Restauração

Você já deve ter ouvido falar do compositor Beethoven – “Ludwig van Beethoven[mfn]Bonn, 16 de dezembro de 1770 na Alemanha. Foi um compositor erudito. É considerado como um dos pilares da músical ocidental, pelo incontestável desenvolvimento tanto da linguagem quanto do conteúdo musical demonstrado em suas obras” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Bethoveen)[/mfn].

Uma das músicas compostas por Beethoven foi:
Piano Sonata No. 14

Beethoven, mesmo tendo ficado quase surdo por volta dos seus 24 anos, se tornou um músico proeminente por causa das suas composições e sua história impressionante. Hoje muitos músicos fazem carreira reproduzindo suas músicas. Agora, uma dúvida: como eles podem saber que as músicas eram tocadas daquele jeito e que melodia realmente tinham? Simples, para um músico, Beethoven deixou as partituras musicais escritas. Para quem conhece música, não tem como errar. As notas são colocadas no lugar certo e quando reproduzidas, fazem sentido e mesmo para os leigos, como eu, pode-se perceber que faz sentido. As notas musicais compõem um acorde, um acorde exige outro acorde que combine com o que já foi tocado, e assim por diante. Finalmente, temos uma melodia completa, ao mesmo tempo complexa ou simples.

Jesus nasceu em Belém no primeiro século. Viveu e foi criado em Nazaré, foi um carpinteiro até os 30 anos de idade. Deixou um modelo a ser seguido e edificou a SUA IGREJA. Como podemos saber mais sobre como era a igreja que Jesus edificou e, como podemos reproduzi-la hoje em dia? SIMPLES! Ele deixou escrito através da inspiração do Espírito Santo aos apóstolos e discípulos. Não tem como errar para quem sabe ler a Bíblia! Assim como para quem sabe ler partitura musical não tem como errar a melodia registrada nas partituras por Beethoven. Até mesmo um leigo em teologia percebe quando a prática e a vida não condiz com as palavras de Deus e a igreja de Jesus descritas no Novo Testamento.

Quem sabe ler música, lê qualquer música escrita numa partitura e pode reproduzi-la tal como foi composta e tocada a primeira vez. Não tem como errar se a pessoa segue o que está escrito na partitura. Uma composição bem feita não deixa dúvidas, pois o som será a comprovação final se faz sentido ou não e até um leigo reconhece quando ouve.

Para restaurar a igreja que Jesus edificou, é preciso aprender ler o Novo Testamento como Palavra de Deus. Uma vez que aprendemos a ler, não tem como errar. Vamos restaurar a igreja de Cristo que Jesus edificou. Assim como ler uma partitura e tocar as notas, só tem uma forma de restaurar a igreja do Novo Testamento, precisamos aprender e praticar a leitura da Bíblia. Até mesmo uma pessoa que não conhece a Bíblia e não tem costume de ler, quando vir a igreja de Cristo restaurada pela prática dos que leem a Bíblia, reconhecerá que esta é a igreja certa.

Este é o propósito do Instituto Teológico de Atibaia: restaurar a prática da Palavra de Deus através da leitura, exortação e ensino.

“…dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino.” (1 Timóteo 4:13).

Venha você também fazer parte deste grupo de restauradores. Inscreva-se para estudar gratuitamente no curso básico de teologia. Os estudos e materiais são gratuitos para este curso, assim você conhece o que a Bíblia tem a dizer usando a Bíblia e não opiniões www.iteologicoatibaia.com