“Os sacerdotes ensinarão o meu povo a distinguir entre o santo e o profano e lhe darão entendimento quanto à diferença entre o impuro e o puro.” – Ezequiel 44:23
“Os sacerdotes terão uma herança; eu sou a sua herança. Vocês não lhes darão nenhuma propriedade em Israel; eu sou a sua propriedade.” – Ezequiel 44:28
No texto de hoje Deus continua a orientar Ezequiel como seria a função dos sacerdotes quando o novo templo fosse erguido.
Chamou-me a atenção essas duas qualificações, entre outras prescritas no capítulo de hoje.
Primeiro, os sacerdotes teriam a função de ensinar ao povo de Deus a diferença entre o santo e o profano, o certo e o errado, o puro e o impuro, determinações contidas no livro de Levítico:
“Você e seus filhos não devem beber vinho ou bebida forte, quando entrarem na tenda do encontro, para que não morram. Isso será estatuto perpétuo entre as suas gerações, para que vocês façam diferença entre o santo e o profano e entre o impuro e o puro.” – Levítico 10:9-10
Esta orientação foi dada a Arão e seus filhos, sacerdotes de Deus. Os filhos de Arão foram mortos pelo próprio Deus por não obedecerem.
Segundo, os sacerdotes (em Êxodo, os levitas) não receberam terra, mas cidades e sua porção seria o próprio Senhor, isto é, comeriam o que fosse oferecido ao Senhor, está implícita a promessa de que Deus os sustentaria.
No Novo Testamento, Jesus é o Sumo Sacerdote (Hebreus 4:14-15) e cada um dos seus discípulos, isto é, seus seguidores, são sacerdotes do próprio Deus.
“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” – 1 Pedro 2:9
Nossa função como sacerdotes de Deus é sabermos a diferença entre o certo e o errado, o santo e o profano, o puro e o impuro e isto deve ser vivenciado em nossa própria vida.
O trabalhador cristão deve ser diferente do não cristão, o marido, a esposa, o filho, o cidadão, uma vez que somos sacerdotes de Deus e por isso, todos os dias, devemos buscar na Palavra de Deus a maneira certa de vivermos neste mundo enquanto o Senhor Jesus não vem nos buscar para morar com Ele. Devemos viver como sal da terra e luz do mundo e nosso viver deve reproduzir o caráter de Jesus (2 Pedro 1:4).
“Por esta razão, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.” – Efésios 5:17
Como discípulos de Cristo, devemos pregar o evangelho falando (Mateus 28:19-20), mas a maneira mais clara de nossa pregação deve ser a nossa maneira santa de viver em todas as áreas da vida. Vida cristã é estilo de vida, de segunda a domingo, onde estivermos somos sacerdotes e representantes de Cristo.
Finalmente, como sacerdotes de Deus, Ele é nossa fonte de prazer, alegria e sustento e por esse motivo não devemos fazer questão de acumular bens materiais neste mundo, mas, em lugar disso, ter uma poupança celestial abundante.
“Não acumulem tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam. Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.” – Mateus 6:19-21
Uma vez que nosso coração esteja no tesouro celestial, buscaremos em primeiro lugar em nossas vidas o governo de Deus, a maneira dele, o padrão de viver dele e assim, seremos supridos por Ele em todas as nossas necessidades.
“Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.” – Mateus 6:33
No Velho Testamento os sacerdotes de Deus eram uma pequena parte dos judeus. Hoje é todo aquele que crê em Jesus como único Senhor, confessa a Ele desta forma, arrepende-se dos seus pecados e topa travar uma guerra de de vida ou por morte por toda a vida contra o pecado, é imerso nas águas no momento do batismo e acrescentado à igreja de Jesus, o reino de Deus aqui na terra, o corpo de Cristo.
Eu termino perguntando: você já é um sacerdote de Deus? Se sim, louve a Deus por isso e o sirva de todo o coração. Se ainda não é, o que está esperando? Hoje é dia da mudança, de declarar Jesus Senhor e Salvador de sua vida.
“E agora, o que está esperando? Levante-se, receba o batismo e lave os seus pecados, invocando o nome dele.” – Atos 22:16.