História da Congregação da Igreja de Cristo em Simonésia – MG

Ontem sai de casa disposto para o meu trabalho secular como faço todos os dias.  Mas também não foi só isso, queria saber mais como surgiu uma congregação da Igreja de Cristo, “nos confins da terra“, na região de Manhuaçu, MG. Mais precisamente em Simonésia.  Fui  atrás da resposta e, para isso fui bater um papo com o irmão Alisson Terra, ele é um evangelista em tempo integral servindo ao Senhor na Igreja de Cristo Guanabara em Campinas, SP.

E Simonésia é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2015 era de 19.421 habitantes com uma Área: de 487,8 km².  IBGE/2015. E a pergunta que fiz foi:

Como surgiu a Igreja de Cristo em Simonésia?

Alisson e Nivia

A igreja de Cristo em Simonésia começou quando eu, junto com a Nivia, minha esposa, fomos passear na casa de meus pais. Isso nós estávamos programando essa viagem no mês de outubro de 2009, e nós nos preparamos para dar um estudo bíblico no mês de janeiro de 2010 em Simonésia. E a congregação do Guanabara nos apoiou para esse trabalho.

Chegamos em Simonésia em janeiro de 2010, conseguimos uma sala de aula em uma escola municipal da cidade e ali então fizemos e ali fizemos um estudo bíblico de três tarde e três noites, terminando no sábado o estudo e no domingo de manhã nos reunimos no mesmo local para que pudéssemos mostrar para a turma que fez a aula como era um culto de adoração a Deus.

Tínhamos aproximadamente umas doze pessoas fazendo o estudo tanto na tarde quanto a noite e, dessa turma, cinco pessoas se batizaram e ali então começou uma congregação da igreja do Senhor.

Viemos embora pra Campinas, eu e a Nivia, naquele mesmo ano no mês seguinte, um mês após aqueles batismos eu a Nivia, o Genésio e a Francisca, voltamos em Simonésia, no período do carnaval e fizemos treinamento com esses irmãos que se batizaram, passamos esses dias lá de treinamento com eles. E assim, então, surgiu a congregação e os trabalhos continuaram dentro da cidade. Essas pessoas que se batizaram a maioria eram da zona rural e depois disso deram continuidade no trabalho nessa cidade.

Homens trabalhando

Quando foi em 2011, em julho, nós saímos aqui de Campinas, uma equipe para podermos lugar um local onde os irmãos pudessem se reunir como igreja, porque eles estavam se reunindo nas casas, mas eles queriam ter um espaço. Então alugamos um espaço chamado escola da Bíblia, colocamos uma placa “Escola da Bíblia”, e ali demos alguns estudos, ali também os irmãos começaram a se reunir para adorar a Deus.

Ficamos nesse local mais ou menos por um ano. Quando foi em 2012, nós já conseguimos construir um local para poder adorar o Senhor. Então nós fizemos um prédio, saiu uma equipe aqui de Campinas, foi doado um terreno lá no sitio dos pais da nossa irmã Sandra, do nosso irmão Pedro e do nosso irmão João.

Esse local que foi doado pela Irmã Sandra, hoje lá tem o prédio, construído em apenas duas semanas de trabalho, com o esforço de vários irmãos que batalharam dia e noite para realização da obra física onde hoje o irmão se reúne para honra e gloria do nosso Deus.

Início das obras

Quantos irmãos têm naquela congregação? Sei que você está sempre dando suporte naquele local com estudos e treinamento dos homens. Mesmo eu conhecendo, gostaria que você falasse um pouco sobre isso.

Lá tem vinte (20) irmãos e suas famílias, um total de 25 membros, com uma media de trinta (30) pessoas nos cultos aos domingos, contando os visitantes. É uma igreja bastante forte, esse ano teve três batismos está indo muito bem o trabalho, nós aqui do Guanabara damos o suporte lá. Este ano, por exemplo, a congregação do Guanabara me enviou pra lá quatro vezes.

Prédio no ponto de telhado

Uma pergunta que eu gostaria de fazer pra você. Já falaram pra mim, mas gostaria de ouvir de você mesmo. É verdade que antes de surgir esse trabalho – lá nos confins, é como as pessoas gostam de se referir – você viajava pra lá e não tinha onde congregar e essa foi uma das razões que fez com que você batalhasse mais para que tivesse essa congregação?

Também! Mas, o que moveu mais era o desejo que eu tinha que a minha família conhecesse o evangelho e muitas vezes tentei falar do Evangelho pra eles, mas eles não estavam dando muita atenção  e aí  percebi que talvez não começasse pela minha família, mas começasse pelas pessoas da cidade.

A congregação está localizada na zona rural na localidade conhecida como Córrego São Vicente a 8,5 km do centro da cidade, na estrada que liga Simonésia ao Distrito de Rio Preto, com facilidade de acesso por meio das linhas de ônibus que tem ponto de parada em frente ao prédio da igreja.
Obrigado meu irmão! Foi muito bom ter falado com você, que Deus te abençoe! Que nós possamos continuar esse trabalho, que aquela congregação seja para aquela região um exemplo como tem sido e que outras congregações possam surgir através de trabalhos missionários como essa congregação surgiu.