fbpx
A PALAVRA DE DEUS É MINHA MAIOR AUTORIDADE?

A PALAVRA DE DEUS É MINHA MAIOR AUTORIDADE?

INTRODUÇÃO

Qual é a pessoa neste mundo que tem maior autoridade sobre sua vida?

Aquela pessoa que fala e, você, mesmo nem sempre concordando, reflete a respeito e muitas vezes muda de ideia com base no que essa pessoa falou.

No meu caso é a minha esposa Silvia, a pessoa cuja palavra, mesmo nem sempre parecendo, eu reflito e penso a respeito.

Todos nós temos pessoas assim em nossas vidas – para o bem e para o mal.  Exemplo: O rei acabe aconselhado por Jezabel, que o instigava a praticar o mal (1 Reis 21:25).

Outro exemplo: rei Joás, bem influenciado pelo sacerdote Joiada:

No sétimo ano do reinado de Jeú, Joás começou a reinar. Ele reinou quarenta anos em Jerusalém. A mãe dele se chamava Zíbia e era de Berseba. Joás fez o que era reto aos olhos do Senhor, todos os dias em que o sacerdote Joiada o dirigia.” – 2 Reis 12:1-2

Deus nos abençoa com pessoas que nos dão bons conselhos, precisamos recorrer a elas – no geral são pessoas submissas à autoridade da Palavra.

E no tocante à Palavra de Deus, o quanto somos submissos a ela e o quanto é, de fato, autoridade em nossa vida?

Num mundo onde muitos dizem “ninguém manda em mim, sou dono do meu nariz”, você que passou pelos passos da fé, ao fazer isso, abdicou de sua vontade e declarou Jesus como o dono não somente do seu nariz, mas dos seus bens, do seu corpo, dos seus sentimentos, de todo o seu ser…

Jesus não fará com você o que fez com o apóstolo Paulo muitas vezes, falando diretamente a ele, mas Ele fala diariamente a nós, através da Sua Palavra, que é a voz de Deus nos ensinando a tomar as decisões que nos levarão a viver nas regiões celestiais quando Cristo voltar e uma vida muito melhor enquanto vivermos nessa terra.

Mas, afinal, quem é a autoridade maior na sua vida? Uma pessoa? Seus sentimentos? Suas conveniências? Os seus próprios desejos? Ou a Palavra de Deus?

Neste artigo veremos 4 sinais da autoridade (ou não) da Bíblia, a Palavra de Deus. 

SINAIS DA AUTORIDADE DA PALAVRA DE DEUS NA VIDA

  1. Quanto tempo eu passo lendo, refletindo, meditando e buscando a verdade de Deus na minha vida na Bíblia?

Comparando com quanto tempo eu passo olhando o celular…

Comparando com quanto tempo eu passo assistindo televisão…

Comparando com quanto tempo eu passo lendo outros livros…

Claro que após anos de vida cristã, porções consideráveis da Bíblia devem estar em minha mente, mas isto não me desobriga de ter a atitude Esdras:

Quando chegou o sétimo mês e os filhos de Israel já estavam morando nas suas cidades, todo o povo se reuniu, como um só homem, na praça, diante do Portão das Águas. E pediram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia ordenado a Israel. Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei diante da congregação, composta por homens, mulheres e todos os que eram capazes de entender o que ouviam. Era o primeiro dia do sétimo mês. Esdras leu o livro em voz alta, diante da praça que fica em frente ao Portão das Águas, desde o amanhecer até o meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e dos que podiam entender. E todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei.” – Neemias 8:1-3

Eles iam lendo o Livro da Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que o povo entendesse o que se lia.” – Neemias 8:8

“Por esta razão, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.” – Efésios 5:17

  1. Busco na Bíblia resposta para minhas decisões, especialmente as mais importantes?

Qual é a nossa maior decisão na vida? Onde passaremos a eternidade. Ao lado de Deus ou afastado de Deus e somente a Palavra tem a resposta.

As religiões não têm essa resposta…

As autoridades eclesiásticas não têm essa resposta…

Nossos sentimentos não têm essa resposta.

Dia desses um amigo me disse: “Eu sinto que faço a vontade de Deus e vou para o céu”. Eu perguntei: “Qual a sua base bíblica para isso?” Ele respondeu: “Eu sinto”.

Nossos sentimentos enganam, não são suficientes para responder uma pergunta tão importante.

Já buscou nas Escrituras Sagradas o modo de Deus para passar a eternidade ao lado dele?

