fbpx
Leia, medite e transforme-se

Leia, Medite e Transforme-se

Deus é infinitamente poderoso para fazer mais do que pedimos ou pensamos conforme o poder Dele que está em nós (Ef 3:20). Por que o poder de Deus não se manifesta? Será que por causa do longo tempo de eternidade Deus foi perdendo o Seu poder? Será que Ele não liga mais para o que pedimos ou pensamos? Será que o problema somos nós? Ah, aí está o problema. Deus continua infinitamente muito mais poderoso do que podemos pedir ou pensar… Assim, da mesma forma a Sua palavra continua “…viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hebreus 4:12).

Então, por que ela parece não estar fazendo mais tanto efeito quanto já fez, como no livro de Atos? O problema nunca foi Deus e Sua palavra, o problema agora é o mesmo de sempre, nós, simples discípulos ou pregadores da palavra.

Hilquias achou um livro e deu a Safã que o leu. Safã ficou tão incomodado com o que leu no livro, que o levou diante do rei e, depois de prestar contas do seu trabalho, leu o livro diante do rei. O rei, ao ouvir o conteúdo do livro, rasgou suas roupas reais. Eles estavam mergulhados na idolatria e o livro da Lei falava contra o comportamento deles. Josias se arrependeu ao ouvir o conteúdo do livro da Lei da Aliança do Senhor e mudou a atitude de Israel: “Antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao Senhor de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a Lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro igual.” (2 Reis 23:25).

Precisamos de pregadores mesmo que sejam os amadores como Safã que era um escrivão para falar da palavra do Senhor de tal forma que leve as pessoas ao arrependimento e conversão de todo o coração, alma e forças. Pregadores assim surgem entre aqueles que leem para si mesmos e até perante reis. Quanto da palavra de Deus você tem lido? Não tem substituto nem atalho para a leitura. É a leitura que muda tudo. A leitura para si mesmo e a leitura pública.

Jesus, filho de Deus, lia a palavra publicamente aos sábados na sinagoga (Lucas 4:16-21). Paulo falou para Timóteo ler, explicar e aplicar a palavra de Deus (1 Tm 4:13). Também escreveu que a palavra precisa ser meditada (1 Tm 4:15).

O progresso do pregador ou de qualquer discípulo está intimamente ligado na leitura e meditação da palavra. Este tempo de meditação, é também um tempo de oração. Na meditação questionamos nosso entendimento, obediência, práticas e fidelidade. Agora, se você nem sequer lê o que a palavra diz, o que você espera no tempo da provação e tentação?

Leia a Bíblia, não negligencie a sua alma o alimento que ela precisa.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo