fbpx
HÁ CONDIÇÕES PARA SEGUIR O SENHOR JESUS

HÁ CONDIÇÕES PARA SEGUIR O SENHOR JESUS

“Jesus dizia a todos: — Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. De que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou causar dano a si mesma?” – Lucas 9:23-25

Este foi um dos textos que li antes de crer em Jesus como único caminho até Deus, decidir arrepender-me dos meus pecados, confessar Jesus como Senhor e Salvador e descer às águas do batismo. É também um texto que me faz permanecer fiel ao Senhor já por 3 décadas e meia.

Após dizer que Ele, Jesus, como o Cristo prometido a Israel teria que passar pela morte horrenda na cruz, avisa que cada um dos seus seguidores, como Ele, o Mestre, teria que morrer para suas próprias vontades e, se necessário, por causa de sua fé.

O texto começa mostrando que Jesus “dizia a todos”, isto é, é um convite aberto, todos os atuais mais de 8 bilhões de moradores desse planeta são convidados independente de sua raça, sexo, nação onde habita, pois Jesus morreu na cruz por toda a humanidade. Desta forma, todos são convidados.

Em seguida, Ele mostra que é opcional e individual, nas palavras “se alguém quer vir após mim”, isto é, se alguém quer me seguir. Durante este mês de maio tenho pregado aos domingos na igreja nos Pimentas o tema “Seguindo a Jesus do jeito dele”. Isto significa que apesar do convite ser feito a todos, ser bem democrático, há condições e termos para sermos discípulos do Mestre. Jesus não obriga ninguém a segui-lo, mas Ele convida a todos, deixando bem claro que há condições. E estas condições estão na Palavra de Deus.

Olha que palavras desafiadoras são os termos de Jesus: “negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.”

Há um discurso muito popular: “Venha para Jesus do jeito que você é, que Ele o aceita”. Isto é meia verdade. Ele chama a todos e aceita na situação em que estão para, em seguida, mudar suas vidas a partir do arrependimento, pois Ele veio chamar pecadores ao arrependimento:

“Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.” – Lucas 5:32

Uma pessoa que decide seguir a Jesus entende que tudo o que nele não é de Jesus deve ser negado: valores, comportamentos, maneiras, formas de viver. E é uma negação diária. Antes de descer às águas do batismo, confessamos nossos pecados, mas, durante toda a vida, vamos morrendo para nós mesmos, renunciando tudo aquilo que não pertence a Deus e vamos nos revestindo, mais e mais, de Cristo e seus valores.

“Porque todos vocês que foram batizados em Cristo de Cristo se revestiram.” – Gálatas 3:27

A vida cristã consiste em tomar a nossa cruz, isto é, morrermos para nós mesmos e inclusive para o mundo sem Deus e isso diariamente. O discípulo de Jesus, apesar de se reunir com seus irmãos em dias determinados, especialmente o domingo, vive a vida cristã de forma integral, isto é, todos os dias. Onde ele está é um seguidor de Jesus e sua maneira de viver mostra isso.

No final o Senhor Jesus diz: “Do que adianta ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se?” Que verdade! Cuidado, portanto, se somos sucesso aos olhos e padrões deste mundo afastado de Deus. Depois de nos tornar discípulos de Jesus nossa maior missão é obedecer a Jesus e ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo. Responda para você mesmo: suas energias, dinheiro, bens, tempo são direcionados para seguir a Jesus e ganhar pessoas para Ele?

Assim, para seguir Jesus há termos e condições. O Senhor não busca simpatizante a Ele (nesse sentido a maioria dos brasileiros o são). Ele busca seguidores que fazem de Jesus o maior amor de sua vida.



Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?