fbpx

A Vontade de Deus e Nossas Emoções

“Eu sei que estás comigo, Senhor, ainda que meus sentimentos não te alcancem, Eu sei que estás comigo, Senhor, ainda que meus pensamentos gritem não.”
“Sei que estás comigo, mesmo quando sou julgado pelos homens, abandonado”.
“Teu amor me cura, tuas promessas me fazem levantar e andar.”
Sim, sabemos o que fazer, nossa razão diz, as Escrituras dizem, mas, na hora H…

Elas vêm e nos dominam de tal maneira que tudo aquilo que sabíamos muitas vezes é jogado por terra, são elas, nossas emoções.

Embalados por uma música como, por exemplo, esta que inicia o artigo, muitos sentem vontade fazer somente a vontade do nosso Pai celestial…
Mas, lá fora, quando alguém nos maltratar, ficaremos irados e falaremos coisas que depois vamos nos arrepender.

Há mais de 20 anos, vivendo uma situação de pecados que me incomodavam, fui a um culto evangélico, lá a Palavra me tocou de tal maneira que chorei muito e disse: “Daqui em diante parei com isso”. Durou uma semana.

Confesso: “Não sei porque Deus nos criou como seres emocionais que, de um lado, nos leva a viver momentos intensos e, ao mesmo tempo, tomar decisões tão equivocadas.”

Quando fui convidado a dar esta palestra, pensei: “Por que eu?”
Choro diante de um desenho, de um filme, de uma novela, de alguém sofrendo…
Porém, fico irado no trânsito e só não falo umas besteiras e até palavrões por medo da reação da pessoa a que vou me dirigir e porque sei que tenho que me controlar.

JESUS NOS ENSINA A LIDAR COM NOSSAS EMOÇÕES

Por que Deus nos criou como seres emocionais? Talvez porque o próprio Deus é um ser emocional. Sentimentos como alegria, ira, tristeza fazem parte de Deus tanto no Velho como no Novo Testamento – a diferença é que Ele não possui a natureza decaída que nós possuímos.

Jesus chorou, Jesus se alegrou, Jesus ficou cheio de compaixão, Jesus ficou irado… esse é nosso Senhor Jesus, nosso exemplo de vida perfeita e dele vamos tirar algumas lições que podem nos ajudar a lidar melhor com nossas emoções.

Marcos 14:32-42 – sugiro a leitura.

A – Uma semana intensa teve Jesus

Última semana de Jesus foi cheia de grandes acontecimentos.
Domingo ele entra em Jerusalém saudado por grande multidão.
Expulsa os cambistas do templo.
Muitos ensinamentos aos seus discípulos.
A ceia do Senhor, a lavagem dos pés e muitos ensinamentos diretos para os 12 apóstolos.
Quinta-feira à noite, Jesus, junto com seus 11 apóstolos, segue para o jardim conhecido como Getsêmani.

Até, então, Jesus é Senhor dos seus sentimentos, de suas ações, do que virá a seguir, até chegar ao Getsêmani. Num momento de tanta emoção de Jesus, quero tirar 5 lições que podemos aprender com o Mestre sobre como lidar com as nossas emoções.

B – Lições que Jesus nos ensina sobre como lidar com nossas emoções

1 – Tenha parceiros de oração e confissão (vs. 33)

Sim, é difícil encontrar, eu sei… Confiar não é fácil.
O próprio Jesus sabia disso, conforme podemos ver em João 2:23-25, onde relata que Ele não confiava nas pessoas, pois sabia da natureza humana.

Mas Ele arriscou confiar em 12 homens que o seguiram, um deles até o traiu, mas Jesus não deixou de confiar nas pessoas – colocou sua igreja nas mãos dos 12, de outros que os seguiriam, como confia em nós hoje para servir o seu Reino.

Pedro, Tiago e João – pessoas volúveis, pessoas que até falharam com Jesus, mas que o Senhor confiou.

Houve uma época em que eu achava que apenas por ser meu irmão em Cristo era suficiente para eu confiar – percebi que estava errado, mas não desisti, procuro, no meio da irmandade, pessoas maduras e confiáveis.

Abro o meu coração para minha esposa, minha melhor e única amiga hoje, mas abro também para grandes amigos e irmãos, que tanto tem me ajudado.

“Nossa, ele estourou naquela hora, falou o que não devia, teve atitudes inapropriadas” – talvez tenha faltado falar das suas dores, suas decepções, seus ressentimentos para alguém de confiança.

“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” – Tiago 5:16

2 – Fale dos seus sentimentos a pessoas confiáveis (vs. 34)

“A minha alma está profundamente triste até a morte, fique aqui e vigiem”.

