais alegre do que ouvir essas palavras, pois sei que a vida daquela pessoa dará um salto rumo à eternidade com Deus na volta de Jesus.

Porém, há outras respostas que causam tristeza: a pessoa vai se afastando, desmarca os encontros, parece não mais interessada ou mesmo diz verbalmente: “Entendi a mensagem, mas no momento não é isso que quero para mim”. Alguém já me disse: “Quero viver a vida do meu jeito primeiro”.

Também acontece de nos preocuparmos com amigos que estão vivendo momentos difíceis na vida e irmãos em Cristo que estão se afastando aos poucos de Deus. Vamos atrás e às vezes somos mal recebidos, até mesmo ignorados ou rejeitados. Uma vez fui visitar uma pessoa que se afastava de Deus e ela pulou o muro da casa para não falar comigo. Outro baixou o volume da TV, ficou quietinho e me deixou tocando a campainha até desistir.

Atitudes como essas podem nos deixar irritados com as pessoas, ressentidos e magoados. Ou podemos, de forma sábia, raciocinar como Deus instruiu a Samuel: “Não estão rejeitando a você (deixa de se achar tão importante assim, eu acrescentaria), mas a mim e a minha palavra”. Internalizar isso no coração já me livrou de amarguras e ressentimentos desnecessários.

Paulo diz em Colossenses 3:23-24: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.”

Sim, nosso trabalho é de formiguinha, nosso poder é limitado, mas, motivados por amor a Deus e a seu povo, daremos o nosso melhor, Deus será glorificado e o reino de Deus edificado.

Nota: artigo publicado na edição de maio de 2020 do boletim informativo das igrejas de Cristo em Guarulhos, Amo Jesus – Porque ele me amou Primeiro, que trouxe o tema geral “Trabalho de formiguinha”.
 

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo