fbpx

O Que é o Evangelho?

O que é o evangelho? Pergunta simples, não é? Até parece, mas também não deveria ser nenhuma pegadinha teológica. O evangelho deveria ser conhecido por todos, pois quem não o obedece, receberá o castigo do Senhor. Evangelho deveria ser matéria de escola, pois todos os que estão vivos hoje, daqui a 100 ou 150 anos estarão mortos e o que vai acontecer depois da morte? Será que só aqueles que realizaram grandes feitos vão ser lembrados pelos livros de história e isto é tudo? Se alguém que não acredita em Deus diz que esta vida é começo, meio e fim, não tem nada a ganhar se estiver errado. Se a vida eterna for uma realidade baseada na fé, ele perde tudo. Não ter fé não tem sentido… Aí entra o evangelho.

Então, o que é evangelho? Se você já ouviu dizer que evangelho é boa nova e esta é a sua resposta, te ensinaram só um pedacinho, o significado da palavra, mas só isso não é evangelho, pois a pergunta não é o que significa a palavra evangelho e sim, o que é evangelho? É uma boa nova pelo que é e não pelo significado da palavra. É de suma importância saber o que é, tanto para obedecer e renovar a aliança todo domingo, quanto para compartilhar. Não compartilhar o evangelho, que é o maior bem que uma pessoa pode fazer por outra, é pecado:

“Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tiago 4:17)

Motivo de Punição

Que Jesus veio e viveu em Israel é um fato. Ele foi muito além de ser um homem bom. Suas palavras têm bases eternas e muda vidas. Um dia, como prometeu, Jesus voltará. Quando Jesus voltar, será visível e toda a humanidade, pois Ele voltará em chama de fogo com os seus anjos e sabe o que acontecerá? Leia…

“É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação, e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá do céu, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes. Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena de destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder. Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram em nosso testemunho.” (2 Tessalonicenses 1:6-10)

Conheça a Deus e obedeça o evangelho e viva hoje mesmo em paz. Aqueles que vivem na fé, são os mesmos que não vêem a hora de Jesus voltar. Estes, inclusive, apressam a vinda do Senhor porque vivem em santo procedimento. O evangelho dá essa segurança e paz. Não conhecer o evangelho não é desculpa para não ser castigado. Todo ser humano tem a chance de conhecer, pois Deus não é injusto. Por isso é tão importante saber o que é evangelho. Então vamos lá…

3 Passos Para a Salvação

Evangelho é uma boa nova porque o que aconteceu lá no monte da caveira, mudou a história da humanidade diante de Deus. O apóstolo Paulo também teve que obedecer o evangelho e ele escreveu claramente o que é. Então, novamente, vamos ler para saber:

“Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:1-4)

O evangelho não pode ser esquecido e precisamos lembrar dele sempre que tivermos oportunidade. O evangelho salva, por isso precisamos nos apegar à ele. Segundo o que Paulo recebeu, lembrando que ele recebeu o evangelho do próprio Jesus, evangelho é: CRISTO MORREU, FOI SEPULTADO E RESSUSCITOU no TERCEIRO DIA, segundo PROFETIZADO no Velho Testamento. Basicamente lembramos do evangelho todos os domingos na ceia quando lembramos que Jesus morreu, foi sepultado e ressuscitou. Então, se você não celebra a ceia todos os domingos, também não renova a aliança com Jesus. A instrução é fazer isso todos os domingos até que Ele volte (1 Co 11:23-27). Da mesma forma que Paulo recebeu de Jesus o evangelho, também recebeu estas instruções sobre a Ceia do Senhor.

É isso que todos nós precisamos obedecer e ficar firmes. Então, Jesus um dia vai voltar para castigar quem não obedeceu ao evangelho e resgatar os que obedeceram . Quer dizer, então, que a pessoa precisa morrer, ser sepultada e ressuscitar com Cristo? Sim! Isso mesmo! Isto é evangelho e assim se obedece. Lembrando que evangelho salva.

O Que é Evangelho?

Ué! Já não vimos acima o que é evangelho? Sim, já vimos! Vimos que é a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus e que nós precisamos obedecê-lo. Como obedecer ao evangelho? Morrendo, sendo sepultados e ressuscitando com Cristo. Ah, é? E como? Não tem atalho, tem que ler para compreender os mistérios de Cristo:

“Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele. Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus. Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.” (Romanos 6:3-11)

Agora você sabe o que precisa saber sobre o evangelho. Obedecer ao evangelho é morrer com Cristo, ser sepultado com Ele nas águas pelo batismo e, ao sair das águas, ressuscitamos com Ele para viver uma nova vida. As dívidas do pecado ficaram para trás e foram pagas pelo sangue de Jesus. Agora começa a vida cristã. Você tem que aprender tudo de novo: como andar, falar, viver. Afinal, é uma nova vida.

Então, respondendo novamente à pergunta, evangelho é igual ao batismo. Batismo é obediência ao evangelho na prática. É fé em ação. Você tem fé que a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo foi para te salvar? Mostre em obediência… Se, então, como vimos acima, evangelho salva, então batismo salva? Pois é, não devia ser novidade, pois Jesus mesmo disse que o batismo salva. Quando Ele disse isso, a instrução era para pregar o evangelho, isto é, a morte, sepultamento e ressurreição Dele.

“E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem tiver fé e for batizado será salvo, mas quem não tiver fé será condenado.” (Marcos 16:15,16)

Agora, só a título de exercício, como ficariam essas palavras de Jesus ao contrário? Deixa eu tentar algo:

“Se alguém ouvir o evangelho, não ter fé e não for batizado, não será salvo” – Ei, eu nem precisava ter feito esse exercício, pois Jesus disse que quem não obedecer (ter fé) será condenado. Tá lá! Leia e releia!

Uma história antiga que você certamente conhece também diz isso. Lembra da Arca de Noé? Pois bem, é uma ilustração da salvação através da água:

“Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão que há muito tempo desobeceram, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água, e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo” (1 Pedro 3:18-21)

É isso mesmo, amigos de Deus, batismo salva e não é só uma confirmação, um ritual de passagem ou algo mais fraco. Batismo é essencial, fundamental e redentor. Não há novidade de vida, não há habitação do Espírito Santo sem batismo. Sim, uma pessoa que não se batizou conforme a Bíblia, não tem o Espírito Santo. O Espírito só passa a habitar na vida de alguém que tenha ouvido o evangelho, teve fé (obediência), se arrepende de todos os pecados, confessa Jesus como Senhor, coloca a fé em ação através do ato de ser sepultado com Cristo pelas águas do batismo para remissão de todos seus pecados e ter a habitação do Espírito Santo (At 2:38) e é fiel até o fim.

Conclusão

Você segue Jesus ou só um pensamento humano passado de homens para homens através de uma denominação? Por que não se libertar de tudo e morrer com Cristo? Obedeça ao evangelho se você ainda não o fez. A esse respeito tenho até mais para falar, mas acredito que você pode me perguntar se precisar.