Barna Research é uma organização de pesquisa baseada nos Estados Unidos que se concentra em estudar e analisar tendências culturais e religiosas. Eles realizam pesquisas e publicam relatórios sobre uma variedade de tópicos, incluindo crenças religiosas, comportamento espiritual, cultura e sociedade. Embora não seja diretamente relacionado ao Brasil, seu trabalho pode fornecer informações valiosas.
A sociedade americana, feliz e infelizmente, é tomada como exemplo e modelo para o comportamento das nações no mundo. As igrejas americanas, inclusive as igrejas de Cristo para nós, servem de modelo para o mundo. As igrejas americanas de todas as denominações são mais generosas, têm mais membros, marcam presença em quase todos os países do mundo e até sustentam trabalhos no Brasil e em outros lugares. Admitamos ou não, os cidadãos brasileiros têm muito em comum com os cidadãos americanos. Portanto, vale a pena analisarmos os resultados de uma pesquisa que o Instituto de Pesquisa Barna fez.
Um estudo publicado em 2023, examina a mudança de atitudes e comportamentos religiosos em adultos americanos de 50 anos ou mais. O estudo, baseado em uma pesquisa com 1.000 adultos americanos, descobriu que os adultos de meia-idade e idosos estão se tornando menos religiosos do que as gerações anteriores.
O estudo encontrou os seguintes resultados:
-
- A frequência à igreja está diminuindo entre os adultos de meia-idade e idosos. Em 2023, 40% dos adultos americanos de 50 anos ou mais frequentavam a igreja pelo menos uma vez por semana, ante 50% em 2013.
- A crença em Deus está diminuindo entre os adultos de meia-idade e idosos. Em 2023, 70% dos adultos americanos de 50 anos ou mais acreditavam em Deus, ante 80% em 2013.
- A crença na Bíblia como a palavra literal de Deus está diminuindo entre os adultos de meia-idade e idosos. Em 2023, 40% dos adultos americanos de 50 anos ou mais acreditavam que a Bíblia era a palavra literal de Deus, ante 50% em 2013.
O estudo também descobriu que os adultos de meia-idade e idosos estão se tornando MAIS PROPENSOS A SE IDENTIFICAR COMO “ESPIRITUALISTAS” do que como “religiosos”. Em 2023, 40% dos adultos americanos de 50 anos ou mais se identificavam como espiritualistas, ante 30% em 2013.
Os autores do estudo atribuem a mudança de atitudes e comportamentos religiosos aos seguintes fatores:
-
- O aumento da secularização da sociedade americana
- O impacto da tecnologia e das mídias sociais
- As mudanças demográficas, como o aumento da diversidade religiosa
O estudo conclui que a mudança de atitudes e comportamentos religiosos entre os adultos de meia-idade e idosos terá um impacto significativo na sociedade americana.
Fonte: https://shorturl.at/iovCR