fbpx

Perguntas Para Deus

Moisés lhes respondeu:
— Esperem, e ouvirei o que o Senhor ordenará a vocês. – Números 9:8

Alberto Tamer foi um jornalista e economista famoso nos anos 80. Ele era especializado em economia e tinha um programa de rádio e TV chamado “Pergunte ao Tamer”, através do qual tirava dúvidas sobre economia, de uma forma que todos pudesse entender.

O texto que abre este artigo relata o momento de celebração da Festa da Páscoa. Alguns israelitas consultaram Moisés sobre como deveriam agir, uma vez que se encontravam impuros para participar daquele momento tão importante em Israel.

A resposta de Moisés é ensinamento para todo discípulo fiel de Jesus, que deseja ser utilizado pelo Senhor: Esperem, e ouvirei o que o Senhor ordenará a vocês.

Não, Moisés não respondeu a pergunta com sua opinião particular ou deu uma resposta precipitada sobre o que achava; ser a vontade de Deus. Ele correu à fonte, isto é, ao próprio Deus, que passa a seu servo bom e fiel orientações sobre como deveria agir.

Hoje, via de regra, Deus não nos fala diretamente como falou com Moisés, porém, nos deixou a Sua Palavra para consultarmos. Nela existem mandamentos, ensinamentos, orientações e princípios, que nos guiarão para o caminho certo, afinal, as Escrituras Sagradas são lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho; (Salmo 119:105).

Quando alguém nos faz uma pergunta somos tentados a dar apenas nossa opinião. E toda dúvida sincera merece uma resposta refletida e buscada na fonte da sabedoria, Deus e Sua Palavra.

Às vezes, mesmo indo à Palavra, podemos dar uma resposta sem uma reflexão maior. Se é uma dúvida difícil ou que causará consequências grandes, nada como dizer a quem nos pergunta: Espere, vou consultar a Palavra de Deus e orar a respeito. Depois darei uma resposta para você. Já acertei muito ao fazer desta maneira e já cometi erros quando dei apenas minha opinião ou não pensei, orei e meditei na Palavra a respeito. Sim, todo servo de Deus deve ser um ;obreiro aprovado, que maneja bem a Palavra da verdade; (2 Timóteo 2:15). Desta maneira não passará vergonha ao responder a dúvida que alguém suscite.

Para toda dúvida nossa ou de qualquer pessoa que nos procure, vamos ter calma antes de abrir a boca, pensar a respeito, orar e, especialmente, perguntar para Deus através de Sua Palavra, qual a resposta devemos dar àquela indagação.

Não é tão simples, às vezes certas questões da vida exigem um tempo pesquisando o que as Escrituras dizem a respeito, se é mandamento, fica um pouco mais fácil, mas às vezes não há mandamento específico, mas princípios, que exigem sabedoria para saber como aplicar naquela situação concreta. Assim, meus irmãos, sejamos como Moisés, aprendamos a perguntar para Deus, que deseja sempre nos ensinar o caminho certo a trilhar.