“Há amigos mais chegado que irmãos”, diz Provérbios 17:17

Sim, estou triste, estou ressentido, estou sentindo raiva e ódio, sim, estou me sentindo frustrado e derrotado.

Não deixemos que os sentimentos se acumulem. Eu, particularmente, tenho irmãos e amigos com quem tenho encontros semanais, quinzenais, mensais e casuais, mas periódicos. Par dar e receber – ouvir e ser ouvido.

Homens em geral têm dificuldades para falar dos seus sentimentos – até que estouram, jogando estilhaços para tudo que é lugar.

3 – Abra o seu coração para Deus de maneira livre e sincera (35-36)

Sim, Deus quer nos ouvir tudo o que estamos sentindo. Sim, nosso Pai deseja ouvir nossos sentimentos.
Na realidade, somente para Deus vamos contar 100% do que estamos sentido – não há outra pessoa nesta terra.

Jesus estava dizendo para seu Pai: “Será que não existe uma outra maneira de salvar o mundo?”

Deus deseja, sim, nosso louvor, nossa gratidão, nossa celebração. Mas Ele também escuta nossos lamentos, nosso choro, nossa reclamação (como escutou os de Jó).

Nos evangelhos Jesus constantemente está orando. Hoje fala-se muito de oração, mas a impressão é que se ora muito pouco: 30, 40 minutos ajoelhado falando com Deus, abrindo a Ele o meu coração fazem grande diferença na maneira de lidar com minhas emoções, trancado dentro do quarto, como ensina Jesus em Mateus 6:6.

4 – Submeta suas emoções à Palavra de Deus e ao senhorio de Jesus (vs. 36)

Há um livro chamado “Fé e emoções”, de Ney Baile onde a autora diz: “minhas emoções passarão, mas a Palavra de Deus permanecerá para sempre.”

Vs. 36 – Jesus diz: “Passa de mim este cálice…”

Nossos sentimentos podem dizer: “Tira esta pessoa da minha vida, esse casamento não tem mais jeito, minhas emoções pedem que eu aproveite esta oportunidade, mesmo sabendo que é pecaminosa”.

Porém, como Jesus, podemos decidir: NÃO SEJA A MINHA VONTADE, MAS A TUA VONTADE.

Há o nosso jeito, nossas conveniências, nossos sentimentos, e às vezes estão de acordo com a Palavra de Deus. Que maravilha quando isso acontece!

Porém, quando são diferentes, são contrárias à Palavra: “Senhor, não seja o que eu quero e sim o que tu queres”.

Senhor, me ajuda a amar com o seu amor (Mateus 5:45-46), mesmo às vezes não sentindo vontade de amar tal pessoa.

Vida cristã é vida de renúncia, de deixar de fazer a nossa vontade, reduzindo nossas vontades a escravidão a Jesus – 1 Coríntios 9:27

5 – Sim, tenha amigos, tenha irmãos em Cristo, confie no marido, na esposa, no pai, mas coloque sua expectativa apenas em um e seu nome é Jesus.

“Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será envergonhado” – 1 Pedro 2:6

Sim, havia os 12 apóstolos, havia Pedro, Tiago e João, mas, no final, foi Jesus e seu Pai celestial.

Desta maneira Ele se tornou o Sumo Sacerdote, pronto para interceder e compadecer-se de nós (Romanos 8:34 e Hebreus 4:15).

Alegro-me com as bênçãos de Deus, com as pessoas que Ele coloca na minha vida, mas Ele é suficiente, Ele é meu maior bem. É o seu também, meu irmão?

CONCLUSÃO

Sugestões que aprendemos com Jesus para lidar com nossas emoções:

1 – Tenha parceiros de oração e confissão (vs. 33)
2 – Fale dos seus sentimentos a pessoas confiáveis (vs. 34)
3 – Abra o seu coração para Deus de maneira livre e sincera (35-36)
4 – Submeta suas emoções à Palavra de Deus e ao senhorio de Jesus (vs. 36)
5 – Tenha Deus como seu maior e melhor amigo, acima de qualquer pessoa

Desta maneira, com a ajuda de Deus, viveremos boas e grandes emoções, mas não seremos reféns delas, pois não viveremos baseados nelas, nem mesmo na razão, mas tendo como base a fé em Deus e na sua boa e infalível Palavra.

Nota: palestra ministrada no Acampamento da Família da Igreja de Cristo em Guarulhos, Centro, no dia 16 de novembro de 2019, ocorrido no Acampamento Monte das Oliveiras dias 15 a 17 daquele mês.