fbpx

OS RECONHECIDAMENTE DOENTES SERÃO CURADOS – O EVANGELHO DE LUCAS

“Jesus tomou a palavra e disse: — Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.” – Lucas 5:31-32

Esta declaração de Jesus é um verdadeiro princípio de vida para quem deseja ser saudável, curado, e isto em todos os aspectos, tanto físico como especialmente espiritual. É uma declaração até certo ponto irônica e sarcástica: “os sãos não precisam de médico, e sim os doentes”. Não existiram neste mundo após a queda no Éden.

A declaração de Jesus acontece enquanto Ele estava na casa de Levi (Mateus), que seria seu apóstolo, um homem servo de Mamon, isto é, do dinheiro e por ele fazia qualquer coisa. Por ser um cobrador de impostos para Roma, provavelmente cobrava não somente o devido, mas além disso, como outro cobrador de impostos arrependido reconheceu Zaqueu. A doença destes era a avareza.

“E, se roubei alguma coisa de alguém, vou restituir quatro vezes mais.” – Lucas 19:8b

Enquanto Levi se reconhecia um doente e buscava a cura junto a Jesus, os líderes religiosos, tão justos aos próprios olhos afirmavam:

“Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus, perguntando: — Por que vocês comem e bebem com os publicanos e pecadores?” – Lucas 5:30

Na realidade eles estavam mais doentes que Levi, exatamente por não se reconhecerem pecadores. É o que acontece com qualquer pessoa doente, seja de uma doença física, seja de um vício e especialmente do nosso maior vício, o pecado: enquanto não nos reconhecermos “pobres de espírito” (Mateus 5:3) e “chorarmos por isso” (Mateus 5:4), jamais seremos curados, como fez outro cobrador de impostos arrependido, curiosamente apresentando também no livro de Lucas:

“O publicano, estando em pé, longe, nem mesmo ousava levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: “Ó Deus, tem pena de mim, que sou pecador!” – Lucas 18:13

Ao mesmo tempo, o texto de hoje mostra que Jesus chama pecadores ao arrependimento, ao contrário do que hoje o mundo religioso afirma: “venha para Jesus do jeito que você é e Ele o aceita”.

Nada feito. Jesus chama a todos, é verdade, sem exceção, mas, como Ele mesmo diz no texto de hoje, seu chamado é para o arrependimento, para mudança de vida e obediência a Ele e seu evangelho.

Foi o que fizeram Levi, Zaqueu, o outro cobrador de impostos apresentado e, após o estabelecimento da igreja, todos os cristãos, eu e você, caso já tenha passado pelos passos de crer, arrepender, confessar e ser batizado.

Ao descermos às águas, precisamos, antes, ter nos conhecido doentes e pobres de espírito, chorarmos os nossos pecados ao nos confessar pecadores, isto é, doentes, e buscarmos a cura no Médico dos médicos, Jesus.

Que esta já tenha sido a sua realidade, você que lê este artigo, como já foi a minha há mais de 3 décadas que decidi buscar o Médico Jesus reconhecendo-me um doente que precisava de cura. E que continuou em processo de cura, até a volta gloriosa do Senhor Jesus Cristo.