fbpx
Fake News

Fake News é Pecado!

Eu fico me perguntando qual é a motivação de quem inventa notícias falsas? Não basta ser mentiroso na vida e também tem que aumentar seus pecados nas redes sociais? É chover no molhado, mas é necessário dizer que mentira é peado e que o pai da mentira é o diabo. Os pecados sempre vão ter consequências. Todos nós devemos orar para que as consequiencias sejam enfrentadas aqui nesta vida, porque lá, na presença de Deus, não vai ter mais o que fazer. Aqui é o lugar da paciência e misericórdia de Deus. Lá, vai ser o lugar da justiça e da ira de Deus contra o pecado.

Quem peca está desprezando o que já ouviu sobre Deus e não nos enganemos, Deus é bom e faz com que todos ouçam sobre Ele muitas vezes durante suas vidas, mesmo que tal pessoa nunca tenha tido acesso a uma Bíblia impressa. Muitos questionam o caso dos índios isolados, por exemplo, mas veja o que Paulo fala quando ainda era um tempo de mais isolamento ainda:

“Pois o que se pode conhecer a respeito de Deus é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, isto é, o seu eterno poder e a sua divindade, claramente se reconhecem, desde a criação do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que Deus fez. Por isso, os seres humanos são indesculpáveis. Porque, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, e o coração insensato deles se obscureceu.” (Romanos 1:19-21)

Basicamente é uma questão de escolha. Deus sendo justo não seria justo deixar alguém neste mundo na escuridão sem poder conhecê-lo. Pelo contrário, Deus se manifesta até mesmo através do que não se pode ver, então todos “os seres humanos são indesculpáveis”. Então, viver em pecado também é uma questão de escolha.

“E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a um modo de pensar reprovável, para praticarem coisas que não convêm. Estão cheios de todo tipo de injustiça, perversidade, avareza e maldade. Estão cheios de inveja, homicídio, discórdia, engano e malícia. São difamadorescaluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes, orgulhosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, desleais, sem afeição natural e sem misericórdia. Embora conheçam a sentença de Deus, de que os que praticam tais coisas são passíveis de morte, eles não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.” (Romanos 1:28-32)

Neste texto acima temos uma lista de pecados bem conhecidos e amplamente praticados. Destaquei no texto os difamadores, caluniadores e os inventores de males. São os pecados que nutrem o comportamento dos criam fake news (notícias falsas). Pecado nunca vem sozinho e nunca fica pequeno. Todos estes pecados estão entrelaçados entre si e a sentença também é conhecida:

“Embora conheçam a sentença de Deus, de que os que praticam tais coisas são passíveis de morte, eles não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam” (Rm 1:32).

Leia novamente o último versículo repetido acima. Não só difamar, caluniar e inventar males é pecado, mas também aprovar quem assim procede é igualmente pecado e cabe a mesma sentença da parte de Deus. Compartilhar fake news é pecado porque é conivência com o mal e a mentira. É cumplicidade. E este ensinamento serve para o comportamento em qualquer lugar, inclusive nas redes sociais.

“E não sejam cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, tratem de reprová-las. Pois aquilo que eles fazem em segredo é vergonhoso até mencionar.” (Efésios 5:11, 12)

Neste tempo de pandemia e polarização, não devemos tentar apagar a fogueira jogando gasolina. Vamos nos abster das coisas deste mundo apesar de fazer parte dele. Vamos fazer o nosso dever, mas não devemos nos meter nos negócios dos outros (opiniões, partidarismos, crenças, escolhas, etc). Vamos só pregar a Jesus e deixe que Ele faça o resto. Somos peregrinos em terra estranha. Foi nos dado cidadania neste país e temos direitos e deveres, mas devemos lembrar que fazemos parte de um mundo onde nada disso que estamos vivendo pode chegar até lá, somente a santidade e sem santidade ninguém verá ao Senhor.

Para terminar, sabedoria eterna para esta vida passageira através das palavras dos Provérbios.

“Os lábios do tolo entram na discussão, e a sua boca clama por açoites. A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios são uma armadilha para a sua alma. As palavras do difamador são comida fina, que desce para o mais interior do ventre.” (Provérbios 18:6-8)

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo