IGREJAS DE PAREDE PRETA

Há alguns anos, surgiu no Brasil uma moda entre as chamadas “igrejas evangélicas”: a pintura de seus prédios de preto. Ao que parece, essa tendência foi importada da Austrália, onde uma influente “igreja” local começou com essa prática.

Observa-se que as “igrejas” que adotam a pintura preta geralmente têm um apelo junto a um público mais jovem e mais “descolado”. Contudo, nosso objetivo aqui é compreender a vontade de Deus e o que Ele quer que façamos. Para isso, devemos buscar na Bíblia a resposta para todas as questões. Pode surgir a dúvida se a cor das paredes de um prédio tem alguma influência, mas como servos de Deus, nossa percepção deve ser mais profunda e racional.

Ao observarmos atentamente, percebemos que esses locais que adotaram a pintura preta buscam atrair um público mais jovem, mais aberto a novidades, frequentemente ligado a uma forma de adoração a Deus voltada para música, dança, teatro, projeções de vídeos e canhões de luz – basicamente, um show. Dentro desse contexto, a cor preta se encaixa bem, destacando melhor todos esses efeitos visuais.

É importante ressaltar que o ponto não é o uso da cor preta ou de qualquer outra cor, pois isso não é certo ou errado em si mesmo. A discussão aqui é sobre o propósito disso. Se o propósito da cor das paredes é ser um “chamariz” para as pessoas, como servos de Deus, devemos estar atentos. A Bíblia nos ensina que o que deve atrair as pessoas para Cristo é a verdade – “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).

O ser humano tem a tendência de buscar sempre algo novo, algo nunca tentado, uma novidade para alcançar seus objetivos. Isso, em si mesmo, não é errado. O problema surge quando tentamos usar isso em relação às coisas espirituais, achando que começar a fazer “algo novo” para atrair as pessoas não tem nada de errado.

Você pode estar se perguntando: “Qual o mal de pintar o prédio de preto? A Bíblia não fala sobre qual cor usar!”. A resposta correta deve ser “por que eu quero pintar o prédio de preto?”. Se a resposta for “porque as igrejas pintadas de preto estão atraindo pessoas”, isso já indica que a intenção não está correta. Por que usar uma maneira de atrair pessoas baseada em algo que a Bíblia não diz? Por que usar estratégias humanas para fazer algo espiritual que Deus já nos mostrou como fazer?

Ser servo de Cristo exige uma análise profunda de tudo que cerca nossas vidas, costumes e pensamentos. Se essa estratégia da cor de parede, por mais “inocente” que pareça, está sendo usada de maneira estranha, por que adotá-la? Por que correr o risco de fazer algo que, aos olhos de Deus, pode ser prejudicial?

Além disso, as pessoas, devido ao desconhecimento da Palavra, começam a usar o termo e a procurar se reunir “nas igrejas com paredes pretas”, formando mais uma denominação a partir de um costume humano que surgiu de algo aparentemente “inocente” – aliás, não é assim que todas as denominações surgiram?

Esse breve artigo não esgota o assunto, pois ele tem raízes mais profundas do que a mera cor da parede. No entanto, espero que ajude a olhar para essa e todas as outras coisas de uma maneira mais espiritual. Como disse nosso mestre Jesus em Mateus 10:16:

“Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas”.