fbpx

365 DIAS SOB A BOA MÃO DE DEUS

Terminei de ler o livro de Esdras e estou na metade do livro de Neemias. Os dois livros relatam um momento importante na história do povo de Deus: a volta do exílio depois de 70 anos.

O plano de Deus para salvar o mundo na pessoa de Jesus Cristo continuava de vento em popa e a volta de Israel à sua terra fazia parte desse plano, pois dali há cerca de 4 séculos nasceria o Salvador do mundo.

Não foi um retorno fácil. Deus utilizou homens como Esdras, Neemias e Zorobabel. A própria rainha Ester foi instrumento de Deus para a salvação dos judeus nesse período.

A BOA MÃO DE DEUS EM ESDRAS E NEEMIAS

Lendo os dois livros, há uma palavra que repete-se 9 vezes: a mão do Senhor (Esdras 7:6, 7:9, 7:28, 8:18, 8:22, 8:31 e Neemias 1:10, 2:8 e 2:18). E entre estas 9, em três vezes encontramos a expressão: “a boa mão do Senhor”. Vejamos os textos a seguir.

“Ele era escriba versado na Lei de Moisés, dada pelo Senhor, Deus de Israel. E, como a mão do Senhor, seu Deus, estava sobre ele, o rei lhe deu tudo o que ele havia pedido.”- Esdras 7:6 

“Ele partiu da Babilônia no primeiro dia do primeiro mês, e, no primeiro dia do quinto mês, chegou a Jerusalém, porque a mão bondosa do seu Deus estava sobre ele.”- Esdras 7:9 

“E que estendeu para mim a sua misericórdia diante do rei, dos seus conselheiros e de todos os seus príncipes poderosos. Assim, eu me animei, porque a mão do Senhor, meu Deus, estava sobre mim, e reuni alguns chefes de Israel para voltarem comigo.” – Esdras 7:28

O sacerdote Esdras muito foi utilizado por Deus para que houvesse um reavivamento espiritual em Jerusalém após a volta do exílio.

Em todo o livro Neemias 6 vezes é destacado que todo o trabalho em Jerusalém estava sendo feito porque a mão de Deus estava guiando seus servos, animando-os, protegendo-os e repreendo os inimigos.

Sim, quando Deus age nada é capaz de impedir, como dissera Isaías anos antes: 

“Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e não há quem possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” Isaías 43:13

POR QUE A BOA MÃO DE DEUS ESTAVA SOBRE SEUS SERVOS?

Quero, porém, destacar a razão da mão de Deus agir tanto na vida de Esdras.

“Porque Esdras pôs no coração o propósito de buscar a Lei do Senhor, cumpri-la e ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.”- Esdras 7:10 

Primeiro Esdras pôs no seu coração o propósito de BUSCAR a lei do Senhor e, em seguida, CUMPRIR essa lei. A fé é algo pessoal, individual. A pessoa que é de Deus, antes de ensinar os outros, antes de pregar a verdade, precisa BUSCAR, CONHECER e OBEDECER.

Não há conhecimento sem a busca e esta acontece quando reservamos tempo de qualidade para lermos, estudarmos e meditarmos na Palavra de Deus. Sim, ao contrário do que é falado hoje em dia, o conhecimento da Palavra de Deus é essencial, sim, para que não ocorra conosco o que aconteceu com Israel nos tempos de Oséias:

“O meu povo está sendo destruído, pois lhe falta o conhecimento.” – Oseías 9:6

Depois de buscar conhecer a vontade de Deus, Esdras colocou no seu coração a necessidade de cumprir a lei de Deus. Não existe verdadeira espiritualidade sem que conheçamos a Palavra e, em seguida, utilizemos o poder do Espírito Santo para obedecê-la, isto é, aplicá-la em nossa vida. Todos os dias há áreas em nós que precisam ser mudadas pela Palavra, pois a Palavra de Deus é como um espelho que mostra nossas imperfeições espirituais que precisam ser corrigidas (Tiago 1:22-25).

Não tem como Deus abençoar o rebelde, aquele que faz do seu jeito, que pode até dizer que ama a Deus, mas na prática não ama, pois vive em desobediência.

“Jesus respondeu: — Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras. E a palavra que vocês estão ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.”, João 14.23-24

Transformados pela Palavra, podemos, então, ensinar ao próximo

Depois de buscar, entender e aplicar na sua própria vida, Esdras estava pronto para ensinar o povo de Israel a lei de Deus. Não é por menos que Jesus nos diz nos evangelhos:

“Jesus lhes contou também uma parábola: — Será que um cego pode guiar outro cego? Não é fato que ambos cairão num buraco?”- Lucas 6:39 

Após conhecer e praticar Esdras estava pronto para ensinar. Hoje, infelizmente, muitos estão caindo no erro porque estão se deixando guiar por cegos, pessoas que não conhecem a Palavra de Deus ou, conhecendo-a, ensinam as suas ideias e não a vontade dele. Sei que serei mal compreendido, mas a maioria dos chamados programas religiosos na TV estão ensinando mentiras ou meias verdades e há irmãos deixando-se alimentar dessas mentiras, ao invés de procurarem buscar o conhecimento de Deus diretamente da fonte, a Palavra do Senhor.

Eis a razão da boa mão de Deus estar com Esdras. Se queremos ser abençoados por Deus precisamos viver em obediência prática e diária da Palavra. É buscar conhecer, primeiro, depois praticar e, finalmente, ensinar a todos que de nós se aproximar sedentos da Palavra do Senhor.

DEBAIXO DAS MÃOS DE DEUS POR 365 DIAS EM 2021

Queremos ser abençoados por Deus como foi Esdras? O segredo é viver todos os dias do novo ano buscando conhecer a Palavra de Deus, em seguida aplicando na própria vida e depois ensinando tanto aos perdidos como aos salvos na missão de evangelizar e depois edificar os irmãos na fé.

Aliás, Deus tem uma alegria em especial quando nos vê, como Ele, desejososos de salvar e buscar o que não conhece o evangelho de Jesus.

“Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor  Jesus. A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor.”, Atos 11:20-21

Quero finalizar desejando que a alegria que o salmista tinha em buscar a vontade de Deus esteja presente em nós por todos os dias deste novo ano.

“Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido.” – Salmos 1:2-3

Queremos estar debaixo das mãos de Deus, protegidos e guiados por Ele? Comecemos fazendo um propósito de todos os dias buscarmos a vontade de Deus em sua Palavra escrita.

Feliz Ano Todo debaixo da boa e bondosa mão de Deus e na obediência à Palavra dele.