fbpx

AS PERGUNTAS DE ZACARIAS E MARIA – O EVANGELHO DE LUCAS

“Então Zacarias perguntou ao anjo: — Como terei certeza disso? Pois eu sou velho, e a minha mulher também já tem idade avançada.” – Lucas 1:18

“Então Maria disse ao anjo: — Como será isto, se eu nunca tive relações com homem algum?” – Lucas 1:34

“Porque para Deus não há nada impossível.” – Lucas 1:37

A pergunta feita por Zacarias e Maria são semelhantes: como poderia ocorrer algo impossível do ponto de vista humano: um casal de idosos com a mulher estéril e uma mulher que não teve relações sexuais com um homem, terem filhos?

Sempre me chamou a atenção o tratamento dado pelo anjo Gabriel à pergunta de ambos: para o idoso sacerdote uma repreensão e a perda da fala, para a jovem Maria uma resposta compreensiva.

Talvez a razão seja exatamente esta: as perguntas feitas por ambos, semelhantes, saíram dos lábios de pessoas bem diferentes. Uma jovem e inexperiente moradora da cidade Nazaré e um sacerdote experimentado, muito conhecedor das Escrituras Sagradas.

Talvez para o anjo fizesse sentido a dúvida de Maria, em razão da sua pouca idade e inexperiência. Para Zacarias não, um sacerdote, idoso, conhecedor dos Escrituras e dos grandes feitos de Deus na vida do povo de Israel. Eis a razão da, ao que parece, da “falta de paciência” do anjo Gabriel com Zacarias.

Este texto fez-me pensar sobre crescimento espiritual. Quando saímos das águas do batismo, somos crianças na fé, precisamos de leite espiritual e não alimento sólido. Temos muitas dúvidas. Os acontecimentos da vida aqui na terra ainda nos assustam. Temos pouco conhecimento de Deus e da Palavra dele. É normal e creio que Deus entende nossa falta de fé, nossas dúvidas e nossa inexperiência na Palavra.

O problema é quando vemos pessoas que, 20, 30 e até 40 anos de vida cristã, andando com o Senhor, mas que não cresceram espiritualmente na mesma proporção. Parece terem as mesmas dúvidas, os mesmos altos e baixos, a mesma inexperiência e imaturidade espiritual de um recém-convertido. Para pessoas assim o autor de Hebreus mandou uma repreensão:

“A esse respeito temos muitas coisas a dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês ficaram com preguiça de ouvir.

Pois, quando já deviam ser mestres, levando em conta o tempo decorrido, vocês têm, novamente, necessidade de alguém que lhes ensine quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus. Passaram a ter necessidade de leite e não de alimento sólido.” – Hebreus 5:11-12

Junto com o tempo andando com Jesus aumenta a nossa responsabilidade de conhecer mais e mais da Palavra de Deus e especialmente aplicar essa palavra na vida. Aliás, admira-me a falta de conhecimento bíblico de alguns irmãos com tantos anos de vida cristã. E pior ainda, deixarem-se abater por situações que deveriam ter maturidade para encarar de forma mais confiante.

Finalmente, quero ainda destacar o que o anjo disse para Zacarias, Maria e para nós: “Porque para Deus não há nada impossível.”

Sim, meus irmãos, para o nosso Deus, nosso Pai celestial, não há nada que Ele não tenha poder para fazer. Não há nada que o pegue de surpresa. Nada que Ele não possa consertar. Como diz um irmão: “nada pega Deus desprevenido”.

Portanto, andemos na fé, na certeza das coisas que se esperam e convicção de fatos não vistos (Hebreus 11:1), que nenhuma das promessas divinas cairá por terra e que aquilo que Ele nos promete na Palavra, certamente Ele fará.