“Produzam frutos dignos de arrependimento! E não comecem a dizer uns aos outros: “Temos por pai Abraão”, porque eu afirmo a vocês que Deus pode fazer com que destas pedras surjam filhos a Abraão.” – Lucas 3:8
“O importante é ter fé, seja ela qual for, em quem for e da maneira que for”, é uma frase que ouço com frequência. Esta é uma pregação falsa, pois a fé bíblica é centralizada na pessoa de Deus e é obediente, que produz frutos, seguida de obras, como diz o irmão do Senhor Jesus, Tiago:
“Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.” – Tiago 2:17
As pessoas ficaram animadas com a pregação de João Batista e iam até ele. Porém, o profeta os alerta que sua fé e o arrependimento dos seus pecados devem ser seguidos dos respectivos frutos.
João, inclusive cita, exemplo, para aqueles que iam até ele:
Para as multidões em geral: “Quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem, e quem tiver comida faça o mesmo.” (vs. 3:11). Para os publicanos: “Não cobrem mais do que o estipulado.” (vs. 13). Interessante que, como Jesus, ele não condenou o tributo, mas a sua cobrança desonesta por parte dos cobradores. Para os soldados, João disse: “Não sejam prepotentes, não façam denúncias falsas e contentem-se com o salário que vocês recebem.” – Lucas 3:14
Destaco ainda que no evangelho de Lucas, um cobrador de impostos deixa um dos maiores exemplos de arrependimento, seguido da necessária restituição. Este homem é Zaqueu:
“Zaqueu, por sua vez, se levantou e disse ao Senhor: — Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguma coisa de alguém, vou restituir quatro vezes mais.” – Lucas 19:8
João deixa claro que não adiantava dizer: “Temos por pai Abraão”, se esta declaração não fosse seguida por atitudes que mostravam que a pessoa seguia os passos de fé do patriarca, algo dito futuramente pelo apóstolo Paulo:
“Ele é também pai da circuncisão, isto é, daqueles que não são apenas circuncisos, mas também andam nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai, antes de ser circuncidado.” – Romanos 4:12
Muitos judeus achavam que por terem sido circuncidados, sinal exterior da aliança de Deus com Abraão, já estavam bem e justos diante de Deus. O mesmo pode ocorrer hoje: a pessoa pensa que por ser batizado, sinal exterior de nossa fé em Jesus, e estar presente nas reuniões da igreja, isto é o suficiente.
Na realidade isto é apenas o começo. Os exemplos citados por João mostram que a verdadeira fé vinda em decorrência do nosso arrependimento, produz bons frutos, frutos de arrependimento, isto é uma vida santa, piedosa, dedicada a Deus, mostrada através de um compromisso com Ele e frutos do verdadeiro arrependimento, na luta contra o pecado e no cumprimento do segundo maior mandamento, isto é, amar ao próximo na prática como as nós mesmos., E uma das maiores demonstrações do amor, além das obras de generosidade, é o compartilhar do evangelho perdoador e transformador do Senhor Jesus.
Que todos os dias nossas vidas mostremos os frutos, de nosso arrependimento para com o nosso Deus, de obediência ao evangelho, seguidos de atos práticos no dia a dia.