fbpx

“Funcionais” – 1 Jo 2.5,6

          Quantos verbos em outro idioma são necessários para que se tenha fluência no mesmo? Ou, quantos substantivos? Adjetivos, pronomes, advérbios, e assim por diante? Quando se alcança a fluência?

Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou”

1 João 2:5,6

          Para João a fluência no idioma de Deus se dá pelo apego a Sua Palavra, associado a meditação e obediência dos ensinos descritos nela, segundo o texto de hoje, não basta saber muito, ou fazer muito, é preciso um equilíbrio e uma constância, cíclica e humilde, de aprendizado e prática, de modo que andamos constantemente entre a hipocrisia e a ignorância.

          Paulo aos filipenses faz um pedido parecido: “vivam de acordo com o que já alcançaram” (Fp 3.15-21), e existem pelo menos duas formas de entender isso:

1) Agora que alcançamos o entendimento da Graça de Deus, por meio de Jesus, é preciso mudar nossa forma de agir, sendo santos e irrepreensíveis no nosso modo de viver;

2) A medida que entendemos as verdades bíblicas devemos nos moldar a vontade de Deus, diariamente nos adequando ao plano eterno de DEle;

          Gosto de pensar muito na segunda ideia, pois ela sugere melhor a ideia de continua transformação mental da morte na carne para a vida no espírito.  Reconheço o desafio, mas prefiro navegar nessa constante transformação à vontade dEle, quê angustiadamente esperar por uma transformação mágica, mas não bíblica (Rm 12.1,2; Tg 1.18-27; 1Pe 2.9).

           O resultado invariável, ao entender que temos livre acesso ao Pai da Eternidade, é viver continuamente suando para praticar o que sabemos; será uma vida mais misericordiosa, justa e fiel, mas não seria essa a vontade de Deus? Que amemos uns aos outros?! (Mt 22.36-40, 23.23; Gl 5.25, 6.7-10; 1Jo 2.24-29).

Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?
Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
Este é o grande e primeiro mandamento.
O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
– Mateus 22:36-39 –

 

Senhor, aumenta a nossa fé, para que sejamos combater o velho homem com seus orgulhos e egoísmos, para que possamos aproveitar as oportunidades de testemunhar Teu amor pela humanidade.