Quanto a você, permaneça naquilo que aprendeu e em que acredita firmemente, sabendo de quem você o aprendeu e que, desde a infância, você conhece as sagradas letras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.” – 2 Timóteo 3:14-15

A salvação vem por meio de Jesus, mas são as sagradas letras que mostram o Jesus bíblico e o evangelho bíblico.

Segunda maior decisão na vida – com quem passarei 30, 40, até mais que 50 anos dividindo a vida e vai influenciar onde eu passarei a eternidade – meu cônjuge.

Onde você busca conselho na escolha do seu companheiro de vida?

Apenas em seus sentimentos?

Apenas na estabilidade financeira que ele ou ela pode dar?

Apenas na beleza física que um dia acabará?

Ou nas Escrituras Sagradas.

Não se ponham em jugo desigual com os descrentes. Pois que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão existe entre a luz e as trevas?” – 2 Coríntios 6:14

As Escrituras ensinam que um jovem cristão deve buscar uma pessoa cristã para dividir a vida. Você, jovem cristão, topa deixar a autoridade da Escritura pela autoridade de suas emoções?

Olha só o que a própria Palavra ensina a respeito do coração humano?

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto. Quem poderá entendê-lo?” – Jeremias 17:9

  1. Eu submeto minhas emoções/sentimentos à autoridade da Palavra de Deus?

Em termos espirituais, quando alguém me diz: “Sei que a Bíblia diz assim, mas eu sinto que…” Vai dar problema.

Eu sinto que estou no caminho certo…

Eu sinto a presença de Deus…

Eu sinto a aprovação de Deus…

Eu sei que a Bíblia diz que devo respeitar meu marido/mulher, mas você não o conhece…

Eu sei que a Bíblia ensina que o divórcio é errado, mas meu amor acabou e eu mereço ser feliz…

Eu sei que deveria congregar, mas, não estou a fim, estou desanimado, estou com preguiça…

Eu sei que esta decisão irá me afastar de Deus ou dificultar minha vida espiritual, mas, sinto que devo tomar assim mesmo.

Sejamos como Jesus ante as decisões: posso até sentir, mas “está escrito…” (Mateus 4:1-11).

“Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim.” – Salmos 119:112 (ARA)

Sim, as emoções fazem parte, os sentimentos, devemos até senti-los e confessar que estamos sentindo, como Jesus no jardim Getsêmani, mas na hora da decisão tenhamos a atitude de nosso Senhor:

Retirando-se pela segunda vez, orou de novo, dizendo: — Meu Pai, se não é possível que este cálice passe de mim sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.” – Mateus 26:42

A maneira de Jesus, fazer o que é certo, porque é a vontade de Deus, mesmo sofrendo, fará com que…

Perdoe e não me vingue quando o desejo de vingança é grande…

Permaneça em meu casamento nos momentos de crises quando parece que a solução é o divórcio…

Romper um relacionamento antes de casar-se, quando percebe que não vai ser bom…

Na quarta-feira, no domingo, na Escola Dominical, no sábado, fazer questão de estar com os irmãos, mesmo sem vontade ou com preguiça…

Diante das grandes decisões da vida, decidir obedecer a Palavra de Deus, mesmo sem vontade.

  1. Finalmente, tenho crescido em alegrar-me na vontade de Deus.

“Quando o que eu quiser não for a tua vontade, me livra da minha”, é uma boa oração ao Senhor. Mas precisa de uma primeira decisão nossa. Até um momento que Romanos 12:2 faça parte de nós:

E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Quanto mais obedecemos, mesmo sem vontade, mais vamos percebendo, pelos frutos colhidos, que a Palavra de Deus é boa, perfeita e agradável. Nunca nos daremos mal no final quando decidimos deliberadamente obedecer a Palavra.

CONCLUSÃO

Lembra da pessoa que você ouve com atenção quando lhe dá um conselho?

Porém, mais do que isso, pense em Jesus, que morreu na cruz por nós, tudo o que Ele nos deixou é para o nosso bem. Ele merece ser ouvido. E ouçamos a Palavra dita por Paulo ao seu jovem amigo Timóteo.

“Quanto a você, permaneça naquilo que aprendeu e em que acredita firmemente, sabendo de quem você o aprendeu e que, desde a infância, você conhece as sagradas letras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.” – 2 Timóteo 3:14-15

É permanecer debaixo da autoridade da Palavra de Deus que garantirá nossa morada, por toda a eternidade, nas regiões celestiais. Busquemos, pois, conheça e obedeça, cada vez mais.

Mesa Redonda
O Livro Para os Jovens Cristãos

Patrocine o aplicativo