O QUE PRECISAMOS DEIXAR PARA SEGUIR JESUS? – O EVANGELHO DE LUCAS

“Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano, chamado Levi, sentado na coletoria. E lhe disse: — Siga-me! Ele se levantou e, deixando tudo, o seguiu.” – Lucas 5:27-28

O chamado de Levi, também conhecido como Mateus nos relatos de Mateus e Lucas, nos deixa algumas lições.

Certamente, Jesus já conhecia Levi, mas e Levi? Com certeza, já tinha ouvido falar de Jesus e seus milagres. Mesmo assim, a maneira rápida como decide seguir o Mestre é notável. Pelos textos seguintes, Levi provavelmente era um pai de família, mas, naquele momento, coloca seguir a Jesus como sua maior prioridade.

Destaco o fato dele ser um publicano, ou seja, um cobrador de impostos. O quanto essa decisão custou a ele, deixar aquele emprego financeiramente rentável para seguir aquele que diria:

“Mas Jesus lhe respondeu: — As raposas têm as suas tocas e as aves do céu têm os seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.” – Lucas 9:58

Hoje em dia, o chamado para seguir o Mestre requer pensar no que precisaremos deixar para segui-lo. Caso contrário, acontecerá o que vemos muito na igreja do século XXI: pessoas divididas, trabalhando e colocando suas energias nas riquezas deste mundo, deixando o “resto” de suas energias, tempo e bens para Jesus.

Levi, junto com os 11, guiados por Jesus, tinham durante aqueles 3 anos o povo judeu para pregar que o Messias tinha chegado, chamando-o ao arrependimento.

Nós temos um mundo para pregar o evangelho do reino. Como disse o Mestre, a porta e o caminho da salvação são estreitos (Mateus 7:13-14), e a maioria decidirá ir pelo caminho largo da salvação. Às vezes, utilizamos esse fato como argumento para não ensinarmos mais sobre Jesus.

Mas sempre haverá alguns que ouvirão a mensagem de Jesus através de nós, se arrependerão de seus pecados e serão transportados do “império das trevas para o reino do Filho do amor de Deus, Jesus” (Colossenses 1:13).

Que façamos cada vez mais como Levi, renunciemos os valores deste mundo e coloquemos Jesus e seu reino como nossa maior prioridade.

No entanto, precisamos pensar se já renunciamos todos os outros valores deste mundo por causa de Jesus. Somente desta maneira seremos utilizados de maneira eficaz na propagação do evangelho da paz.

“Tenham os pés calçados com a preparação do evangelho da paz,” – Efésios 6:15.

Jesus e os apóstolos gastaram sola de sapato buscando o perdido, levando a mensagem da boa nova. E nós?