fbpx

O Culto no Novo Testamento

Por estranho que possa parecer, o culto do Novo Testamento é diferente do culto do primeiro século. Da mesma forma nós não devemos perseguir ser a igreja do primeiro século, mas a igreja do Novo Testamento. A igreja primitiva não tinha todos os recursos que nós temos. Na época eles tinham consolidado o Velho Testamento e a inspiração do Espírito Santo aos apóstolos e profetas já na Nova Aliança (NT). Eles ainda tinham os profetas exatamente por causa da transição do Velho para o Novo Testamento. Nós temos o Novo Testamento consolidado como palavra de Deus tão importante quanto o Velho Testamento para o tempo deles. Então, precisamos ser os discípulos do Novo Testamento e não imitadores da igreja imperfeita do primeiro século. Sim, a igreja do primeiro século era imperfeita e infantil, mas nos serve de exemplo para não seguirmos os erros que eles cometeram por falta de base.

O apóstolo Paulo nos revela que o conhecimento deles era em parte e naquele tempo precisavam ser guiados por profecias, línguas e interpretações que, no futuro deles e não no nosso, desapareceriam, cessariam e passariam. O conhecimento deles era parcial e o perfeito estava para vir:

“O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.” (1 Coríntios 13:8-10)

Nós, através da Palavra de Deus (O Novo Testamento), temos o conhecimento completo tanto da Velha quanto da Nova Aliança. TUDO O QUE PRECISARMOS, JÁ ESTÁ REGISTRADO NAS PÁGINAS DO NOVO TESTAMENTO. Então, o Novo Testamento e, nada mais, deve ser nosso guia para saber como adorar a Deus.

“Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos.” (Judas 1:3)

“Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.” (2 Pedro 1:3)

Quando falamos sobre culto, devemos estar falando sobre amor, agradecimento e adoração a Deus e não apenas louvor. Eu posso louvar até mesmo uma pessoa pelas coisas boas que ela faz, mas eu não posso adorá-la. Só para Deus eu devo adoração. Então, devemos saber o que agrada a Deus e não a nós na adoração. Deus é quem nos revela e a revelação é o Novo Testamento.

Vamos tirar as bases para a nossa prática da Palavra e não da história da religião ou os exemplos modernos vistos na televisão ou na Internet. O que fazemos juntos de todas as formas é VOLTAR À BÍBLIA, restaurar a vontade de Deus e não pegar exemplos humanos e boas ideias e tentar melhorar. A palavra deve ser aplicada a nós primeiro sem invenções ou ultrapassar o que está escrito no Novo Testamento.

OS ENSINAMENTOS

Começamos no início da igreja. Os quase três mil batizados no dia de Pentecostes foram ensinados a serem perseverantes na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações (At 2:42). Já temos aí, um resumo das práticas do culto a Deus.

“Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.” (Atos 2:41, 42)

Vamos resumir novamente para confirmar que o culto do Novo Testamento está na prática num dos primeiros ensinos que os apóstolos e discípulos de Jesus receberam como base para começarem a vida eterna já nesta terra: doutrina (ensino) dos apóstolos, comunhão, partir do pão e orações.

• A DOUTRINA DOS APÓSTOLOS

A doutrina que os apóstolos ensinavam não foram suas invenções, foi a pregação do evangelho e como aplicá-lo à vida. O evangelho é a vida de Cristo, seus ensinamentos e, resumindo, sua morte na cruz, sepultamento e ressurreição (Mc 1:1; 1 Co 15:1-4). Eles não inventaram o evangelho, eles o viveram como testemunhas oculares da presença de Deus pessoalmente através de Jesus.

Com base na doutrina que os apóstolos ouviram de Jesus e, tanto pregaram quanto deixaram escrito, é que nós também pregamos e até cantamos nos dias de hoje. O cântico também é uma forma de todos juntos reforçarmos os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos.

Todos nós sabemos que ser fiel na doutrina dos apóstolos é obedecer ao que está escrito no Novo Testamento. A base para adoração a Deus é o Novo Testamento. Deus deu toda autoridade a Jesus e toda revelação aos apóstolos e discípulos que nos deixaram escrito o qual é a vontade de Deus que o agrada. O que vemos acontecendo nas páginas do Novo Testamento podemos justificar em cada ato do culto dominical.

No culto devemos colocar em prática a doutrina dos apóstolos através de tudo o que fizermos. Através da prática da Palavra expomos também tudo o que não pertence à Palavra.

• A COMUNHÃO

A comunhão é de suma importância para o crescimento espiritual. No dia, local e hora da adoração (definidos pelas pessoas, a igreja) é que andamos na luz e o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado (1 Jo 1:7). Comunhão uns com os outros é comunhão com Cristo. Não é apenas um encontro é um privilégio chegar na presença de Deus por meio de Jesus, nosso Sacerdote e Bispo das nossas almas. Aprendemos da Palavra ter comunhão e do exemplo dos discípulos do Novo Testamento. Faltar ao culto é um pecado grave que não resta sacrifício, apenas misericórdia de Deus que nos dê tempo de nos arrepender e voltar ao convívio com o corpo de Cristo no próximo domingo (Hb 10:24-31).

