fbpx

MISSÃO DE JESUS HOJE É A NOSSA MISSÃO – O EVANGELHO DE LUCAS A

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e proclamar o ano aceitável do Senhor.” – Lucas 4:18-19

Conforme mencionei no último artigo publicado, Jesus, deliberadamente escolheu o texto que leu na sinagoga de Nazaré.

O texto escolhido, Isaías 61:1-2, no seu contexto, era direcionado àqueles que ficariam exilados na Babilônia. Em Lucas, o Senhor Jesus aplica-o ao seu ministério. Após ser ungido com o Espírito Santo no momento do batismo, daí o nome aplicado a Ele, Cristo, o Messias ou Ungido, Jesus aponta que seu ministério consistirá em:

  1. Evangelizar os pobres – Jesus veio trazer a boa notícia, significado da palavra evangelho, aos pobres, que consiste mais do que em alguém que não possui bens materiais, mas em alguém ciente de sua falência espiritual, conforme podemos ver nas bem-aventuranças: 

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.” – Mateus 5:3

Somente um pobre em espírito ou pobre de espírito consegue receber a boa notícia de Jesus vindo à terra para nos salvar. Enquanto entendermos que temos alguma riqueza ou algum mérito próprio, não receberemos plenamente a mensagem trazida pelo Senhor.

  1. Libertação aos cativos – Mais uma vez, só podem ser libertos aqueles que percebem que são cativos ou escravos do diabo. Isso aconteceu quando Adão e Eva rebelaram-se no jardim do Éden. Muitas pessoas não aceitam o evangelho hoje por não perceberem que são cativos do diabo, fazendo a vontade dele. Na Bíblia, Jesus é aquele que invade a casa do homem valente, o diabo, e de lá tira os seus cativos (Mateus 12:29). Por isso Deus, através de Jesus, nos “libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Colossenses 1:13).
  1. Restaurar a vista dos cegos – mais uma parte da missão de Jesus, dar vista àqueles a quem o deus deste século, Satanás, cegou, conforme podemos ver em 2 Coríntios 4:3-4. Para alguém ser restaurado da cegueira espiritual precisa primeiro reconhecer essa condição. Boa parte dos religiosos da época de Jesus não perceberam que estavam cegos (João 9:40-41). Jesus é aquele que nos deu a visão e por isso hoje podemos guiar outros à luz. Somente assim não cairemos no buraco, chamado na Bíblia de inferno (Lucas 6:39-40).
  1. Por em liberdade os oprimidos. Esse texto lembrou do endemoninhado geraseno. Olhemos como ele é descrito no livro de Marcos:

“Andava sempre, de noite e de dia, gritando por entre os túmulos e pelos montes, ferindo-se com pedras.” – Marcos 5:5

Hoje em dia quantas pessoas vivem na falsa felicidade prometida pelo mundo sem Deus. Parecem ser felizes, mas só parece pois, nas suas decisões, vivem ferindo-se a si próprios, como aconteceu com aquele homem libertado por Jesus. Sim, Jesus veio libertar a quem percebeu que era oprimido pelo diabo. Vejamos o que o apóstolo Pedro disse a respeito da missão de Jesus:

“Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder. Jesus andou por toda parte, fazendo o bem e curando todos os oprimidos do diabo, porque Deus estava com ele.” – Atos 10:38

  1. Proclamar o ano aceitável do Senhor – Jesus é aquele que veio nos salvar, o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29), nas palavras de João Batista. Jesus veio proclamar que dá sim para agradar a Deus, viver nos seus caminhos e estarmos preparados para o dia em que Deus julgará o segredo do coração de cada pessoa (Romanos 2:16). Por causa de Jesus, esse dia será o dia aceitável do Senhor, conforme palavras de Paulo:

“Porque ele diz: ‘No tempo aceitável escutei você e no dia da salvação eu o socorri.’ Eis agora o tempo oportuno! Eis agora o dia da salvação!” – 2 Coríntios 6:2

Eis a grande missão de Jesus aqui na terra. Hoje essa missão é de cada discípulo dele, utilizado por Deus, no poder do Espírito Santo: evangelizar os pobres de espírito, libertar os cativos do reino de Satanás, restaurar a vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos e proclamar o dia aceitável do Senhor. 

Esta é nossa maior missão nesta vida até a volta gloriosa do Senhor Jesus.

Novo vídeo



Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo

Como Crescer na fé?