fbpx

O ESTUDO SISTEMÁTICO DA BÍBLIA

“Esdras leu o livro em voz alta, diante da praça que fica em frente ao Portão das Águas, desde o amanhecer até o meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e dos que podiam entender. E todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei.” – Neemias 8:3

“Eles iam lendo o Livro da Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que o povo entendesse o que se lia.” – Neemias 8:8

“Então todo o povo se foi para comer, beber, mandar porções aos que nada tinham e fazer uma grande festa, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas.” – Neemias 8:12

“O Livro da Lei de Deus foi lido diariamente, desde o primeiro até o último dia da festa. E celebraram a festa durante sete dias; no oitavo dia, houve uma reunião solene, conforme estava ordenado na Lei.” – Neemias 8:18

Esdras e Neemias promovem um reavivamento espiritual no meio do povo de Israel na volta do exílio. E na Bíblia, reavivamento espiritual sempre significa uma volta às Escrituras Sagradas. Num dia solene tanto Esdras como sacerdote e escriba tira um tempo grande para ler e explicar a lei de Deus como também parece que os levitas, em grupos menores, explicam ao povo o que Deus deseja deles dali em diante.

Como resultado, eles entendem que precisam celebrar a festa dos Tabernáculos. Chama ainda a atenção o fato do povo chorar em arrependimento por seu afastamento a Deus, bem como a divisão dos que tinham algo com aqueles que nada tinham para comer. Foi um dia que começou com tristeza e terminou com muita alegria entre o povo de Deus.

Quero fazer três aplicações para os dias de hoje:

1. Hoje, a igreja, o povo de Deus, precisa, em nossas reuniões, separar tempo de qualidade e quantidade para o estudo das Sagradas Letras, como diria Paulo (2 Timóteo 3:15). E a melhor forma de conhecer-se a vontade de Deus é lendo-a sistematicamente, não tanto procurando trechos para um tema que se deseja, mas o estudo direto do texto tirando dali explicações e aplicações para os dias atuais. Estamos começando nos Pimentas a leitura, estudo e reflexão sobre o evangelho de Mateus, com 1 hora por semana em nossas reuniões de quarta-feira. Com certeza os participantes sairão com conhecimentos da vida e ensinos de Jesus naquele evangelho, bem como sobre como aplicar esses ensinos na vida. Conheço um irmão que costumava dizer que ao lermos um livro inteiro da Bíblia ficaremos conhecendo toda a verdade que o Senhor deseja que conheçamos. E esse irmão tem razão.

2. Em segundo lugar, quero destacar o fato das Escrituras terem sido lidas diariamente. Na realidade foi um evento para estudo da Palavra por 7 dias, o tempo de duração da festa.
Hoje em dia somos privilegiados pois todos temos um exemplar das Escrituras em casa. Se queremos conhecer a vontade de Deus, sermos consolados e confortados por Ele, a leitura bíblica diária é indispensável. Não há crescimento espiritual sem tempo lendo e meditando na Palavra. Muitos de nós diz amar a Palavra, mas esse amor deve mostrar-se no tempo em que passamos com ela para fazermos como diz o salmista:

“Quanto amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia!” – Salmos 119:97

“Amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro refinado.” – Salmos 119:127

3. Como última aplicação, quero destacar o motivo da alegria vivida pelo povo de Deus naquele dia: “porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas.” Costumo dizer que uma das coisas mais terríveis é a ignorância, isto é, a falta de conhecimento. Ela nos deixa dependentes dos outros, podemos ficar a mercê de falsos ensinamentos ou não teremos segurança sobre nossa fé, que vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17).
Na igreja do Senhor a responsabilidade é de todos: de nós que servimos, seja como evangelistas, presbíteros ou professores. Mas também é de cada discípulo de Jesus que deve diariamente ler porções das Escrituras. Essa leitura vai nos tornando sábios para nos mantermos salvos, bem como pregarmos aos perdidos a salvação que vem através de Jesus Cristo.

Sim, que conhecer a Palavra de Deus e depois aplicar seja nossa busca diária. Ao contrário do que muitos têm defendido hoje em dia, o conhecimento da vontade de Deus é, sim, importantíssimo, pois é a Palavra que nos julgará no último dia. Mas não basta conhecer, claro, precisamos depois aplicar de maneira prática em nosso dia a dia.

“Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que falei, essa o julgará no último dia.”- João 12:48