SERVIR OU SER SERVIDO

Certamente você já teve um dia em que resolveu almoçar ou jantar fora. Assim que você chega no restaurante já escolhe a mesa, se senta, escolhe o cardápio e, passado algum tempo, o garçom vem trazer o prato que escolheu. Se for um restaurante ou churrascaria com sistema de rodízio, é só sentar na mesa e rapidamente o garçom começa a servir.

Você já se imaginou chegando nesse mesmo restaurante, mas você sendo o garçom? Ao passar pela porta a dentro do restaurante não passa pela cabeça do garçom que ele vai sentar na mesa e esperar que alguém vá servi-lo, porque esse não é o papel dele ali. O papel dele vai ser o de servir às outras pessoas.

No primeiro exemplo você vai no restaurante para ser servido. No segundo, você vai ao restaurante para servir.

Quero convidar você a pensar nesse exemplo, mas aplicando à igreja. Quando você passa pela porta a dentro do prédio, você está esperando ser servido ou você está lá para servir? Qual é a sua disposição mental e espiritual naquele momento? Servir ou ser servido?

Gálatas 5:13 nos dá essa resposta: –“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. ” Nós devemos ser servos uns dos outros. Quando estamos reunidos como igreja do Senhor, o papel que cada um de nós deve buscar é o de ser servo.

Mas como isso funciona na prática? E esse é um outro problema que encontramos. Colocar aquilo que aprendemos na Bíblia (a teoria) em prática. E a diferença entre essas duas coisas, teoria e prática, é imensa.

Usemos alguns exemplos práticos. Se formos para a reunião da igreja com a mentalidade de que queremos ser servidos, nós iremos confortavelmente nos sentar nos bancos e esperar que venham nos servir com o que de melhor possam ter. Os melhores hinos, a melhor oração, os melhores louvores, a melhor mensagem, etc. Quando, por qualquer motivo, achamos que não foi isso que recebemos, ficamos reclamando e murmurando como se disséssemos “hoje o culto não foi legal”; “achei que os hinos hoje estavam fracos”; ou ainda “hoje a mensagem não foi tão boa”.

Quando você vai para a reunião da igreja com o sentimento de servir aos irmãos, você começa a enxergar de uma outra maneira. Você começa a pensar “o que eu posso fazer para melhorar isso” ou “como posso ajudar para que aquilo possa ficar melhor”?

É claro que nós devemos sempre buscar o melhor para Deus quando nos reunimos para O adorar e também é claro que sempre vamos esperar o melhor hino, a melhor oração, o melhor louvor, a melhor mensagem. Mas o que me refiro é à atitude de nossos corações quando estamos reunidos. Se achamos que estamos lá só para sermos servidos pelos outros e não para servir aos outros teremos uma visão distorcida de Gálatas 5:13.

E isso se aplica a todo tipo de exemplo dentro do servir. Seja como nos exemplos acima (cantar, orar, ensinar) mas também nas coisas mais simples como na limpeza do prédio, na hora de receber os visitantes, fazer um café para os irmãos, etc.

Sempre haverá uma oportunidade de servir, quando se procura uma. E também sempre haverá uma oportunidade de reclamar do que foi feito, quando estamos no papel de só querer ser servidos. Onde queremos ficar vai depender de cada um de nós. Porém lembre-se das palavras de Jesus em Marcos 10:45: – “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. ”