fbpx

Internet – Quem Atira a Primeira Pedra?

“Como eles insistiam na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: ‘Quem de vocês estiver sem pecado seja o primeiro a atirar uma pedra nela.’”, João 8:7

A edição de novembro do boletim Amo Jesus – Porque Ele me amou Primeiro, publicado pelas Igrejas de Cristo na cidade de Guarulhos foi “Internet – a extensa rede”. Diversos irmãos ficaram incumbidos de escreverem sobre uma faceta desse assunto tão atual.

Não me senti à vontade para escrever sobre o tema que me foi direcionado, “Faço parte da rede, mas sem estar preso a ela”. Quem me conhece sabe que evito ao máximo dizer algo que não domino, que não vivo, que não faz parte de mim. Foi por isso que mudei o subtema para uma pergunta: “Faço parte da rede sem estar preso a ela?

Seja honesto consigo mesmo meu irmão, minha irmã: você pode dizer com todas as letras que utiliza sempre de forma saudável as redes sociais como o Instagram, o Facebook, o Watsapp, entre outras ferramentas?

Acho que consigo contar nos dedos de uma das mãos as pessoas que conheço que lidam de forma saudável com a internet, com o celular. E, infelizmente, não faço parte dessa turma.

Quantos de nós não deixa de ter um tempo na hora das refeições para ficar navegando no celular? Quantos de nós tem mais diálogos por meio dos celulares com pessoas distantes e é tão distante de pessoas bem próximas, incluindo familiares? Quantos de nós não fica ansioso e às vezes contrariados por nossas publicações não serem curtidas? Quantos de nós já não entrou em um conflito (especialmente nas eleições de 2018) por não concordar com certas postagens a respeito do seu candidato preferido ou que não aprecia? Eu mesmo fui excluído do Facebook por uma pessoa que admiro (ou admirava) por apenas dar uma opinião política diferente da dela.

Mais ainda, as pessoas que mais dizem ter uma relação saudável com a internet quase sempre (claro que há exceções) são as mais problemáticas. Desta forma, a frase dita por Jesus “quem de vocês estiver sem pecado atire a primeira pedra” deve ser a primeira que devemos ter em mente quando pensamos no uso das redes sociais.

Junto com o texto do evangelho de João, outro deve ser lembrado:

“Esta palavra é fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.“ 1 Timóteo 1:15

Sim, temos um problema interno, o pecado que habita em nós. Somos pecadores e coisas boas ou neutras, por causa do pecado, tornam-se instrumentos do mal. Desta forma, uma relação saudável pelas redes sociais passa por humildade em aceitar dicas e toques de quem nos ama e através de nossa contínua vigilância dessa parte decaída que há em nós.

Sim, temos o dom de tornar algo bom ou neutro em armas que podem ser utilizadas por Satanás e nestes últimos tempos, as redes sociais em geral tem sido uma ferramenta de propagação de mensagens satânicas, além de mentiras do diabo como, por exemplo, as Fake News.

“Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!“ Romanos 7:24b-25a.

Finalmente, por causa de Jesus, que morreu para nos comprar, com um novo coração, com a transformação diária que ele nos dá podemos fazer de tudo o que está ao nosso alcance, instrumentos de bênção, de edificação, um sacrifício de louvor ao Senhor.

Sim, a internet e as rede sociais podem ser bênçãos se utilizadas por alguém que se deixa ser transformado por Deus. Quantas e quantas pessoas através de minhas postagens no Facebook e no Watsapp, as únicas redes sociais que me permito utilizar, além dos sites, e-mails e portal da igreja têm me retornado e afirmado que minhas mensagens têm sido inspiração e edificação em sua vida? O próprio boletim Amo Jesus é compartilhado através do Facebook.

É aquele contato rápido que a rede permite, aquelas mensagens que instruem e edificam, a facilidade de aproximar… assim, o evangelho pode ser pregado e alcançar muitos através dos artigos publicados.

Assim, no assunto internet, atire a primeira pedra, quem nunca se utilizou dela de forma indevida e até pecaminosa.

Por outro lado, uma vez reconhecida nossa pecaminosidade e contando com o precioso sangue de Jesus que é poderoso para nos purificar, tudo o que tocarmos e fizermos poderá ser nas mãos de Deus benção sobre benção. Até a internet. Aleluia!