Como contar uma mentira? Existem técnicas que precisam ser conhecidas e, de um modo geral, a conhecemos na prática. Talvez você lembra quando começou a mentir para os seus pais. Você precisou aprender que a mentira tem que ter um quê de verdade. Se eu queria passar a noite fora de casa, eu precisava dar uma referência verdadeira e conhecida pelos meus pais e, então, inventar o resto. A coisa só não dava certo quando eles iam checar a informação como um todo. É, não foi o meu caso, eu preguei outras mentiras, mas graças a Deus a maioria não deu certo.
Seguindo a mesma formula conhecida acima é contar duas verdades e uma mentira. Coloque uma mentira no meio de duas verdades e você a encobre. Ainda outra forma é desafiar: “Você não acredita em mim?”.
Sabemos, porém, que mentira é pecado e o pai da mentira é o diabo. Então podemos e devemos chegar a conclusão de que mentira, por menor e melhor intenção que tenha, não vem sozinha (sempre é acompanhada de pecados maiores e piores) e nunca fica pequena.
Nós, discípulos de Cristo, não precisamos saber tudo, apenas a verdade que nos liberta é suficiente. Deveríamos nos apegar menos a este mundo, seus interesses e as suas notícias amedrontadoras e mais a verdade que nos salva. Procurando a verdade vamos sempre encontrar Jesus Cristo, quem procura a verdade e ainda não encontrou Jesus, não encontrou a verdade.
O apóstolo Paulo perseguia a verdade e a verdade lhe apareceu no caminho para Damasco e, depois de conviver com a verdade, ele escreveu sobre os inventores de males que usam da verdade e da mentira para manipular. Esta passagem a seguir descreve muito bem os nossos meios de comunicação e outros que se aproveitam da ignorância, do medo e do poder que podem tirar das pessoas para satisfazerem bem seus interesses.
“28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, 29 cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, 30 caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, 31 insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. 32 Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem.” (Romanos 1:28-32)
O principal meio de comunicação hoje no Brasil se enquadra muito bem nisso. Desprezam o conhecimento de Deus e estão entregues ao que quiserem fazer. Pregam todos os seus prazeres e ideologias através de novelas bem feitas e notícias de alta qualidade. São cheios de injustiça, malícia, avareza, maldade, inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade, difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçoso, inventores de males, pregam a desobediência aos pais (quem não respeita aos pais a quem vê, como vai respeitar autoridades superiores e a Deus a quem não vê?), insensatos, pérfidos (que falta à fé jurada; desleal, traidor – segundo o dicionário), sem afeição natural e sem misericórdia. O que você acha que vai acontecer com eles? O que você acha que vai acontecer com os que são cúmplices deles? São passíveis de morte e não só procedem dessa forma, como também aprovam os que procedem como eles. Colocando um pouco de interpretação e aplicação à passagem acima mencionada.
Como Paulo escreveu para Timóteo, aquele deveria ser o nosso comportamento:
“Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.” (2 Timóteo 3:14)
Procure olhar para as coisas boas. Tenha fé, esperança e amor, é o que resta, o amor, porém, é o maior e eterno. Ninguém precisa conhecer todas as falsificações do mundo, basta conhecer o original. Não precisamos conhecer todas as mentiras, basta conhecer a verdade. Não precisamos conhecer todos os pecados, basta conhecer a santidade. Se afaste das notícias ruins e você começará a ter uma vida muito melhor. Você vai criar aquela fé e esperança que tanto falamos e o mundo vai querer saber qual a razão da sua esperança e você vai estar pronto para responder com mansidão, boa consciência e temor (1 Pe 3:15, 16).
“…ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Afastem-se de toda forma de mal.” (1 Tessalonicenses 5:21,22)
O tempo é para boas notícias e tem melhor notícias do que o evangelho? Claro que você deve saber que o significado de evangelho é “Boas Novas”. Se ligue nas boas novas, renove-as no seu coração. Leia a Bíblia, porque quando e se as coisas voltarem à normalidade, que você não volte, volte melhor e pronto para falar da maravilhosa luz.
“O Senhor está longe dos ímpios, mas ouve a oração dos justos. Um olhar animador dá alegria ao coração, e as boas notícias revigoram os ossos.” (Provérbios 15:29,30)
Agora cabe a você escolher se segue as Boas Novas ou os inventores de males. Se você segue os inventores de males, saiba que juntamente com os males não é só isso, tem muito mais que está junto e escondido entre algumas verdades insignificantes e bem produzidas. Desligue a televisão, pare de se pre-ocupar, basta ao dia o seu próprio mal. As pessoas sem Deus é que se pre-ocupam, nós aproveitamos as oportunidades e esta é uma das melhores que já aconteceu. Deus enviou este vírus? Sim, Deus está em todas as coisas e nem todo mundo está com Deus e pronto para encontrá-lo. Você está? Vai se aprontando para responder a razão da esperança que você tem.
Muitas notícias são verdadeiras, mas também trazem junto consigo os interesses. Aí a gente lembra de como contar uma mentira: só esconder ela entre a verdade…