Na comunhão nos estimulamos ao amor e às boas obras. Naquele momento conhecemos melhor aos irmãos e vemos o quanto precisamos do amor de Deus que acontece através de nós mesmos amando uns aos outros. Conhecemos também as necessidades e aí entra a oferta. Não podemos dizer que amamos uma pessoa sem abrir nossos corações para as necessidades dela.

“Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.” (1 João 3:17,18)

Devemos sair de casa já preparados para ofertar conforme a nossa prosperidade e não conforme o desafio de alguém. Deve ser feito com alegria e não porque alguém está nos constrangendo a dar mais e buscar nossos interesses. Oferta deve ser para o outro e para as necessidades e não para benefício próprio. Ofertar já é um privilégio (1 Co 16:1, 2; 2 Co 9:6-9).

• O PARTIR DO PÃO

Jesus era conhecido por partir o pão. Muitas vezes Jesus fazendo isso e foi reconhecido por partir o pão (Lc). O pão remete ao Êxodo. É o pão sem fermento e o sangue do cordeiro representado pelo cálice do fruto da videira. Foi Jesus pessoalmente que deixou este memorial para ser praticado todas as vezes que nos reuníssemos no dia Dele (Mt 26:26-30). A Ceia do Senhor é uma bênção que nos lembra da libertação da escravidão do pecado através da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus. O apóstolo Paulo recebeu do próprio Jesus as instruções quanto a Ceia e disse que era para ser feito em memória Dele todas as vezes que nos reuníssemos (1 Co 11:23-30).

Deixar de tomar a ceia um só domingo é deixar de renovar a aliança com Deus, é acumular pecados, é se tornar inimigo de Deus, é deixar de andar na luz, deixar de analisar-se, é tornar-se réu do corpo e do sangue de Cristo o qual nos purificou é resultado da falta de comunhão com a igreja, é pisar aos pés de Jesus, considerar sem valor o sangue da aliança e insultar o Espírito Santo. O ensinamento é duro de ouvir, mas é a verdade ensinada pela doutrina dos apóstolos.

A adoração do Novo Testamento ensina a celebrar a ceia todos os domingos e somente aos domingos (At 20:7). Talvez você possa questionar onde na Bíblia encontra explicitamente este mandamento. Nunca ninguém questionou que o sábado era o dia do Senhor e todos os sábados. Era sábado? Era dia do Senhor no Velho Testamento. Por que o Novo Testamento tem que ser explícito? É domingo, é dia do Senhor! O apóstolo João estava no Espírito no dia do Senhor. Precisa adivinhar que dia é esse? (Ap 1:5).

Quando Jesus instituiu a Ceia, cantaram um hino e nós também aprendemos e devemos cantar.

• AS ORAÇÕES

Quando eu era criança meu pai ainda não tinha fé, mas uma noite sentou ao nosso lado no devocional diário. Meu irmão perguntou se ele queria orar naquela noite e ele disse que não sabia. Mesmo sendo criança meu irmão disse:
– Não precisa saber, basta conversar com Deus.
Costumo dizer que naquela noite meu pai começou a conversar com Deus e nunca mais parou.

Oração é um relacionamento com Deus. É o momento que você conversa com Ele. O momento que você ouve Deus é através da doutrina dos apóstolos, na comunhão e no partir do pão. Nos cânticos nós fazemos muitas coisas ao mesmo tempo: nós oramos, nós ouvimos a Deus, nós nos ensinamos uns aos outros e edificamos uns aos outros. Cântico é uma espécie de múltipla oração. Então devemos orar sem cessar (1 Ts 5:17).

CONCLUSÃO

O mesmo que Paulo escreveu para os Tessalonicenses também serve para nós:

“Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.” (1 Tessalonicenses 2:13)

Assim como os apóstolos não tinham autoridade para ‘inventar’ doutrinas novas que não tivessem ouvido de Jesus ou do Espírito Santo, nós, muito menos temos autoridade para inventar práticas que não sejam aquelas que já estão consolidadas através da escrita dos apóstolos e discípulos. Receber e obedecer às palavras do Novo Testamento é receber e obedecer a Palavra de Deus.

Sendo assim, devemos ficar somente dentro do ensino dos apóstolos através da pregação e práticas. Devemos manter comunhão somente com aqueles que têm fé no evangelho e o obedeceram através do batismo. Na comunhão nos estimular ao amor verdadeiro e suprir as necessidades através da oferta para ajudar principalmente aos irmãos na fé (Gl 6:10). Aproveitamos o dia do Senhor no qual mantemos comunhão e Ofertar no primeiro dia da semana, sem deixar de fazer o bem a todos que pudermos também durante a semana como oferta para o Senhor. Devemos partir o pão (a Ceia do Senhor) todos os domingos e somente aos domingos. E, não menos importante, devemos manter um relacionamento com Deus através das orações. As orações também podem ser cantadas através de “salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor (Efésios 5:19). O único instrumento usado no Novo Testamento para cantar era o coração. Nem todos podem tocar algum instrumento, mas todos podem cantar de coração ao Senhor. Então vamos seguir o exemplo da doutrina dos apóstolos e já que não encontramos exemplo de instrumentos tocados no Novo Testamento, não usaremos no culto que agrada ao Senhor.