Quem Está Ouvindo?

No culto o cântico já começou. A função do primeiro cântico não é chamar atenção de quem está chegando, pedir silêncio, ou fazer com que as pessoas sentem-se, é louvar a Deus. Aos poucos os últimos irmãos vão se sentando e começam a participar. Que bom!

Quem está ouvindo o que está cantando? Com certeza Deus está ouvindo… Ve-se alguns cantando e louvando sinceramente. É visível a devoção, fé, necessidade de Deus e busca de aproximação. Alguns sentem que não merecem estar ali, outros ainda continuam conversando com os irmãos do lado. Tudo bem, vamos incluir todos e pensar que estão ali, já é uma boa coisa, mas ao mesmo tempo vamos buscara a devoção, pois o louvor muda a gente, eleva a todos à altura, largura e profundidade de Cristo. Ele se rebaixou, diminuiu e afundou-se no ser humano para que um dia nós pudéssemos nos elevar e este dia se repete pra começar todos os domingos e continuar durante a semana e até que um dia Ele volte.

O Que Tem Sido Dito

A igreja tem que falar mais de Cristo, de fé, amor e esperança. Não necessariamente nessa ordem. O assunto é da mais alta importância. Eu mesmo me sinto indigno e pouco conhecedor de tudo o que deve-se falar para elevar às pessoas a Deus. Edificação espiritual, é isso que devemos ter como objetivo. Porém, o que tem sido dito através dos cânticos, ceia, coleta, mensagem e toda comunhão?

Vamos olhar para o exemplo da igreja do Novo Testamento e vamos imitar a sua devoção e pregação. Quais assuntos os apóstolos e discípulos tratavam na reunião em nome de Jesus? Vamos observar e replicar, pois é isso que vai edificar a igreja.

Como Tem Sido Dito

Descobrir o que tem sido dito é tão importante quanto como tem sido dito. Uma vez que sabemos qual é a vontade de Deus para a igreja, como dizemos isso? Com que devoção dizemos o que tem pra ser dito? Com que seriedade. Quando digo seriedade não digo que não podemos usar de humor, pois, nós eliminamos propositadamente o humor na fala de Jesus. Tudo nos parece sério demais, mas quantas vezes Jesus falou algo em que fez todos rirem? Só estando lá para saber ou quando lemos e rimos para descobrir? Eu já ri com muitas verdades que Jesus disse e tem dito através da leitura. Ri porque era tão óbvio, inteligente, lógico, trágico e divino ao mesmo tempo. Só cego ou surdo para não ver ou não entender para não rir.

Como temos dito o que Deus quer que a igreja ouça? Os pregadores devem se preparar aos pés de Jesus para que as pessoas ouçam o que têm para dizer movidos pelo Espírito Santo no que já foi escrito e deve ser aplicado para nós. Têm que dizer com autoridade como o fazia Jesus. Jesus falava palavras tão sérias que os faziam pensar ou até mesmo se indignar com a própria condição. Ou se arrependiam ou se indignavam. Sentemos aos pés de Jesus para aprender o que falar e como falar.

Quando passarmos tempo de verdade com Jesus, vamos nos moldando à Ele e nos parecendo mais e mais com à Sua imagem e semelhança. Quando chegarmos a este ponto, não importa mais quem é você, pois suas palavras vão evidenciar que você, como aconteceu com Pedro e João um dia, esteve com Jesus (At 4:13)

Quem Está Ouvindo?

Quantas vezes você já se pegou no meio das mensagens do culto (sejam as mensagens dos cânticos, ceia, coleta ou pregação) aplicando a mensagem para você mesmo ou pensando nos seus problemas? Quem está ouvindo a Palavra de Deus ou analisando o que veste o mensageiro, menosprezando a pessoa, lembrando dos pecados alheios. Várias possibilidades para não aplicar a palavra a nós mesmos primeiro. Ir à igreja não é suficiente para transformar a vida. Vamos abrir os ouvidos para ouvir e o coração para nos arrepender e a atitude para mudar. Meia hora, uma hora de pregação e quem está ouvindo?

Quando estiver ouvindo a Palavra, não importa quem está falando, é hora de amolecer o coração e ouvir o que o Espírito está dizendo:

“Assim, como diz o Espírito Santo: “Hoje, se vocês ouvirem a sua voz… Por isso é que se diz: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião”. (Hebreus 3:7, 15)

Conclusão

Corações endurecidos é por causa da falta de ouvir a Palavra do Espírito. A Palavra tem o poder de criar fé, aperfeiçoar e salvar a alma porque ela é poderosa:

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4:12)

Pregadores, regentes, servos dirigentes e mestres devem se esmerar em apresentar a Palavra primeiro sentando-se aos pés de Jesus e imitando os discípulos e apóstolos da igreja do Novo Testamento.