fbpx

É POSSÍVEL AGRADAR A DEUS

“Mesmo que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, diz o Senhor Deus.” – Ezequiel 14:14

“Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, mesmo que esses três homens estivessem no meio dela, não salvariam nem os seus filhos nem as suas filhas; só eles seriam salvos, e a terra seria assolada.” – Ezequiel 14:16

“Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, mesmo que esses três homens estivessem no meio dela, não salvariam nem os seus filhos nem as suas filhas; só eles seriam salvos.” – Ezequiel 14:18

“Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, mesmo que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, não salvariam nem o seu filho nem a sua filha; pela sua justiça salvariam apenas a sua própria vida.” – Ezequiel 14:20

No capítulo 14 do livro de Ezequiel Deus mostra ao seu profeta o quanto os pecados do povo de Israel o desagradam e ninguém poderá intervir pela nação. Como o Senhor já tinha dito através do profeta Jeremias.

Porém, este texto faz-me pensar no quanto o Senhor Deus valoriza e se agrada daquele que faz a sua vontade e vive em integridade.

Deus cita Noé, Daniel e Jó como pessoas exemplos de integridade. Mas, mesmo essas pessoas conseguiram salvar apenas algumas poucas pessoas: Noé, sua família, Jó, suas filhas e Daniel foi grandemente utilizado por Deus exatamente nessa época do exílio.

Noé e Jó são figuras do passado, quando sequer existia a nação de Israel, utilizados como exemplos de retidão. O curioso é que Daniel é contemporâneo de Ezequiel, viveu na mesma época. Alguns comentaristas bíblicos até pensam tratar-se de outro Daniel, tal a proximidade em que se encontra dos acontecimentos. Mas a maioria entende ser o profeta que tanto influenciou com sua conduta os reis babilônicos.

O Senhor está comunicando que é possível uma pessoa, mesmo vivendo num mundo imperfeito como o nosso, ser uma referência de vida reta. A maioria das pessoas não querem saber de Deus. Mas, quando pensarem em Deus, que elas pensem em nós como referência de gente que busca a Deus e deseja viver em obediência.

Que o Senhor Deus olhe do céu e possa olhar para mim e você que está lendo este artigo como exemplos de retidão, justiça e integridade. Como fez na época do exílio ao lembrar-se desses três homens, especialmente Daniel, contemporâneo dos acontecimentos.

Como última aplicação chamo a atenção para a responsabilidade individual que existe na busca de Deus. Por mais que uma pessoa seja correta, ela salvará apenas a si mesma. Poderá influenciar, orar, estar sempre pronta para ajudar. Mas a salvação é individual e todos nós um dia compareceremos diante do tribunal de Cristo e prestaremos contar de nossas atitudes.

“Porque é necessário que todos nós compareçamos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.” – 2 Coríntios 5:10

Claro que, nesse dia, não poderemos comparecer desacompanhados de nosso advogado, Jesus Cristo (1 João 2:1). É Ele quem garantirá nossa entrada no céu. E o dia de seguir a Jesus e obedecer ao seu evangelho chama-se hoje.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo